quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Profissão-Mulher-Carreira-Família

Mulheres no destaque
by Loide Branco




Todos os dias quando procuramos notícias sobre o Brasil, quase sempre são repetições do que já lemos a muitos anos, violência, crime, corrupção, tudo aquilo que você não quer ler...o que é bom, bonito, inspirador, fica lá no final da coluna, em um pequeno artigo, com uma foto pequenina quase passa despercebido. 

É impressionante como o ser humano não muda, falamos mal do Imperador Romano Nero do "pão e circo" mas a verdade é que a nossa civilização mudou pouco de lá para cá...

E temos ainda o péssimo hábito de criticar quem está fazendo algo de bom, que de certa forma muda vidas e condições. Pense no exemplo dessa  mulher Pricila Azevedo que é PM - Major, trabalha no Rio de Janeiro, na favela, exposta a tudo e todos, quantas de nós teríamos a coragem de "encarar" uma favela do Rio de Janeiro?? pois bem, somos poucos, mas ela está lá no dia à dia, em um ambiente hostil, numa profissão que era predominantemente masculina,  participando da comunidade ao mesmo tempo,  com  tato e firmeza mantendo um ambiente mais tranquilo.

Vamos valorizar mais o que de bom é feito, parar de ficar achando motivos "escondidos" em toda e qualquer ação positiva e deixar para as pequenas notas de roda pé aquilo que a sociedade tem de pior e que nunca irá mudar.
Leia um pouco sobre o trabalho da  Major Pricila Azevedo e inspire-se!

Um dia feliz!!!!!! :-)))))))




Pricila Azevedo

revista você S/A - redação André Viana, Fabio Schivartche, Barbara Soalheiro /  03/11/2011
Está à frente dos 115 policiais que pacificaram o morro Santa Marta, no Rio

Ela usa uma pistola prateada calibre .40 no coldre. Mas sua melhor arma é a conversa. "As mulheres têm mais tato que os homens. E isso ajuda a mediar conflitos", diz Pricila Azevedo, major da PM do Rio de Janeiro, que participa desde o início, em dezembro de 2008, do projeto das unidades de pacificação dos morros cariocas, as UPPs.

 No Santa Marta, onde moram 8 000 pessoas, não houve mais nenhum caso de homicídio nos últimos dois anos, afirma Pricila. Chefiando 111 homens e quatro mulheres, ela tem conseguido mudar a imagem da corporação entre os moradores do morro. "Antes, a PM era vista como inimiga e os bandidos, a referência. Aos poucos vamos conquistando respeito." A major caminha diariamente entre as vielas do morro para ouvir as necessidades dos moradores.

Joga bola com a criançada, vai às reuniões da comunidade e até participa das campanhas de vacinação. Em fevereiro, Pricila foi promovida a coordenadora-geral das UPPs do Rio - a primeira mulher a ocupar a função. Aos 33 anos, solteira, ela agora busca resgatar a feminilidade que o trabalho árduo relegou ao segundo plano. "Até estou indo ao salão de beleza, fazendo hidratação no cabelo e unha", comemora, do alto do castelo de cimento que a UPP cravou no topo do morro, com uma bela vista para o Cristo Redentor.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cotidiano na Suécia

Cotidiano na Suécia - "Nix, Nivis" - Neve
by Loide Branco


Ontem quando saímos para ir ao centro resolver pequenas coisas, estava muito frio mas nos apetrechamos e fomos...depois veio a chuva que não parava, junto com o vento forte que não dava para usar a sombrinha (o chapéu em Portugal)...resolvemos tudo muito rápido porque às 15:30h já era "noite".... quando estávamos chegando em casa, vimos que tinha caído um pouco de neve, que estava derretida junto com a areia virou lama mas logo passou, parou de chover e ficou só o frio de 1.6 graus  e o vento..

Essa manhã, acordei com o som  de trovões e quando olhei pela janela, estava de repente tudo branco, a neve chegou por essas bandas e nossa rua ficou branquinha e claro que fui tirar fotos porque embora já tenha visto neve várias vezes esta é a primeira neve de dezembro...e é sempre um fenômeno encantador...

Segundo a wikipedia "A neve (do latim nix, nivis) é um fenômeno meteorológico que consiste na queda leve, moderada ou forte de cristais de gelo. Cada cristal de gelo é uma precipitação de uma forma cristalina de água congelada". 


a nossa rua ficou assim

floquinhos em formato de bolinhas

tadinha da planta..

no quintal

veio até a porta

vista de cima...

vista de cima

hora de deixar a pá por perto 

essa tem rodinha :-)

Bom dia!!! :-)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Coisas que gosto

Coisas que gosto.... trabalho artesanal!!!!!
by Loide Branco






Eu estava olhando o site de moda e as sugestões de algumas celebridades para o natal que a minha amiga Izabela me mandou e deparei com essas lâmpadas, tive que entrar para ver melhor. Há alguns anos atrás estive no Museu do Vidro em Portugal se não me engano em Marinha Grande.. e pude ver como é feito esse trabalho artesanal que requer fôlego e com certeza muita habilidade e criatividade.


Essas lâmpadas são lindas e delicadas, o estilo vintage, as cores o design, tudo feito   artesanalmente "hand-blown" pela designer Esther Patterson. Quer ver a técnica e outras coisas mais? vai lá no site é o www.curiousandcuriousa.co.uk. Eu adorei e quem sabe um dia possa ter pelo menos uma em um lugar especial... :-)


imagens site curiousandcuriousa

imagens site curiousandcuriousa

imagens site curiousandcuriousa

imagens site curiousandcuriousa

imagens site curiousandcuriousa

imagens site curiousandcuriousa

Um dia iluminado !!!! :-))))) bjss

domingo, 4 de dezembro de 2011

Cultura - Natal na Suécia II



Natal Na Suécia II
by Loide Branco




Hoje é o segundo Domingo do Advento, dia de se ascender a segunda vela que conforme o post anterior a primeira significa "expectativa", a segunda "preparação"...pois eu comecei os preparatórios aqui em casa, e aos poucos estou montando, consegui finalmente achar as velas numa lojinha lá no centro, parecia uma loja do Chinês, mas era sueca mesmo...


Dentro de casa, temos um suporte em cada janela, e nele costumam-se colocar  por exemplo um abajur, vasos de flores, mas agora para o Natal, colocamos esses candelabros, eles tem essa forma de árvore e possui as mais diversas formas, alguns são com a cor tradicional vermelha, optei pelo branco e escolhi dois tipos. À noite ou a tardinha, quando fica escuro, ligamos e dá uma sensação de tranquilidade, aconchego. Quando passamos pelas ruas daqui, não sei se é porque aqui é interior e não temos luz nas ruas, todas as casas tem suas janelas iluminadas e o efeito é bem bonito. Ainda  não acabei a minha decoração com as luzes, falta muito mas vou colocando aos poucos..
Achei essa bola de natal linda, um anjo...em breve vai para a minha árvore..
Esse é o outro candelabro que falei, ficou no meio, falta ainda  a estrela e mais algumas coisinhas...diz a tradição que  "as luzes na janela servem para iluminar o caminho das pessoas que estão indo para a igreja..." não sei se é isso mesmo mas..


Tomei conhecimento dessas "pepparkakor" quando estive na Noruega no Natal de 2002 , foi amor a primeira vista,  com sabor de canela e gengibre, crocantes e também diferente formatos, são deliciosas, elas vem com esse furinho, você pode colocar uma fitinha vermelha, enfeitá-las, também poderá prepará-las em casa, a criançada adora...ouvir dizer também que "diz" a tradição que devemos fazer um pedido e dar um murro no pepparkakor se quebrar em três nosso pedido será realizado....:-)))) e Dá-lhe murro!!



Nessas pequenas xícaras bebemos o "glögg" que é feito com especiarias e servido quente, poderá conter ou não álcool e acompanha castanhas diversas, ainda não fiz o meu, mas no próximo post trago a receita dessa bebida que é tradicional na Escandinávia. Nos faz lembrar o nosso "quentão" da Festa Junina.



 Conforme o post anterior que falei sobre o significado do Advento , resolvi montar do meu jeito as velas do Advento coloquei uma coroa natural, a Bíblia e as velas ao redor, talvez ainda faça alguma modificação.. já viram que a primeira vela, que significa a "expectativa", esta já foi acesa (atrasada) durante a semana, sem esquecer claro de ler a Bíblia Sagrada e fazer também uma oração...hoje é o segundo Domingo do Advento, portanto a segunda vela será acesa no hora da refeição e significa a "preparação" obviamente que poderá existir diversas outras explicações, mas fiquei com esta que li no texto..


Um Domingo de paz e felicidade a todos!!!! :-)