sexta-feira, 20 de julho de 2012




Clareza na comunicação

Loide Branco


Lendo os vários artigos da Revista Você S/A encontro sempre algo interessante e quero sempre pegar tudo mas hoje, resolvi "copiar" este artigo aqui para nos inspirar e que é de uma pessoa competente na matéria e nada como escutar de quem sabe muito,  e adicionar em nossa vida aquilo que é bom.


Quer ser um líder??? Cuidado com os "subterfúgios, opacidades e meandros linguísticos"  estes são enganadores, fáceis de confundir pois projetam uma  falsa imagem. Quantas vezes escutei pessoas que tem realmente o poder no uso das palavras mas que no fundo, em termos práticos não sabe é de nada, o famoso papo furado. Você também já deve ter conhecido alguém assim, que quer impressionar, mostrar que sabe muito, só que a realidade e o dia à dia acaba por desvendar o real e a pessoa ora articulada perde a credibilidade e às vezes até o emprego. Por isso devemos  fazer uma auto avaliação e sermos coerentes naquilo que realmente queremos transmitir principalmente em nosso local de trabalho.


Quer dizer a sua verdade? quer mostrar o que pensa quer discutir alguma coisa? olha essa dica valiosa: "Não trabalhe na penumbra, seja transparente sem ser grosso" . Seja claro para que os outros sejam sejam com você também. Adorei! 

Gostei da história do "copo com líquido pela metade" ver o lado bom sem deixar de ter um espírito crítico importantíssimo! O ser otimista nos deixa leve e dispostos sem aquela nuvem carregada e amarga pairando todo o tempo. Quem gosta de pelo menos ficar perto de quem só reclama da vida, da famosa vítima que atribui sempre a culpa "aos outros"? 

Bom chega de conversa, o melhor é ler o artigo que nos abre mais uma janela, uma possibilidade para melhorarmos  :-)))

Se quiser também pode ir até http://vocesa.abril.com.br tem sempre alguma coisa legal por lá!


Luz acesa e copo meio cheio

Clareza na comunicação e otimismo são duas virtudes fundamentais para quem quer se tornar um líder

Luiz Carlos Cabrera (redacao.vocesa@abril.com.br)  

 - Crédito: Ilustrações: Kleber Sales
Crédito: Ilustração Kleber Sales
Clareza na comunicação e otimismo são, aparentemente, assuntos desconexos. Mas ambos são importantes e devem orientar suas atitudes e decisões. Em primeiro lugar, a clareza. Trabalhe sempre com a luz acesa. As coisas devem ser feitas e ditas às claras. Subterfúgios, opacidades e meandros linguísticos só servem para diminuir a credibilidade de quem os usa e enfraquecer sua argumentação ou processo decisório. 

Na dúvida, acenda a luz. Não trabalhe na penumbra. Seja claro sem ser descuidado, fale com franqueza sem ser rude, seja transparente sem ser grosso. Hoje, as comunicações são rápidas, curtas e frias. Usamos excessivamente SMS e e-mail, em geral escritos às pressas e sem reflexão adequada. São um convite à falta de clareza. Ao apoiar-se nos meios eletrônicos, evite ser mal interpretado. Seja objetivo, evite a superficialidade e não abra mão da transparência. 

Eu sei que você está pensando "mas e a reciprocidade?". Pois é. Ao agir com a luz acesa, você estabelece a regra do jogo, e leva o outro lado a ser claro também. O otimismo é outra importante virtude para a construção de uma carreira. É a velha imagem do copo com líquido pela metade. Ele está meio cheio ou meio vazio? Veja o lado bom, a parte cheia do copo. 

Olhar para a vida com um olhar crítico, porém otimista, consistentemente positivo, tornará suas críticas construtivas. Ter esse dom de ver o copo meio cheio faz com que o ambiente à sua volta se transforme, pois os outros param para melhor tentar entender a situação. Quem sempre vê o copo meio vazio vive se lamentando que tudo é culpa dos outros. O indivíduo pessimista acaba sendo uma pessoa sem espaço, sem ressonância entre os pares e os superiores. Também pudera! Quem só vê o lado negativo fica negativo.

É claro que não estou falando de falta de senso de realidade, da incapacidade de diagnosticar corretamente os problemas. Estou falando de postura positiva contra aquela atitude que destrói valores, que inibe o crescimento e paralisa a inovação. Experimente a combinação de agir com a luz acesa e ver o copo meio cheio. Essa é a atitude do profissional que pode ser capaz de construir equipes, fazer alianças e estruturar parcerias. 

Quem trabalha dessa maneira torna- se respeitado por seu comportamento, além de ser admirado por seus resultados. No fundo, no fundo, esses são, mesmo, dois requisitos fundamentais para quem quer se tornar um líder.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cabelos - (papo de mulher pra mulher..)
Loide Branco














Uma pergunta.....você acha mesmo que as coisas que estão fora do Brasil são melhores? Cuidado com afirmações absolutas...experimente vir cortar o cabelo aqui na Suécia...

Vou te contar...


Eu sou tipicamente brasileira de pai e mãe (Graças a Deus!!!) :-)))) e tenho aquele cabelão que teima em não querer ficar no lugar, volumoso, cacheado, o sonho de qualquer sueca!!!

Eu ensaiei, ensaiei e fui com a cara e a coragem lá em um dos salões de Halmstad, o atendimento foi tranquilo, marcamos a hora que eu viria e fiquei feliz que a cabelereira que ía me atender falava inglês então eu ía conseguir me safar.

Pois bem, no bendito dia fui e chegando ao cabelereiro eu disse que queria pintar a raiz do cabelo e que não queria de jeito nenhum ficar loira (pois tenho umas luzes que fiz em Portugal mas meu cabelo é castanho e queria manter a cor)...pois a moça que me atendeu, analisou, analisou, analisou, consultou a palheta de cores, conversou com quem mais tinha experiência e chegou a conclusão da cor...e lá fomos...encarei sem medo pois os cabelereiros daqui fazem uma boa formação profissional ...essas coisas...





Quando ela lavou meu cabelo eu "vi" que a cor tava estranha....mas resolvi esperar para "ver" quando secasse como tinha ficado...o cabelo não ficou do jeito que esperei!!!! :-(  claro que não saí com o cabelo loiro platinado, mas a raiz ficou diferente do castanho que havia.. ficou um loiro avermelhado, enferrujado, mas pra mico leão do que para Lady Gaga....EU QUERIAAAAAAA MORRERRRRRR DE ÒDIOOOO!!! E ela me perguntou Did you like it?!!!!ela disse feliz que tentou aproximar a cor com uma tonalidade das mechas que eu tenho.....( MY GOSHHHH)!!! E disse que eu poderia numa "próxima vez" deixar mais escuro se assim preferisse....

A história não acabou ainda....eu havia dito que queria fazer banho de creme, escova, aquelas coisas todas que fazemos no Brasil e em Portugal para deixar o cabelo bonito e macio....e ela disse que tava tudo no "pacote".... só que o banho de creme é aquele simples, nada de máscara..etc.etc...





A escova....ela passa um spray daqueles de proteção ao calor, pega o secador e começa a secar meu cabelo e vou só observando o cabelo aumentar de volume... aiiiiiiiiiiiii  mas espero calmamente porque agente não pode também querer que façam exatamente do jeito que estamos acostumados...daí ela pega a prancha e começa a esticar meu cabelo calmamente....eu queria sair correndo..

Desnecessário dizer que fui-me embora chateada e inconformada porque o único jeito de arrumar a cor é pintando de novo...mas não na mesma hora...pois estraga o cabelo....e o que fazer agora??? só esperando 1 mês...e ir em outro lugar ... E ainda paguei 1000 coroas o que equivale a uns 290,00 reais para ISSO...

Depois de um mês fui a outro cabeleleiro porque  não aguentava olhar aquela "cor" e daí expliquei o que havia acontecido anteriormente e que queria deixar a cor mais escura..ela pintou direito, fez a "escova" do jeito deles...e pensei comigo tou ferrada aqui neste país em relação ao meu cabelo, em todo lugar que vou é o mesmo procedimento para secar cabelo e arrumar....o problema é que as suecas tem cabelo é liso e nada volumoso, usam mousse para dar volume e pintam de loiro platinado (algumas) e para secar é muito simples....eles não sabem lidar com cabelo de brasileira ( o meu diga-se de passagem..)...

Esse cabeleleiro deixou meu cabelo um pouco melhor quanto a cor mas não gostei...



Antes de viajar para Gullspäng fui novamente ao cabeleleiro (outro) o terceiro....para ver se não estou sendo mesmo injusta....a moça pintou meu cabelo melhor que nos outros lugares....mas a escovaaaaa....Jesusss!!!! ela me perguntou ainda se eu queria mousse para volumes...pode??? tirou o 
excesso da água e pronto fiquei linda " parecia uma nuvem cheia pairando na minha cabeça...

A verdade é que não vou mais arriscar, vou tentar fazer somente aquilo que não consigo fazer que é a coloração, a escova e banhos de creme ficam por minha conta...porque sinceramente é dinheiro jogado fora e nenhuma satisfação.



Serviços outros de manicure, pedicure, depilação, minha filha, cada uma com seus problemas, do yourself!!! O negócio é aprender a se virar além do que sai muito mais barato!

Por isso sinto falta de Portugal, da minha manicure, dos cabeleleiros que "nos entendem" e também sinto falta do tratamento no Brasil...

 Por isso valorize o que você tem aí! :-)))

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sjötorp



Göta Kanal - Lyrestad, Sjötorp e Otterbäcken
Loide Branco






O verão finalmente deu as suas caras por aqui, obviamente que ainda um pouco tímido, não dá para dispensar o casaquinho de frio  à noite ou no início da manhã, mas tem feito sol sim, os dias são longos, o verde intenso, flores coloridas, jardins bonitos como os das revistas de jardinagem, enchem os olhos e a alma de beleza.

Eu já havia falado em um post anterior (no da páscoa) sobre Gullspång uma pequena cidade (se assim posso chamar...tá mais para uma pequena Vila...) enfim, depois de muito empacotar e desempacotar chegamos aqui e ainda estamos nos ajeitando, mas gosto da calma e da beleza dessa área, e o lago Vänern fica aqui pertinho e como disse anteriormente ele é extenso e nesta época do ano, os suecos, noruegueses e turistas de várias partes amantes de esportes náuticos e da natureza escolhem essa área para acampar e aproveitar as férias de verão.

Final de semana passada o nosso amigo Svein nos convidou para um passeio em seu barco pelo Göta Kanal, mas claro que não fomos todo o trajeto, ficamos aqui por perto mesmo, a partida foi em Lyrestad, depois fomos até Sjötorp e finalizamos em Otterbäcken.

Lyrestad
O tempo estava bem agradável e aproveitamos bem o passeio. Esse lugar é bem bonito para quem gosta do contato com a natureza vale a pena. Ao longo do canal podemos caminhar ou pedalar (que é um dos esportes favoritos por aqui). Se você não tiver uma bicicleta não se preocupe pois poderá alugar, existe programas para passeios por todo o canal, e se ficar cansado pode atravessar de barco (tem um que leva os ciclistas) ou também pode pernoitar em algum pequeno hotel, ou acampar mesmo. Aqui os suecos gostam mesmo é de acampar, eles tem esses trailers e há várias áreas para camping, gostam também de fazer piqueniques, trazer sua própria comida pois não é muito barato comer fora e normalmente nesses cafés não há muita opção então o melhor é já vir abastecido com lanche, bebidas e muita disposição e....repelentes porque mosquitos não faltam.

O verão por aqui onde estou é tranquilo, nada de música alta, bagunça, as pessoas estão com suas famílias, amigos, aproveitam o dia de forma simples, não vi nada parecido com o verão de Rio das Ostras (local que morei), época de verão era ao mesmo tempo bom e ruim, pois às vezes as pessoas perdem o senso, mas deixa para lá porque eu gostava (e gosto) muito daquele lugar...a verdade é que aqui tudo é diferente mesmo e gosto de tudo...(rs)


Umas das muitas fotos.....



Lyrestad



ora de partir..



companheiros...


a espera para entrar no canal



você pode ir pedalando ao longo do canal..o que é ótimo

pessoas de todas as idades fazem este caminho e quero  fazer tambem em breve

ar puro...

vista linda..







entram 4 barcos e amarramos as cordas  junto ao muro enquanto o nível da água baixa..


este canal abre em Maio  e vai até fins de Setembro...depois se quiser navegar tem que fazer outra rota..


bandeira do distrito local que é  Värmland

ta cansado? pára, senta e relaxa por aqui mesmo..



A espera que a ponte seja liberada..



isso é "heavy metal"




bucólico



Sjötorp

prontos para o passeio pelo canal..





e lá vamos de novo..



tchau Sjötorp




"descabelada" :-)))


meu comandante...rs

piloto automático ativado..


não é que os peixinhos estavam nos seguindo ao longo do lago??

prazer da liberdade..

Já em Otterbäcken

hoje ficamos por aqui... :-))))