sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vida de Estudante - lembranças


"Uma Foto Mil Lembranças"
Lembranças em Preto e Branco

by Loide Branco


 by  sandrialexandra.wordpress.com


Era novembro de 1965, tempos difíceis de repressão, de mudanças sociais no Brasil dos anos sessenta, ela havia acabado de completar 26 anos e ele já estava com 66 anos e em seus braços a pequena nenê que a poucos dias nascera, a primeira filha de seu segundo casamento a oitava dentre os filhos que tivera e que trazia uma nova esperança, um recomeço.

Ali eu, pequenina, nos braços de meu pai à 45 anos atrás não sabia que só teria a presença dele por mais 7 anos, mas o que conta o tempo? Se o que importa é a qualidade de nossas sentimentos.

Retiro a pequena foto preto e branco da caixinha do meu coração e fecho os olhos por um pequeno instante, e consigo recuar no relógio do tempo e volto a ter sete anos e a ter um pai amoroso, cuidadoso, sinto a minha mão pequenina na tua, pequenos flashes de recordação enquanto caminhávamos e como tu parecias tão alto diante de mim e também a sensação de estar contigo na velha cadeira de vime branca de balanço a qual tu embalavas-me enquanto contavas-me histórias e também a  pequena marca em minha mão direita de quando tu perdestes o equilíbrio e caístes sobre mim.

Sim, sempre quando olho para esta pequena marca lembro com saudade o tempo que tivemos juntos de como fui feliz e afortunada.

É verdade, o tempo passou, já não sou mais aquela nenê mas o que importa é a doce lembrança da primeira infância e saber que não importa o tempo que passou, nem o fato de você não ter me visto crescer ou participado das grandes coisas da minha vida, porque  estivestes e estarás para sempre vivo dentro do meu coração através do amor que sempre senti por ti.

Hoje aos 45 anos muitas mudanças políticas, sociais, econômicas aconteceram no nosso país, o regime militar já não existe vivemos numa democracia relativamente jovem e com certeza tu te encantarias com os dois netos que te dei e as nossas pequenas e grandes conquistas e também te surpreenderias com as descobertas dos cientistas, o avanço tecnológico mas também te  indignarias com o mundo em que vivemos, com a pobreza, as guerras, a fome e a falta de amor e fé. 

Ainda com a foto em minhas mãos, trago-a para junto do meu peito e volto a guardá-la no meu coração.

Loide

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vida de Estudante


Vida de Estudante - Algo a pensar

Hoje eu estava assistindo as notícias do Brasil pela Record, pois...já que não têm outra coisa por aqui..

Estava passando uma reportagem sobre o que estavam fazendo os policiais militares em São Paulo...eles estiveram envolvidos em um tiroteio e os marginais estavam no chão feridos e com dores....pois bem....os policiais filmaram e ficavam dizendo para o rapaz morrer logo, para estrebuchar (escreve assim? sei lá...) e o rapaz algemado no chão, gemendo com dores e o policial dizia: bem feito, espero que tu morra seu safado! 

Fiquei tão chocada  que desliguei a TV, mas fiquei com aquilo martelando na minha cabeça...

Sou também de São Paulo e como todo brasileiro a violência me assusta mas nada justifica tratar um ser humano dessa forma, coisa horrível e desumana.

Mas aí eu estava lendo um blog e achei essa mensagem que copiei:

Eu sei, mas não devia


Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.
A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

Autor: Marina Colasanti
postado por Maria José Rezede blog Arca do Conhecimento

Mudança para Suécia

Vida de Estudante - Mudança para a Suécia


Oi queridos amigos!!!


Muito em breve estaremos nos mudando para a Suécia! E lá vamos nós de mala e cuia novamente, desmontar uma casa e montar outra e ao mesmo tempo que é empolgante é também uma chatice.

Mudar é sempre complicado, são várias coisas para se resolver, cotações de preços, casa nova, malas, livros, cacarecos afffff muita coisa para se pensar....e justamente na minha época de exame!!! que época mais imprópria!

Depois de pesquisar os preços para levar a mudança chegamos a conclusão de que não vale a pena porque fica caríssimo, um absurdo, um verdeiro ultraje ao bolso. Portanto, vamos vender todos os móveis, utensílios domésticos, eletrônicos por um preço bem abaixo do valor real.

Se por acaso tiverem interesse ou souberem de alguém por favor, envie um email para loidecastle@gmail.com que eu mando mais detalhes e fotos.

Um beijão a todos!!

:-)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vida de Estudante

Vida de Estudante

Segunda-Feira -  Quem fez planos????




Costumamos sempre dizer que na segunda-feira colocaremos em ordem a nossa vida: iremos a academia, iniciaremos aquele regime e entre tantas outras coisas.....que vamos começar a estudar para os exames....

Mas aí vamos deixando as horas passar e aquela vontade de abrir os livros vai cada vez mais se tornando uma fumaça.... calma aí você não é o único!!!!!

Eu nas minhas andanças por Coimbra, fiz essa foto que diz pouco e diz muito....é isso: "não espere sentado"! porque a academia, o regime, o trabalho os estudos e tantas outras coisas não virão bater à sua porta!!!

Portanto, vamos lá força e sucesso nessa semana de desafios!

beijos!!

:-)