quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Tédio

Tédio-Boredom-Insônia



"O tédio parece chato ao princípio, mas, caso leve a um saudável desespero, acaba sempre por ser fértil e criativo." Fonte - Diário de Notícias (2005) Autor - Cardoso , Miguel Esteves 

Dizem que o tédio tem sintomas: vazio, falta de vontade de realizar atividades rotineiras e ocorre em diversas situações e várias vezes ao dia e que ocorre porque o comportamento humano funciona com uma espécie de  equilíbrio e ao realizar atividades repetitivas a pessoa sente-se frustrada, infeliz, inerte, insatisfeita pois sente que algo esta lhe faltando.
Pode levar a atitudes impulsivas...e outras coisas mais.

Na literatura o tédio visto de forma mais poética, Fernando Pessoa por exemplo conta e chora a insatisfação da alma humana. A sua precaridade, a sua limitação, a dor de pensar, a fome de se ultrapassar, a tristeza, a dor da alma humana que se sente incapaz de construir e que, comparando as possibilidades miseráveis com a ambição desmedida, desiste, adormece “num mar de sargaço” e dissipa a vida no tédio.

Para Fernanco Pessoa os remédios para esse mal são o sonho, a evasão pela viagem, o refúgio na infância, a crença num mundo ideal e oculto, situado no passado contudo, todos estes remédios são tentativas frustradas porque o mal é a própria natureza humana e o tempo a sua condição fatal

Para a minha querida mãezinha o tédio seria assim: mente vazia, oficina do tinhoso!!! vá procurar o que fazer ou vai dormir que amanhã tudo se resolve!!

Portanto, acho que vou seguir o conselho e dormir....chega de divagar...





Nenhum comentário:

Postar um comentário