sábado, 16 de julho de 2011

Vida de Estudante III

Vida de Estudante III

Amizades

Desde que cheguei aqui conheci muitas pessoas bacanas que passaram por minha vida e deixaram a sua marca. Algumas por razões diversas tomaram outros rumos em suas vidas outras continuam em sua luta. O importaqnte é que de uma forma ou de outra,  na longa caminhada de minha vida eu me deparei com você e minha vida passou a ter um novo significado.


Aos Que Passam Em Nossas Vidas

Cada um que passa em nossa vida passa sozinho...
Porque cada pessoa é única para nós,
e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida passa sozinho,
mas não vai só...
Levam um pouco de nós mesmos
e nos deixam um pouco de si mesmos.

Há os que levam muito,
mas não há os que não levam nada.
Há os que deixam muito,
mas não há os que não deixam nada.

Esta é a mais bela realidade da vida...
A prova tremenda de que cada um é importante
e que ninguém se aproxima do outro por acaso...

Antoine De Saint-Exupery  

Euzinha e Taissa mãe da Helena minha queridíssima amiga que está agora na Nova Zelândia

                                         Carolzita que voltou para Londrina


                                          Nela mãe de Cíntia, Izabela,eu,Viviane e Ana uma nova mamãe


                                          Rita mãe de Gabriela e eu
                                                  Izabela and Me





Vida de Estudante de Coimbra II

Vida de Estudante de Coimbra II
by Loide Branco


Um pouco mais sobre a vida de estudante...

Quando cheguei na Faculdade de Direito de Coimbra eu não tinha realmente idéia do que me aguardava. Ao avistar a faculdade ao longe o que me vinha a cabeça era como eu estava feliz em ter chegado até aqui, estava cheia de expectativas..

Ao ultrapassar a Porta Férrea só me ocorria um pensamento: agora sou estudante dessa faculdade e o que vai acontecer comigo?

                                          Porta Férrea

Ultrapassado o portão haveria muitas outras coisas pela frente e a primeira delas seria como me localizar dentro desta faculdade, como organizar minhas aulas e também descobrir onde ficavam todas as outras coisas, enfim a vida prática.

Percebi logo nos primeiros dias que seria no mínimo "challenging". Pois bem, demorou um pouco para entender a logística das aulas teóricas e práticas, a localização das salas de aula bem como usar a minha página de estudante, a encontrar os materiais de estudo: livros, apostilas, textos, biblioteca, centrais de cópias, enfim todo o aparato.

Primeiramente muitos dos estudantes não sabiam dar informações, talvez porque já estivessem cheios de tantos estrangeiros chegando a todo momento ou por qualquer outra razão. Portanto muito difícil achar uma alma caridosa e disponível a nos dar alguma orientação e não o digo só dos portugueses, digo também dos muitos brasileiros que por aqui passam.




                                         sala de aula
                                                                    by Izabela Viegas

O que dizer dos professores? não posso negar que tive aulas com muitos professores de inegável saber, competência. Mas também tive aula com professores que com certeza não merecem estar no lugar que ocupam. Os professores aqui pertencem a uma certa categoria e estão no olimpo, alguns são a mão direita de Deus ou assim pensam que são. 

Daí você pode imaginar a via dolorosa que os estudantes tem que passar: exames escritos, provas orais, notas baixas, dificuldades em tirar a média de passagem.  Aqui a nota máxima é 20 sendo que não sei se nesse século alguém conseguiu tal feito. A nota para passar ou seja, a média é 10 e para se ir a uma prova oral é necessário 8 ou 9. Não quero ser ou me fazer de vítima, mas esse sistema de avaliação está um tanto ultrapassado. "Anyway"...

O ex presidente Lula foi agraciado com o título "Doutor Honoris Causa" 
by Izabela Viegas 

Vida prática: Sociedade Filantrópica

A todo estudante que acaba de chegar recomendo que fiquem sócios da Sociedade Filantrópica, paguem a taxa anual e eles resolverão todas as questões burocráticas para você, incluindo marcação de exames, telefonemas para dar o resultado dos mesmos, enfim eles são de grande ajuda no início.

Serviço de Saúde

Devem também inscrever-se o quanto antes no serviço de saúde. Os brasileiros devem trazer do Brasil o PB4 que é um documento que diz que você contribuía com o INSS no Brasil e desta forma aqui você passa a ter também direito ao sistema de saúde público português. Faça o registro no centro de saúde mais próximo de sua casa e guarde a folha com o seu número que você usará todas as vezes que tiver que ir às urgências do Hospital da Faculdade. Pode também fazer o seu cadastro nos serviços próximo as escadas monumentais, este serviço também é como um centro de saúde para os estudantes da faculdade. Vale dizer que em Portugal o serviço é compartilhado ou seja, comparticipação, todos pagam uma pequena taxa todas às vezes que utilizam as urgências médicas, exames havendo exceção para quem tem um rendimento muito baixo. Deve se dirigir ao Serviço Social.

Número de Contribuinte

Também devem fazer o número de contribuinte o que é o equivalente ao nosso CPF, você deve ir a Secretaria das Finanças, preencher o formulário, pagar e aguardar.

Atestado de Residência

Se precisar comprovar local de residência e não tiver contrato de arrendamento (o que é muito comum por aqui), você tem que ir à Junta da Freguesia que é um órgão muito utilizado por aqui, a freguesia corresponde a paróquia civil e por aqui são obrigatórias, cada concelho possui a sua e são governadas pelo órgão executivo que é a Junta da Freguesia. 

Cada zona da cidade tem a sua freguesia portanto você deve procurar saber saber onde estar a sua, comprar um formulário que custa 0,10 euros preenchê-lo com seus dados e depois deverá ainda pegar duas assinaturas e carimbos de comerciantes que estejam próximos de sua casa, depois entrega à Freguesia e eles irão fazer o atestado de residência. Achou estranho??? pois eu também!!! mas é assim que funciona.

Conta em banco

Todos os estudantes no início do ano abrem conta corrente agora no Banco Santander antes era na Caixa de Depósitos Multibanco, inclusive tem um posto de atendimento na Faculdade de Física. Você também ganha um cartão de estudante o que lhe servirá para tirar cópias na faculdade e também como identificação.


Arrendamento de Quartos e Apartamentos em Coimbra


Quando aqui cheguei não sabia muito bem como funcionava mas a necessidade faz com que nos viremos muito rápido. A minha dica é comprar o Diário de Coimbra ou o Diário das Beiras e consultar os classificados, as ofertas, ligar, marcar com o senhorio ou senhoria e ir ver se gosta. Há também muitos anúncios espalhados pela cidade, nos telefones públicos, no Pingo Doce que é um supermercado que tem também um pequeno mural, no bar da faculdade de Direito ás vezes colocam anúncios e também nas casas das pessoas você poderá ver anúncios. Nessa época do ano, muitos estão fazendo as malas para vir para Coimbra e a procura é grande. O preço de um quarto poderá ser mais caro se for mais próximo da faculdade existem quartos a partir de 150 euros fora as contas mas poderá também ser mais caro. Se for optar por um apartamento o preço já será  mais alto consoante seja um T1, T2, T3 que traduzindo é 1 dormitório, 2 dormitórios etc. Prepare-se para abrir a bolsa e desembolsar acima de 400 euros, alguns senhorios podem pedir depósito de 2 ou 3 meses e ás vezes fiador, outros não pedem fiador mas pedem o depósito e não fazem o contrato o que é muito comum por aqui.


Mapas da Cidade


Encontrei um pequenino nas bancas de revistas...mas não ajudou muito o jeito é se virar mesmo perguntando e pedindo pontos de referências. A cidade não é muito grande e uma vez que você dar uma volta já vai se familiarizando rápido. Pode também optar por taxi que não é muito caro ( mais uma vez: dependen do seu bolso).


Ônibus e Trêm - Autocarros e Comboios


Funcionam muito bem na cidade e é uma boa para quem tem preguiça de andar, apesar que o comboio funciona entre as cidades. Dependendo de onde você morar não precisará muito de autocarro pode fazer tudo a pé. Contudo, se precisar existem pontos na cidade que pode comprar os bilhetes para todo o mês o que facilita. Uma passagem custa mais ou menos 1,50 euros. Se precisar ir a Lisboa fica mais rápido de Comboio até a estação Oriente. Ou poderá também ir a estação rodoviária de Sete Rios se vier do aeroporto por exemplo e pegar o autocarro para Coimbra pela Rede Expresso. O taxi do aeroporto à Rodoviária não deve custar mais que 10-15 euros, preste atenção.


Celular  - Telemóvel


Existem várias opções e preços mas com 50 euros já se pode adquirir um telemóvel simples. Temos várias operadoras: Vodafone, Optimus etc consulte os planos e pergunte se como estudante tem alguma coisa em especial pois sempre tem ofertas.


Internete 


Pode usar a da faculdade que é wireless leve seu computador lá no rapaz da informática e acerte para você poder utilizar. Também há wireless em muitos lugares. Pode também comprar o pacote de internete e TV a cabo da Zon por exemplo ou vodafone e outras.


Custo de Vida - comida e vestuário


É relativamente barato depende do seu gosto, necessidade e também do seu bolso pois como em todo lugar há muita variedade. Temos o supermercado jumbo no shopping Dolce Vita que é um pouco caro mas têm de tudo incluíndo farinha de mandioca, feijão em lata, arroz,  o Continente no shopping Forum estes dois fazem inclusive entrega a domicílio, o Pingo Doce que ao meu ver é um bom lugar para se comprar, o Lidel e também pequenas quitandas que você pode comprar a sua comida. 


Padarias - Pastelarias


Em Coimbra há muitas mas a minha preferida fica em Celas e chama Vênus, tem doces, bolos e pães deliciosos, aliás Portugal têm um dos melhores pães do mundo e diversas variedades adoro. Há também a Moinho Velho próximo ao Dolce Vita. Aos poucos você descobre.



Visto

Quando precisar ir renovar seu visto, não se preocupe você deve acessar a página do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, preencher o formulário eletrônico e fazer a sua marcação.  No dia leve todos os documentos listados no site, não esqueça de ir ao banco e pedir um extrato de sua conta dos últimos três meses, se receber aquele que vem pelo correio guarde-o pois assim não terá que pagar cinco euros. Não vale cópia impressa em casa. O seu título de residência não demorará muito a chegar, esse serviço é relativamente rápido se você tiver com toda a documentação em ordem.


BOM DIA!!!!!

rESPOSTA PARA A vIDA

O dia mais belo: hoje.
A coisa mais fácil: errar.
O maior obstáculo: o medo.
O maior erro: o abandono.
A raiz de todos os males: o egoísmo.
A distração mais bela: o trabalho.
A pior derrota: o desânimo.
Os melhores professores: as crianças.
A primeira necessidade: comunicar-se.
O que traz felicidade: ser útil aos demais.
O pior defeito: o mau humor.
A pessoa mais perigosa: a mentirosa.
O pior sentimento: o rancor.
O presente mais belo: o perdão.
o mais imprescindível: o lar.
A rota mais rápida: o caminho certo.
A sensação mais agradável: a paz interior.
A maior proteção efetiva: o sorriso.
O maior remédio: o otimismo.
A maior satisfação: o dever cumprido.
A força mais potente do mundo: a fé.
As pessoas mais necessárias: os pais.
A mais bela de todas as coisas: o amor!
(Madre Teresa de Calcutá)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Um pequeno comentário..

"A Crise Econômica"
by Loide Branco

http://www.independent.co.uk/travel/news-and-advice/sun-sea-and-a-currency-crisis-this-summers-holiday-essential-2314069.html

Não sou economista e nem tenho pretensão de o ser....mas lendo esse artigo do "The Independent"...que "roubei" de minha amiga do facebook...fico aqui pensando com meus botões...

Como é que é isso? eu moro aqui em Coimbra já faz 5 anos e desde que cheguei aqui fala-se de crise, desemprego, salários baixos, corrupção etc etc notícias que todos já conhecemos.

Só que desde o início de julho que as ofertas invadiram a nossa vida por aqui, são tantas lojas com preços reduzidos e ofertas de deixar qualquer mulher louca (e por que não os homens?), desvairados saindo comprando tudo. Mesmo com a crise as pessoas continuam gastando muito, vá as lojas na parte das ofertas e veja quão pouco foi deixado para os que deixaram para a última hora as suas compras..

Tivemos também a oportunidade de passar uns dias em Albufeira e vimos que a cidade já estava lotada mal a temporada de verão havia começado...ok haviam muitos turistas estrangeiros, ingleses mas também muitas famílias portuguesas curtindo o verão no Algarve.

O "The Independent" diz que os ingleses elegeram a Grécia, Portugal e a Irlanda como destinos turísticos neste verão e pode-se notar pelos números que 52.000 britânicos entraram na Grécia, 577 000 na Irlanda e 228 000 em Portugal que houve um aumento considerável  para estes destinos, justamente porque estas nações estiveram na mira da mídia devido ao famoso e inevitável  "bailout".

Afinal a crise na zona euro especialmente nestas economias mais conturbadas parece ter trazido inesperadamente um benefício.

Veio logo a minha cabeça aquelas aulas de Finanças Públicas ministradas pelo muito competente Dr. Quelhas sobre os "Ciclos Económicos", o pensamento de Keynes e também os períodos de prosperidade que surgem após uma grande crise. Será que estes períodos de prosperidade estão finalmente apontando no horizonte??? 

Como boa otimista que sou espero que assim seja que este "ciclo" de crise se afaste que a prosperidade volte nem que seja através de pequens incentivos por parte dos turistas que trazem recursos ao comércio local e mantém os milhares de postos de trabalho e que Portugal, Grécia e Irlanda possam ter suas economias recuperadas bem como a credibilidade das pessoas em seus governos. 

O ser humano tem uma capacidade de sobrevivência muito grande, a nossa civilização já passou por muitas conquistas mas também por inúmeras tragédias ao longo da história deste último século tais como as várias guerras, desastres naturais e apesar de tudo nós nos levantamos, reconstruímos nossas casas, voltamos a nossa vida a nossa rotina e as nossas conquistas.

E é essa capacidade de reconstrução e sobrevivência que temos que ter em mente e lutar para a atingirmos.





quinta-feira, 14 de julho de 2011

Harry Potter and the Deathly Hallows part 2

Hoje fomos ao sistema Lucas e eu para assistirmos o filme Harry Potter and the Deathly Hallows part 2.
O cinema estava lotado aqui em Coimbra na sessão das 17:40 e só encontramos lugares na frente...

Compramos nosso kit cinema: pipoca e refrigerante.

Vibramos com a batalha final e também nos emocionamos com as perdas....

Gostamos muito de assistir a mais uma grande aventura e quando acabou ficamos com vontade de ver mais...MAS é o último filme da série...portanto agora no more!!! "Tudo tem um fim"!!!

O Tédio

Tédio-Boredom-Insônia



"O tédio parece chato ao princípio, mas, caso leve a um saudável desespero, acaba sempre por ser fértil e criativo." Fonte - Diário de Notícias (2005) Autor - Cardoso , Miguel Esteves 

Dizem que o tédio tem sintomas: vazio, falta de vontade de realizar atividades rotineiras e ocorre em diversas situações e várias vezes ao dia e que ocorre porque o comportamento humano funciona com uma espécie de  equilíbrio e ao realizar atividades repetitivas a pessoa sente-se frustrada, infeliz, inerte, insatisfeita pois sente que algo esta lhe faltando.
Pode levar a atitudes impulsivas...e outras coisas mais.

Na literatura o tédio visto de forma mais poética, Fernando Pessoa por exemplo conta e chora a insatisfação da alma humana. A sua precaridade, a sua limitação, a dor de pensar, a fome de se ultrapassar, a tristeza, a dor da alma humana que se sente incapaz de construir e que, comparando as possibilidades miseráveis com a ambição desmedida, desiste, adormece “num mar de sargaço” e dissipa a vida no tédio.

Para Fernanco Pessoa os remédios para esse mal são o sonho, a evasão pela viagem, o refúgio na infância, a crença num mundo ideal e oculto, situado no passado contudo, todos estes remédios são tentativas frustradas porque o mal é a própria natureza humana e o tempo a sua condição fatal

Para a minha querida mãezinha o tédio seria assim: mente vazia, oficina do tinhoso!!! vá procurar o que fazer ou vai dormir que amanhã tudo se resolve!!

Portanto, acho que vou seguir o conselho e dormir....chega de divagar...





Um lugar para visitar



Porto
by Loide


Se estiver em Coimbra, pegue o comboio alfa pendular, e estará no Porto em mais ou menos 1 hora. É bem rápido e nos dias de verão pode-se observar a natureza, o mar ao longo da viagem.


O Porto é a segunda maior cidade de Portugal, é  romântica e linda (em minha opinião). Começando pela ponte metálica D. Luis I inaugurada em 1886 que foi projetada pelo Engenheiro Teófilo Seyrig sócio de Eiffel essa ponte fica sobre o rio Douro é espetacular a vista e a a sua beleza.  Outro lugar que também impressiona a chegada é a estação de metrô São Bento, com suas paredes cheias de azulejos o que é uma inspiração. Depois pode-se seguir a pé pelas ruas com suas lojinhas e edifícios antigos e coloridos. Um charme a modernidade e o antigo convivendo harmoniosamente.


O passeio pela Ribeira as margens do Rio Douro, uma vista linda do rio, dos vários restaurantes, cafés. Um lugar realmente para se conhecer e explorar aos poucos. ao longo do passeio atravessar a ponte em busca do que há "do outro lado" é realmente uma aventura. Do outro lado temos as caves mais famosas, produtoras do famoso vinho do Porto, algumas muito antigas entre elas a  Ferreira, cujo passeio é obrigatório. 






































segunda-feira, 11 de julho de 2011

Festival das Artes em Coimbra

 Festival das Artes em Coimbra - P A I X Õ E S
                   by Loide Branco

          Estava eu aqui folheando minha nova revista Elle do mês de Agosto, pois é...a edição de Agosto já está nas bancas, não é ótimo?????






Pois muito bem....segundo a matéria, será realizado em Coimbra a terceira edição do Festival das Artes que é organizado pela Fundação Inês de Castro e será na Quinta das Lágrimas dos dias 14 a 31 de Julho. Várias atrações terão lugar: música clássica e contemporânea, jazz, teatro, poesia, pintura, escultura, fotografia, gastronomia, cinema e moda.

            O ponto alto será o concerto da orquestra Gulbenkian dirigida por Joana Carneiro e com interpretações de trechos de ópera pela soprano sueca Irene Theorin bem como a orquestra e Jazz de Matosinhos,  dirigida por Maria Schneider e o concerto do pianista vietnamita Dang Thai Son ( um dos mais conceituados intérpretes de Chopin), nas artes plásticas "My Broken Heart" de Ana Guedes e no ciclo do cinema La Passion de Jeane D' Arc. Portanto IMPERDÍVEL!!!!!! 
                 Para quem não lembra das aulas de literatura...vamos refrescar a memória com a ajuda da Wikipédia!!! :-)

                 Resumindo um pouco a história, a  "D. Inês de Castro era filha de D. Pedro Fernandes de Castro, mordomo-mor do rei D. Afonso XI de Castela e de uma dama portugesa chamada Aldonça Lourenço de Valadares. Pois bem, em 24 de Agosto de 1339 D. Pedro herdeiro do trono português vem a casar-se com a D. Constança Manuel, filha de D. João Manuel de Castela príncipe de Vilhena e Escalona, duque de Peñafiel e outras coisas mais....imagina a confusão que D.Pedro foi se meter...
                O que aconteceu foi que D. Pedro se apaixonou por uma das aias de D. Constança e os comentários começaram na corte e também com o próprio povo. Sob o pretexto de moralidade D. Afonso IV em 1334 mandou exilar a D. Inês no castelo de Albuquerque, na fronteira Castelhana, no entanto a distância não apagou o amor entre D. Pedro e a D. Inês e estes continuavam a corresponder-se.
                 Em outubro do ano seguinte a D. Constana falece ao dar a luz ao filho, herdeiro do trono D. Fernando I de Portugal. D. Pedro viúvo manda buscar a D. Inês que passa a viver com ele em sua casa o que provocou escândalo na corte e desavenças com o seu pai.
                 D. Afonso IV tenta resolver a situação fazendo com que D. Pedro casasse com uma dama de sangue real e D. Pedro nega dizendo que sente saudades de sua esposa falecida. Enquanto isso D. Inês tem três filhos: Afonso que falece ao nascer, João e Beatriz a confusão foi instalada na corte real, haviam boatos que os Castros queriam assassinar o filho de D. Constança o infante D. Fernando.
                    Depois de alguns anos no norte e Portugal D. Pedro e D. Inês regressam a Coimbra e passam a viver no Paço de Santa Clara construído pela avó de D. Pedro a Rainha Santa Isabel e esta havia deixado expresso o seu desejo que a casa fosse habitada por reis e príncipes, descendentes reais e suas esposas legítimas.
                     Surgem boatos de que D. Pedro havia casado as escondidas com a D. Inês e isso traria resultados desvatadores. D. Afonso IV decide que será melhor mandar assassinar a dama galega. Em 7 de janeiro de 1355 aproveitando-se da ausência e D. Pedro, D. Afonso IV manda Pêro Coelho, Álvaro Gonçalves e Diogo Lopes Pacheco para matarem D. Inês de Castro em Santa Clara.

                      Segundo a lenda, as lágrimas derramadas no Rio Mondego pela morte de Inês teriam criado a Fonte dos Amores da Quinta das Lágrimas, e algumas algas avermelhadas  que ali cresceram seriao seu sangue derramado.
                         D. Pedro revolta-se contra seu pai D. Afonso IV e D. Beatriz consegue intervir para que selem  um acordo de paz em 1355. D. Pedro torna-se rei de Portugal como D. Pedro I em 1357 e em junho de 1360 faz a Declaração de Catanhede legitimando os filhos ao afirmar que havia casado com D. Inês  em 1354 "em dia que não se lembrava". As palavras do rei e de seu capelão foram as únicas provas deste casamento.
                            De seguida perseguiu os assassinos de D. Inês que haviam fugido para Castela Pêro Coelho e Álvaro Gonçalves foram executados em Santarém e segundo a lenda D. Pedro I mandou arrancar o coração de um pelo peito e o do outro pelas costas enquanto se banqueteava. Diogo Lopes Pacheco foge para a França e posteriormente no leito e morte D. Pedro I o perdoa.
                        A tétrica cerimônia da coroação e do beijo na mão da rainha morta, que D. Pedro teria imposto à sua corte, e que tornar-se-ia numa imagem mais vívida no imaginário popular, terá provavelmente sido inserida nas narrativas do final do século XVI.
                         D. Pedro mandou construir os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês no Mosteiro de Alcobaça para onde trasladou o corpo de sua amada entre 1361 e 1362 e onde viria a juntar-se a ela em 1367. A posição primeira dos túmulos foi lado a lado, de pés virados a nascente em frente da primeira capela do transepto sul, dedicada a São Bento. Na década de oitenta do século dezoito os túmulos foram mudados para o recém construído panteão real, onde foram colocados frente a frente. Em 1956 foram mudados para a sua actual posição, D. Pedro  no transepto sul e D. Inês no transepto norte, frente a frente. Quando os túmulos foram colocados frente a frente apareceu a lenda que assim estão para que  D. Pedro e D. Inês "possam olhar-se nos olhos quando despertarem no dia do juízo final".
Que história heim!!! até viajei no tempo... :-)