sexta-feira, 8 de julho de 2011

tea time

                                    by Loide Branco

     Quem não gosta de beber uma boa chávena de chá bem quentinho com um aroma de flores delicadas? dizem que o chá é a segunda bebida mais tomada e o seu uso remonta a muitos séculos...os japoneses e chineses que o digam. Para estes não é apenas uma cerimônia mas também uma filosofia de vida. 
   Lendo mais sobre o assunto aqui pela net em um passado muito distante os japoneses já usavam o chá como remédio e com o tempo passou a ser tomado pelo imperador e seus nobres.
 Hoje trata-se de uma arte que exige uma concentração especial nos movimentos, gestos e postura. O que se pretende é elevar a percepção da beleza e da paz espiritual da vida cotidiana é como se estivesse meditando e não um simples ato de tomar o chá. Exitem também quatro princípios básicos para os japoneses: harmonia, respeito, pureza e tranquilidade. De uma forma simples: a harmonia significa estar livre das pretensões e nunca esquecer a atitude de humildade para com os convidados. O respeito é a sinceridade do coração. A pureza é encontrada no simples ato de limpeza e torna-se parte da reunião do chá e por fim a tranquilidade que é um conceito estético próprio da cerimônia adquirido com a prática dos movimentos básicos. 
 Sem contar que todos reconhecemos o poder inegavel de suas propriedades medicinais e cura.
   E também não podemos nos esquecer do "tea time" inglês.
   Mas, voltando aqui para os meus botões e para a minha vidinha eu particularmente gosto de beber meu chá se possível todos os dias, naquelas horas inusitadas em que preciso dar uma pausa e respirar fundo, aquele momento que você precisa estar só e sem muitas cerimônias...
 
                                                 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário