sábado, 1 de março de 2014

cotidiano



Helgen - Fim de semana








Coisa boa é quando chega o fim de semana não é? Poder dormir um pouco mais, acordar devagar, tomar um bom café da manhã estar em casa com a família...não tem preço eu adoro.

O meu fim de semana será bem ocupado, tenho muito o que fazer "indoors", mas pretendo sair para uma caminhada também, afinal nada como ar puro mesmo que lá fora esteja um pouco nublado e húmido, faz bem para a mente  um passeio.

Enquanto isso, lá na terrinha é dia de muita folia , é carnaval. Eu particularmente nunca fui fã, nunca participei, carnaval sempre foi um feriado bom para  fugir de São Paulo, descansar. Mas milhares de pessoas amam esta época....fazer o que né....quando eu ainda morava em Rio das Ostras -RJ, era um suplício porque a cidade pequena ficava lotada e muito suja, era muito trânsito, gente que bebia além da conta, enfim um quadro que todo brasileiro sabe como é...há quem chame de diversão, mas cada um responde por si.

O meu carnaval a minha folia aqui será de muita arrumação de casa, organização dos estudos e planos para o próximo mês.


Então bom fim de semana, faça o que te faz feliz, já é um bom começo. :)))


bjs 

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Dia à Dia



Pagando promessa na terra da rainha...
ops contas!!!!






Eu já disse que moro em uma cidade pequena e que a cidade mais próxima (que também) não é muito grande fica a aproximadamente 40km.

Quanto as formas de pagar as contas existem algumas opções:

- Pagar em uma banca de revista que também é lotérica e vende miudezas, só que  paga-se  uma taxa.

-  Pagar via internete

Eu sempre pago via internete porque acho ótimo, cômodo, rápido etc...mas o problema surge quando  você tem duas contas e falta dinheiro na outra e precisa fazer um depósito.






No banco que temos conta aqui o Swedbank você não pode fazer depóstio diretamente com eles por isso praticamente não há filas, coisa boa né? só que me pergunto a utilidade desse banco... A opção é ir em uma caixa automática, até aí tudo bem todo mundo sabe como funciona.  Acontece que durante a semana você só pode depositar no maximo em sua conta através desse sistema 10.000 SEK ( coroas suecas o equivaletne a pouco mais de  R$  3.000,00).

Se suas contas não ultrapassarem a este valor e se você recebe o seu dinheiro apenas em uma conta, não há o que reclamar, mas se for o oposto, você não consegue fazer nada, porque o sistema não permite.

Então o jeito é esperar os 7 dias passarem e voltar novamente, claro que você não perde tempo são só 40km para ir e mais 40km para voltar, mais a gasolina, etc...etc..etc....

É curioso como as coisas funcionam às vezes, parece até que estamos inventando.

Ainda bem que amanhã é sábado...


bjsss   :))))


Compartilhando



Hemövningar ( exercício de casa , homework)



Eu machuquei meu braço esquerdo e fiquei sem poder mexer por umas 3 semanas, daí depois que melhorei comecei a fazer fisioterapia aqui no posto de saúde.

A minha fisioterapeuta é muito gente boa e tem me ajudado muito, estou quase 100%.

Então hoje teve "hemövningar" tenho que fazer 10 de cada exercício 1 vez por dia. Ela também me deu essa faixa de borracha rosa e me ensinou a fazer todos os exercícios em casa.

para fortalecer o braço machucado



e tinha que ser rosa né?? :)





Essas três semanas que sofri com dores pude ver o quanto é importante tudo estar funcionando em nosso corpo, o simples fato de poder pentear, amarrar meu cabelo, vestir-me sem ajuda, poder dormir normalmente já é uma grande vitória.

Tiro  o chapéu para quem consegue superar e dar a volta por cima, quando sofre alguma perda irreversível dando um novo sentido para a vida.

Vamos valorizar e sermos gratos porque temos saúde e tudo funcionando no seu devido lugar.

:))) bjs


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014


God Morgon!!! Bom dia!!!






                  "As grandes coisas podem ser reveladas através de pequenos indícios". (Sigmund Freud)


Maria, Maria e os ups and downs

...." Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria
...

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida "

Hoje fiquei pensando nessa letra dessa música de Milton Nascimento, tanto a letra como a melodia são ambas maravilhosas, sem falar da voz dele que é de outro mundo.  

Mas o que me fez refletir é outra coisa, é só um desabafo, na verdade não quero dar lição de moral, nem mudar o mundo porque isso dá muito trabalho e sabe aquela frase clichê que diz, se você quer que as pessoas mudem, a mudança tem que começar por você? Pois, tenho me esforçado para ser um ser humano melhor a cada dia, é difícil para todo mundo pois temos nossos ups and downs..mas temos que ir praticando..

O fato é que ando cansada desse mundo ( quem sabe você também), gente, é tanta notícia desagradável de tudo que é lado, é tanto preconceito racial e de outros tipos a intensidade de um para o outro pode variar, vai depender de quem sofre para o dizer. Às vezes é  porque você é gorda, nasceu no nordeste, no leste europeu, é árabe, é estrangeiro, é pobre, pega ônibus, fala alto, tem cabelo crespo, tá ficando velha e isso é quase um crime, ou porque você mora fora e não quer se misturar com outros estrangeiros, porque você se sente parte de um grupo seleto... a lista é imensa e vai longe. 

Esses dias li num post de uma amiga que uma atriz famosa lá na Austrália cometeu o suicídio e tava todo mundo sem entender como que isso foi acontecer. Acontece que vivemos em um mundo mal, as pessoas cobram indiretamente muito uma das outras e nesse meio artístico ainda é pior porque tem o problema do status de celebridade. Essa atriz era linda, loira, participava daquele programa tipo "American Next  Model", tinha uma vida invejável aos olhos de muitos, mas ela na verdade não estava bem e a sua vida não era o que aparentava ser,  passava por problemas familiares, econômicos e outros mais que só Deus sabe, e ninguém percebeu, ninguém ajudou, enfim, não suportou. Não estou dizendo que ela se suicidou por causa de preconceito, obviamente que não, mas penso sim nesse tipo de vida que a sociedade moderna vem desenhando ao longo dos anos. Quantos de nós iremos aguentar o sofrimento solitário?

Que mundo é esse que não podemos ser nós mesmos sob pena de não sermos aceitos no grupo, então a pessoa tem que passar fome, virar anorexa, alisar os cabelos, tingir de louro, ter olho ou lente de contato  azul, fazer lipo, colcoar silicone, ter uma profissão que dê status, ganhar muito dinheiro, aguentar gente falsa, enfim, viver uma vida de comercial de margarina que não é sua, que não foi a que escolheu.

A condição humana e triste...e assim me socorro da letra da música..."é preciso ter força, é preciso ter raça é preciso ter gana  sempre".

Vou dormir, já falei muito hoje ...

Beijos

:)))







quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014



Hoje também foi dia de prova...


esse e o livro que estudamos  são 9 capítulos, 289 páginas...


Hoje tivemos mais uma prova de sueco, como falei anteriormente, a cada capítulo estudado do livro, fazemos uma prova e quando fizermos todo os capítulos e atingirmos uma média de 70%, então concluimos essa etapa. 

Isso é assim agora porque houve um encontro de professores de sueco em Götemborg para traçarem as novas diretrizes e foi dito, segundo a minha professora, que grande parte dos imigrantes que estudam sueco, apenas fazem o SFI  que é um curso de introdução ao sueco e as provas são nacionais, são enviadas pelo  órgão competente de educação daqui. 

Já os alunos que continuam seus estudos e vão para o SAS que é o Sueco como segunda língua, nível (antigo ginásio no Brasil), neste caso, não será enviado pelo órgão competente as provas nacionais, pois não há um número expressivo de estudantes matriculados nesse nível. Ficará ao encargo de cada escola realizar a avaliação dos estudantes. Bem como aos alunos que prosseguem no Sueco I e II ( mudou o nome desse último nível mas é o equivalente para se ter uma ideia,   ao português do  2o. grau).

Sendo assim, na minha escola ficou definido que faremos provas por capítulos e que também teremos que ler dois livros, mas estes livros não podem ser de leitura fácil o chamado "lätt svenska". Depois fazemos uma apresentação oral e respondemos as perguntas feitas pelos colegas de classe.

Esse livro " Cinco dias em Paris" ( que não é muito meu estilo) eu comprei de segunda mão  num brechó de livros da bibliteca da "Casa do Povo"  que fechou aqui perto, aliás queria comrpar todos...agora ele me serve de material de estudo. Semana que vem apresento.

Na minha realidade atual não posso reclamar dessa forma de avaliação que não é muito rígida e que de certa forma me ajuda a ir para frente, porque se dedicando qualquer um passa. Entretanto, as coisas não são simples assim, não é suficiente, pois para você trabalhar aqui e mesmo considerando que quase todo mundo fala inglês e que inglês no meu caso, já não é um problema vejo que principalmente na área que quero trabalhar eu tenho que falar muito, super bem, aliás, não só falar, como escrever e entender o que se diz. Por isso, esse curso serve apenas como um início da jornada  o aperfeiçoamento virá com o tempo dedicado, o esforço pessoal que diga-se de passagem terá que ser no modo  "com muita vontade".


Meu dicionário, companheiro inseparável de todoas as horas, vive na minha bolsa e é um tijolo...mas não largo dele..os nossos dicionários de português não são  bons, pelo menos ainda não achei um que seja melhor que este.


Daí que cada pessoa tem que reavaliar seu desempenho, seus objetivos e correr atrás do que quer porque nada, absolutamente nada,  cairá do céu. Você tem que fazer o seu caminho e aproveitar as oportunidades que surgirem, sempre tentando ter uma carta a mais no bolso o que no nosso caso será aprimorar sempre o conhecimento, na esperança que esse nos traga bons frutos muito rapidamente. 







Indo ao posto de saúde...



foto: hangsna


Aqui onde moro como já disse é uma comunidade muito pequena tem apenas segundo os dados de 2012 5.343 habitantes.

O hospital mais próximo fica mais ou menos 40km de distância, o que temos aqui é o posto de saúde que chama vårdcentral, é como se fosse também uma clínica pequena, com um médico que segundo entendi é um clínico geral  e você passa por este e se for necessário ele ti encaminha para algum especialista. O posto funciona de segunda-feira à sexta-feira, ou seja, se você ficar doente no fim de semana terá que viajar para ser atendido.

Para se conseguir uma consulta temos que primeiro ligar daí uma secretária eletrônica responde que nos ligará novamente em x minutos e então temos que dizer o que se passa daí a pessoa dirá se podemos nos deslocar até ao posto ou não. Aqui não tem aquelas filas gigantes que estamos acostumados a ver porque as pessoas são logo por telefone admitidas para uma consulta ou não. 

Você pode achar que seu caso é grave, que você merece atendimento urgente, que você está "morrendo", não adianta, você tem que telefonar. 

Na minha experiência, quando eu precisei por duas vezes usar este serviço, foi até que mais ou menos porque não era algo grave, a primeira vez eu precisava de receita para a compra de remédios e já na segunda vez uma semana atrás, fui atendida prontamente, e o médico que me atendeu estava com um residente que por sua vez era espanhol e falava português e achei que o tratamento foi  + ou - , ele me receitou um remédio que  serve para quase tudo nessa vida e depois de mais alguns dias de  dores eu fui melhorando. 

Depois o meu filho ficou doente e mais uma vez recorremos ao posto, lá fizeram um teste de sangue para tentar ver o que se passava, depois  nos foi dito que era uma virose, o médico receitou uma espécie de paracetamol efervecente e um xarope e nos mandou para casa...no fim de semana o filho não melhorava e ligo pro hospital para ver se havia algum remédio para cessar o vômito...a médica que me atendeu no telefone disse que não há remédio para vômito, que como a febre também não era de 41 graus que não havia perigo, que parasse de tomar então o remédio prescrito pelo outro médico.

Acostumados que estamos em São Paulo e digo mesmo quando morei em Coimbra, Portugal a irmos até o pronto socorro quando estamos mal e recebermos pelo menos uma injeção ou um soro em alguns casos, fiquei realmente desanimada com esse sistema, a pessoa é praticamente obrigada a sofrer em casa, calada porque depende de uma receita médica para ir comprar um medicamento numa farmácia porque sem receita não se compra nada e fica aquela sensação de que o seu caso não é de morte então não venha nos encher a paciência que temos mais o que fazer. Só quem esta passando mal por dias sabe o desconforto que é.

Mas isso foi o que aconteceu comigo e não posso julgar que em todo canto seja igual (embora já tenha lido o desabafo de algumas pessoas que tiveram que ir ao médico aqui) , sabemos que a saúde em geral seja no Brasil ou aqui, atravessa por dificuldades, mas eu "imaginava"  que na Suécia  fosse melhor, aliás, sempre temos aquela pré concepção de que todo país desenvolvido é perfeito, que tudo funciona com eficácia, pois é, nem tudo que parece é.

Vejo que o melhor que se tem a fazer é  realmente cuidar muito bem da saúde e evitar  o máximo possível ter que ir ao médico, torcer para não ficar doente e se ficar, bom, tem que ter muita paciência e ser resistente.








terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


Era para eu ter vindo aqui antes, mas não apareci e este post é uma mistura..
Loide Branco



sol e céu azul...lindo


Mas a vida tem estado corrida  e acabo por negligenciar este meu cantinho, vamos ver se mudo isso de agora em diante.. :)))

Hoje tem sol e céu azul  lá fora, a neve derreteu e tenho a sensação de quase primavera, não é lindo?às vezes não valorizamos, mas quem mora aqui na Escandinávia sabe que sol e tempo bom é artigo de luxo...

Continuo amando esse lugar apesar que às vezes sinto vontade de pegar minha bolsinha e ir embora. Acredito que cada brasileiro que mora por aqui, tem uma experiência diferente, uns com mais sucesso outros.... encontram outros caminhos.

Eu já estou aqui a exatamente 2 anos e 4 meses  posso dizer que tive progresso na língua, embora ainda não me considere muito fluente devido a dificuldade de entender certas pessoas, claro que me viro bem com meu sueco, faço tudo e quando aperta eu pulo para o inglês daí tudo se resolve, mas tento sempre o sueco primeiro que é pra forçar mesmo a falar, e tenho encontrado pessoas com paciência outras nem tanto, mas aprender um língua nova é mesmo uma grande aventura porque cada pessoa tem seu tempo, assimila de uma forma. Principalmente, vai muito do esforço pessoal e do objetivo que se quer conquistar.

Estou agora prestes a acabar o SAS não digo que é difícil, porque requer muita leitura, palavras novas, um pouco de gramática, enfim, com esforço qualquer um chega lá, no SFI eu tinha aula todo dia, no SAS vou só dois dias e são basicamente 2 horas na terça-feira e 1 na quarta-feira, o resto é  estudo feito em casa mesmo. A cada capítulo temos uma prova e temos que passar porque tudo conta. Temos também que ler dois livros e fazer um trabalho escrito e oral, achei ótimo.

É muito gratificante conseguir ler em sueco agora, claro que existe muitas palavras que não conheço mas aos poucos vamos lendo uma meia página, outras vezes uma inteira sem o uso do dicionário  o que nos faz sentir que estamos evoluindo.

Eu retomei meu mestrado em Coimbra porque devido a burocracia daqui (grrrr...talvez um dia eu tenha paciência de contar) tive que repensar  o meu tempo e o que é melhor para mim de forma que estou atolada de coisas para estudar e fazer ...mas feliz porque amo o mundo acadêmico e principalmente os livros. 

Meus vizinhos suecos são ótimo, como estive doente por 3 semanas ela veio me trazer um vaso de flores, achei muito legal, nos convidou para almoçar na casa dela no domingo e ainda ganhei muitos bolinhos de canela, que me fez lembrar aquelas fatias húngaras deliciosas... então algumas pessoas falam que sueco é isso e aquilo, eu também acho que são, mas também acho que brasileiro, inglês, americano,, francês, etc...também tem o seu jeito de aceitar ou não as pessoas... eu por exemplo morei a vida toda em São Paulo e uma coisa difícil em SP é fazer boas amizades, mas enfim, só para dizer que nós temos que tentar fazer nossa parte e viver bem com quem vive ao nosso redor, depois vemos no que se transforma.


os bolinhos de canela..."kanelbullar"


Vou ficando hoje por aqui, depois volto...bjs e boa semana

:-)))