sábado, 9 de julho de 2011

   
Hoje  
by Loide  
           O meu dia começou com rosas graças ao Jon. O cheiro suave das pétalas e o seu colorido simplesmente nos enche a alma de tranquilidade. O mesmo sentimento que tive quando li o livro o Aleph de Paulo Coelho, trouxe-me uma paz ler suas palavras e embarcar nessa viagem que é a nossa vida e começar tudo de novo, viver novas experiências, relacionar-se com as pessoas e o mundo em busca de si mesmo.
              Abaixo um pequeno trecho retirado do livro.
  "Viver é experimentar, e não ficar a pensar no sentido da vida.
É evidente que nem todas as pessoass precisam de atravessar a Ásia ou de andar pelo Caminho de Santiago. (...)
             Mas eu nasci peregrino. Mesmo quando sinto uma imensa preguiça, ou saudades de casa, depois de dar o primeiro passo, sou arrebatado pelo sentido da viagem.
              Na estação de Yaroslavl, ao caminhar em direcção à plataforma 5, dou-me conta de que jamais poderei chegar aonde quero se ficar sempre no mesmo sítio. Só consigo conversar com a minha alma quando estamos nos desertos, nas cidades, nas montanhas, nas estradas."  (O Aleph de Paulo Coelho)

             

Vida de Estudante de Coimbra I

Vida de Estudante
by Loide Branco




Nem parece que já se passaram 5 anos desde que aportei nas terras Lusitanas...foi em finais de abril de 2006 que aqui cheguei sem saber muito bem para onde ir.
O ano escolar estava praticamente ao fim e nos dias que se seguiram fiquei sabendo que teríamos a Festa das Fitas e que portanto teríamos uma semana de comemorações e também a formatura dos novos doutores. Na verdade eu não sabia o que era a Festa das Fitas.
Acontece que a vida de estudante de Coimbra é permeada por tradições que começam desde a sua admissão no curso pretendido até ao final do mesmo. O que para nós, vindo das terras tupiniquins faz mais ou menos sentido. Os alunos usam seu uniforme com orgulho na época das Festas das Latas e das Fitas mas também o podem fazer em dias normais. A cidade e a economia local sobrevive graças aos estudantes que trazem vida e recursos para a cidade.


         Em poucas palavras, para ser estudante em Coimbra primeiro você tem que ser "caloiro". As aulas começam em meados de Setembro e em finais de Outubro temos a Festa das Latas que é como uma sátira a Festa das Fitas dos alunos finalistas de curso, os novos alunos são fantasiados com as cores de seu curso e desfilam pelas ruas de Coimbra num cortejo acompanhados dos seus padrinhos, carregam pinicos coloridos, tem que pedir dinheiro e depois serão batizados nas águas do Rio Mondego. É bem divertido, há muita alegria e também muita bebedeira. A cada ano o estudante vai participando das tradições e com isso melhorando seu "status" se assim posso dizer.
Já na Festa das Fitas tudo se passa de maneira diferente. Começa normalmente no início do mês de Maio. A abertura é feita com uma serenata à meia noite na Sé Velha onde todos os estudantes comparecem envergando seus uniformes para ouvir o fado.  Neste dia os novos estudantes podem usar pela primeira vez seus uniformes. Durante a serenata o padrinho irá "traçar a capa" ou seja irá pegar um lado da capa e passar sobre o ombro do novo estudante.
Depois da serenata seguem os convívios que são festas que vão pela noite a fora.
A Festa das Fitas dura normalmente uma semana e nesses dias vários eventos acontecem ou seja, O Cortejo, que é uma espécie de desfile na rua onde todos os estudantes que irão se formar naquele ano irão desfilar nos carros alegóricos, com seus uniformes enfeitados com fitas nas cores de seu curso, há também a bênção das pastas na Igreja da Sé Nova, há a Garraiada em que os estudantes vão à Figueira da Foz numa arena de touros, há também o baile de formatura, o chá dançante, jantares com os amigos, shows, enfim é uma semana muito festiva, cheia de atrações para todos.
O que se segue depois da semana da Festa das Fitas são as múltiplas e exaustivas aulas finais e em seguida uma bateria de exames que começam em junho e depois vem a época de recurso em julho. 
Poder participar e viver todas essas experiências foi uma época muito alegre e de descobertas. Ser estudante em Coimbra é uma experiência e tanto em todos os sentidos imagináveis e também inimagináveis. 








         

Livros

     Uma parada para os livros
    by Loide Branco
  
    Sempre fui uma leitora assídua e compulsiva. Adoro ler e leio de tudo porque os livros para mim são uma excelente companhia. 
 Os livros além de conhecimento, informação e cultura preenchem minha vida de uma forma singular pois sinto-me tranquila e os "vários vazios interiores" que por vezes teimam em aparecer se assim posso dizer, acabam por serem preenchidos com uma nova história.
     Acontece que nos últimos 5 anos minha leitura "básica" e por um imperativo de sobrevivência aos exames da faculdade esteve reduzida aos manuais de Direito que diga-se de passagem ocupam grande parte do meu tempo livre.
      Mas depois dos últimos exames resolvi "dar um tempinho para os neurônios" voltarem ao normal e resolvi ler coisas amenas tais como livros de receitas culinárias que são despretenciosos e ideais para mães que como eu tem filhos jovens que ficam nos perguntando: "o que tem para comer hoje???" e bom os meus livros eleitos  foram: Pizza e Co....nossa quanta receita fácil e Cozinha O Coração da Casa da Nigela que também trás muitas receitas legais além do que gosto muito do estilo dela...
   Acontece que meu querido marido em sua última viagem resolveu me fazer uma surpresa e trouxe dois livros:

Nada mal para uma amante da leitura...acontece que o primeiro tem 831 páginas e o segundo 502....devo dizer que ele levou muito a sério a minha paixão pela leitura...mas a verdade é que comecei a ler "The Clan of The Cave Bear" a história é bem interessante. É sobre a jornada de Ayla uma menina de 5 anos que após um terremoto fica órfã e depois é adotada por um clã um grupo de neandertais. É muito interessante a leitura porque nos transporta para aquele passado distante reconstruído de forma tão criativa pelo autor e você realmente se vê naquela floresta, naquelas condições e também com as mesmas indagações pelo desconhecido. É uma leitura cativante e uma vez que se começa a ler fica difícil parar. :-) Can't stop reading!!!!!! :-))))))






sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mudança


   


    Às vezes eu me pergunto como eu..uma pessoa que não gosta de mudanças, que gosta de ver as coisas exatamente no seu mesmo lugar....como posso mudar tanto de lugar???
     Nos últimos dez anos têm sido assim, uma hora aqui outra ali mas confesso que é cansativo.
     Tive que fazer um inventário de tudo que tenho em casa para poder enviar para as transportadoras...aqui em Portugal há várias: A Pack and Go por exemplo, a AGS que é a que estou tratando para fazer a minha mudança...e outras mais..
     Já solicitei um orçamento resta ver no que dará por enquanto vou pensando em um dia após o outro.
     

Visto para a Suécia - passos essenciais

Visto e burocracias.....
by Loide Branco



          Tomar a decisão de morar em um país distante nem sempre é uma escolha fácil, muitas vezes não sabemos por onde começar. Contudo ao contrário de décadas atrás que não tínhamos o suporte da internete, tudo era muito difícil o caminho era árduo. Hoje com o acesso (graças a Deus!!!!) mais fácil e a mão de qualquer pessoa, essa tarefa torna-se menos penosa.

          Se você mora no Brasil, não fala inglês recomendo que visite o site da embaixada suéca: http://www.swedenabroad.com neste site por exemplo basta procurar o seu Estado na lista e verificar qual o endereço mais próximo para que você encontre todas as informações necessárias.

          Se por outro lado, você já mora na Europa (meu caso) e precisa de informações específicas tais como: vivo em união de fato com uma pessoa de outra nacionalidade, se preciso de visto, se vou mudar e levar filhos, etc. O site www.migrationsverket.se é muito útil o problema é que está em inglês. Existe a possibilidade de ler em outros idiomas por exemplo o espanhol só que infelizmente não há o português.
            Posso contudo dizer a grosso modo que primeiramente para viajar você irá precisar do seu passaporte se não o têm, precisará ir até a página da Polícia Federal, pagar no Banco do Brasil uma taxa GRU e depois deverá agendar um horário pela net para poder pegar o seu passaporte. Recomendo fazê-lo com bastante antecedência.
          De posse do seu passaporte você deverá então ver a lista de exigências para a concessão do visto por parte das autoridades competentes. Normalmente para se entrar na União Europeia as exigências são as mesmas: seguro de saúde, prova de meios de subsistência, endereço de onde irá morar, antecedentes criminais, atestado de saúde. Pode ser que solicitem que você reconheça assinatura da autoridade que o emitiu, caso da declaração de antecedentes criminais.
          Se você pretende estudar fora convém traduzir todos os seus documentos para o inglês através de um tradutor juramentado e também deverá reconhecer a assinatura dos seus documentos através do Ministério das Relações Exteriores. Todas essas informações você encontrará mais detalhadamente na net.
          
         Recomendo também ler os vários blogs de brasileiros que vivem por lá porque sempre tem muita informação prática. As pessoas geralmente têm preguiça de ler e querem tudo a mão mas o melhor caminho é sempre você ir procurando as informações que lhe são mais relevantes para ir se familiarizando com o sistema e as diversas etapas.
          Não espere pelos outros, erga as mangas e vá a luta.
          Seja organizado, faça listas e escreva tudo numa pequena agenda...resulta!!! :-)




          

tea time

                                    by Loide Branco

     Quem não gosta de beber uma boa chávena de chá bem quentinho com um aroma de flores delicadas? dizem que o chá é a segunda bebida mais tomada e o seu uso remonta a muitos séculos...os japoneses e chineses que o digam. Para estes não é apenas uma cerimônia mas também uma filosofia de vida. 
   Lendo mais sobre o assunto aqui pela net em um passado muito distante os japoneses já usavam o chá como remédio e com o tempo passou a ser tomado pelo imperador e seus nobres.
 Hoje trata-se de uma arte que exige uma concentração especial nos movimentos, gestos e postura. O que se pretende é elevar a percepção da beleza e da paz espiritual da vida cotidiana é como se estivesse meditando e não um simples ato de tomar o chá. Exitem também quatro princípios básicos para os japoneses: harmonia, respeito, pureza e tranquilidade. De uma forma simples: a harmonia significa estar livre das pretensões e nunca esquecer a atitude de humildade para com os convidados. O respeito é a sinceridade do coração. A pureza é encontrada no simples ato de limpeza e torna-se parte da reunião do chá e por fim a tranquilidade que é um conceito estético próprio da cerimônia adquirido com a prática dos movimentos básicos. 
 Sem contar que todos reconhecemos o poder inegavel de suas propriedades medicinais e cura.
   E também não podemos nos esquecer do "tea time" inglês.
   Mas, voltando aqui para os meus botões e para a minha vidinha eu particularmente gosto de beber meu chá se possível todos os dias, naquelas horas inusitadas em que preciso dar uma pausa e respirar fundo, aquele momento que você precisa estar só e sem muitas cerimônias...