terça-feira, 16 de outubro de 2012

caracteristicas dos suecos

Curiosidades - entendendo o modo de ser sueco
Parte III - o que caracteriza a mentalidade sueca?






Esse artigo foi escrito por uma sueca então não sou eu quem diz tais coisas, mas achei interessante e se quiser ler em inglês basta ir no link abaixo. 
Alguns pontos são positivos como o ouvir mais e falar menos, evitar confrontos, a igualdade entre os gêneros, a segurança que tem em seu sistema etc.. mas também há pontos negativos...

Esse negócio de você ter que "acionar um botão" dentro de você toda vez que tiver diante de um sueco para não dar uma gafe, falar um "oi", ou simplesmente olhar porque achamos bonito, diferente mas sem maldades e com discrição,  ser simpático, essa coisa que nós brasileiros temos de sermos espontâneos (claro que na devida medida diga-se pois eu detesto gente mal educada e quem me conhece sabe do que estou falando), é difícil se adequar a este modo de ser, mas perfeitamente compreensível pois cada povo tem seu jeito peculiar e nós se vivemos aqui tamém temos que entender sem perdermos contudo as nossas características pessoais que fazem de nós o que somos mas sem sermos petulantes ao querer que mudem algo enraizado. 

Aí vai a minha versão tupiniquim..


"Na Suécia  existe um provérbio que todo sueco conhece muito bem "talking is silver, silence is gold"  algo como: "mais vale o silêncio que a mera tagarelice" e eles entendem que é educado  ouvir pois demonstra respeito.  Não gostam de interromper  quem está a falar e tambén é verdade que provavelmente de forma insconsciente procurem o consenso numa conversa embora possam ser contra algumas das coisas ditas pela outra pessoa ; evitam o confronto com estranhos. Eu posso entender que conversar com alguém que só concorda e diz sim não é bem uma conversa. Para dois suecos entretanto, isso não é um problema, simplesmente esperam a vez de falar e também entendem a mensagem implícita no silêncio  do outro que esta pessoa não concordou.


São muito reservados e adoram que os "deixem em paz" possuem uma zona privada que é invisível  aos assuntos alheios  e se alguém estranho pisa na linha invisivel sem necessidade e torna-se muito íntimo  sentem-se desconfortáveis e realmente ameaçados. Isso não se aplica quando o espaço é limitado porque aí tudo bem pisar na linha invisívela. Na companhia de estranhos a maioria  não se sente inclinado a falar e talvez por isso sejam considerados socialmente fechados.

Existem algumas leis não escritas que se aplicam a isso ou aquilo que você deverá  saber se você esta indo para a Suécia.
- Não olhe diretamente para outra pessoa em um elevador ou no metrô. Tudo bem olhar para qualquer outra coisa: muitas pessoas olham para seus sapatos ou lêem os comerciais afixados na parede. Isso é mais importante se você tem que ficar junto a alguém numa zona restrita. Olhar diretamente para uma pessoa próxima é considerado um atrevimento, rude, sugerindo uma atitude agressiva ou  sexual de sua parte.
- Não diga "oi" a um estranho a menos que você tenha uma boa razão ou se o fizer, fale sobre o tempo ou que o ônibus está atrasado ou algo parecido. Os suecos normalmente não começam uma conversa com estranhos e não divagam sobre isso ou aquilo com pessoas que não conhecem.
- Não se sente perto de um sueco no ônibus, teatro ou metrô se houver outros lugares disponíveis se o fizer o sueco se sentirá desconfortável e começam a desconfiar e estará certo que você irá fazer algo de ruim. É a zona privada novamente.
- Aprenda a ficar na fila propriamente! Os suecos são mestres em ficar numa fila e esperam por sua vez com uma grande paciência. Não tente apertar ou ficar muito próximo da pessoa a sua frente. Se você o fizer você estará estabelecendo um contato corporal indesejável e você obterá um olhar raivoso e o sueco tentará se afastar mas mesmo assim ainda irá guardar seu lugar na fila. Lembre-se que são pacientes.

Mais fatos sobre a Suécia

Capital
Stockholm
Moeda
Swedish Krona SEK
População
9,4 million
Forma de Governo
Monarquia Constitucional, Parlamentar democrática
Parlamento
o parlamento tem 349 lugares
Dia Nacional
6 Junho
Area
174,000 m2
Ponto mais alto
Kebnekaise


Demonstração de Sentimentos

Os suecos não demonstram seus sentimentos na frente de estranhos se puder ser evitado. Se por alguma razão não gostarem de alguém demonstram a sua antipatia simplesmente evitando a pessoa, ou não cumprimentam com o "oi ", olham para baixo ou simplesmente evitam encontrar aquela pessoa. Mas sendo você aquela pessoa, nunca saberá o por quê, pois nunca haverá uma explicação ou um confronto a menos que você consiga deixar o sueco com muita raiva.
Mostrar agressão num grupo de suecos é um taboo. Fazer cenas em público esta completamente fora de questão.Você deve saber se comportar e se segurar ou será lembrado como um homem ou mulher descontrolado.
Não choram em público ou se o fizerem tentam parar de chorar ou  escondem. Chorar é um sinal de fraqueza ou de que não conseguem se controlar. Rir em público é ok e é muito comum. Não sei dizer se os suecos riem mais que pessoas de outras nacionalidades. Não são muito bons em mostrar sentimentos calorosos para pessoas que não conhecem muito bem. Demonstram seus sentimentos apenas na companhia de familiares ou amigos.

Não temos problemas em falar sobre os sentimentos ou sobre sexo em público, as discussões sobre sentimentos ou sexo; neste caso são bem mente aberta e demora muito para deixar um sueco embarassado. 
Acreditam que a sociedade que vivem deverá prover a sua  segurança.  Isso poderá ser visto como que dependemos  e que obedecemos cegamente o governo. Mas vejo mais como que temos confiança em algo que funciona. Nosso respeito pelas autoridades não será por medo por alguém que decide sobre nós é mais um sentimento enraizado numa experiência num acordo coletivo que fizemos com a comunidade. A democracia é muito importante na Suécia e profundamente enraizada.
Esporadicamente entramos em contato com nossos parentes. Comparados com outras nações tem um contato mais esporádico com parentes ao que muitos imigrantes interpretam como falta de calor.
Feminismo e Igualdade. O feminismo é forte na Suécia e a igualdade anda ao mesmo passo. Alguns discutem que a igualdade tem ido um pouco longe demais e que se homens e mulheres se tornarem muito iguais irá matar o erotismo entre os gêneros.
A lei de Jante é uma ficção.formada pelo escritor norueguês Aksel Sandemose que viveu na Dinamarca e  que teve um grande impacto na Suécia embora hoje em dia essa lei não inscrita tenha perdido a sua importância drasticamente. Alguns dizem ser uma espécie de ruína para a Suécia e que em vez da Lei de Jante teremos uma mentalidade que dirá olhe para si e não se importe com os outros o que é o oposto da Lei de Jante. Mas esta lei tem sido muito negativa e pressionou as pessoas fazendo-os acreditar que não são boas em nada. De qualquer forma a Lei de Jante está muito fraca agora mas ainda tem influência no estilo de vida sueco de hoje e tem sido a base para a limitação dos suecos.
Aí está um pouco dos suecos. Pessoalmente eu gosto do jeito educado do povo sueco de não procurar confronto se não for necessário, o ponto de vista da igualdade e a grande preocupação pelos outros. estamos em defasagem é da habilidade de demonstrar sentimentos e nossos corações cheios de calor de forma menos complicada".

(fontehttp://thougtforce.hubpages.com/hub/)

Um comentário:

  1. Aqui no interior até que é mais comum alguns desconhecidos dizerem "Hej" e vez ou outra alguns até puxam um papinho e fico sempre surpresa!
    O problema dos ônibus é que mesmo as vezes naqueles horários que nós sabemos que vai ficar cheio eles insistem em colocar as bolsas do lado e alguns inclusive se negam a retirar! Essa é uma das coisas que não gosto aqui! hehe,

    ResponderExcluir