quinta-feira, 21 de junho de 2012

Midsummer

Suécia - Curiosidades e Tradições 




Midsummer Day - O Ponto Alto do Verão
Loide Branco




o pequeno mastro enfeitado
Este meu primeiro ano na Suécia tem sido muito interessante, é muito bacana vermos as diferenças culturais, a forma de proceder no dia à dia, e com certeza ficamos curiosos em saber como os suecos celebram suas festas, seus feriados, suas tradições, crendices, o que comem, vestem, enfim, tudo que é diferente de minha cultura brasileira. Contudo,  também acabamos por ver que apesar de diferentes somos também muito iguais em tantas outras coisas e desta forma nos identificamos. 

Os últimos dias aqui em Halland tem sido de muito calor, claro que não faz o calor do Brasil os dias são longos, às 22h o céu ainda está claro e quando é 5h da manhã, o sol já está alto. Achei que não ía sentir calor nunca mais pois parecia que o frio ía durar o ano todo...

Para quem já vive ou viveu na Suécia ou na Escandinávia, talvez já não tenha graça ler sobre a celebração do Midsummer, já não é uma novidade, mas para quem como eu tudo é uma nova descoberta, eu resolvi ir compartilhando no meu blog tudo que vou vivendo aqui, e neste primeiro ano devo ir escrevendo aos poucos.

Hoje quando fomos ao mercado, estava mais cheio que o normal, as pessoas fazendo suas compras para as comemorações, muitos enfeites, flores, e entre elas as pequenas margaridas para a ocasião.
e claro que comprei meu pequeno vasinho decorado

Acho sempre muito bom nós levarmos adiante as nossas tradições, do contrário estas morreriam com o passar do tempo e não teríamos mais o que contar, e quando conhecemos o significado, tudo passa a ter um sentido, cada pequena tradição carrega em si a forma como o homem entende o mundo que vive, os fatos que presenciam, e a sua luta para sobreviver ao longo do tempo.

Eu sempre achei engraçado o jeito do Jon em relação a previsão do tempo, toda dia verificando a previsão para os próximos dez dias, se teremos ou não sol, se vai chover, nevar, a pressão atmosférica...   eu costumava rir quando ía ao Hyde Park nos dias de verão e olhava as senhoras tomando sol e aproveitando o máximo, e tudo isso porque venho de um país tropical, que tem sol praticamente o ano todo, eu não sabia o que era não ter sol o ano todo. Hoje vivendo aqui na Suécia e tendo "sobrevivido" ao primeiro inverno rigoroso, posso enfim parar de achar engraçado e passo a entender e como eles a aproveitar muito melhor os dias ensolarados para cuidar do jardim, para sair mais e confraternizar com a família.

Tomei a liberdade de transpor para o meu blog este texto de Po Tidholm e Agneta Lilja que achei interessante e que conta como é o Midsummer na Suécia.

" O verão na Suécia é curto. Ele começa a mostrar sua cara em maio e explode em vida, em junho. No verão temos que nos apressar para fazer as coisas antes que as noites frias de  setembro voltem e tudo pára de crescer. O verão sueco é de um verde exuberante, cheio de clorofila, e as noites são menos escuras e no norte, o sol nunca se põe.

O início das férias de verão são bem sincronizadas com os ritmos da natureza.  É nesta época que muitos tiram as suas cinco semanas de férias anuais e estes também tem pressa para fazer as coisas. A festa do Midsummer Eve é celebrada no campo e como sempre no dia anterior, todo mundo sai da cidade, fecham-se tudo e de repente as ruas estão desertas.

Nas principais vias do país, podem-se ver as  filas de carros a esticar-se a distância, e no final da estrada, famílias e amigos esperam entre as bétulas em flor, cheias e  cintilantes.

O verão é uma ocasião de grandes encontros -  muitos suecos aproveitam para cumprir suas obrigações sociais para que possam desfrutar o resto de suas férias em paz. Em muitos casos, famílias inteiras se reúnem para celebrar este tradicional ponto alto do verão.

Para ser bem ordenado, o  Midsummer Eve é sempre numa sexta-feira. As pessoas muitas vezes começar o dia colhendo flores e fazem coroas para colocar no mastro, que é um componente-chave nas celebrações.

O mastro é levantado em um local aberto e crianças e adultos dão vida  as tradicionais danças. Os adolescentes tendem a ficar de fora e deixam para comemorar à noite.

Um menu típico de Verão apresenta diferentes tipos de arenque em conserva, batatas cozidas, temperadas com dill fresco, creme e cebola vermelha crua, muitas vezes seguido de um prato grelhado como costela ou salmão, e para sobremesa os primeiros morangos de verão, com creme.
morangos suculentos, fresquinhos e com um cheiro muito bom.. cada ciaxinha custa 35 coroas , mais ou menos 10 reais...
as coroas de flores..
doces proibidos


para mim os sucos refrescantes
O acompanhamento tradicional é uma cerveja gelada e schnapps, de preferência temperada. Toda vez que os copos são cheios, começam a cantar novamente, os suecos tem muitas músicas cujo tema é a bebida e quanto  mais picante for a letra, melhor será. 

O verão é uma estação comemorada com certa nostalgia. No fundo, os suecos estão todos de acordo sobre o que ele deve procurar e como ela deve proceder. Então, depois do jantar, muitas pessoas ainda querem sair dançando, como nos velhos tempos. De preferência em uma pista de dança ao ar livre próximo a um lago.

Dizem as crenças populares que em seu caminho para casa, as meninas e mulheres jovens devem escolher sete espécies diferentes de flores e colocá-las em seus travesseiros. À noite, seus futuros maridos irão aparecer em seus sonho.

Diz a lenda que à noite antes do Dia de Verão é uma época mágica para o amor. E ainda é, de certo modo. Durante esta noite o relacionamento de muitos é posto à prova. Sob a influência do álcool, a verdade aparecerá e conforme for poderá levar ao casamento ou  ao divórcio.

Como no  Pentecostes, o verão é uma época do ano popular para os casamentos e também cerimônias de batismo. Apesar dos suecos não serem muito devotos, estes gostariam de se  casar em uma igreja enfeitada de flores a entrada em forma  arco ao som de belos hinos.


A Professora Agneta nos diz que o Midsummer Day era originalmente comemorado no dia 24 de Junho para celebrar o apóstulo João Batistae o Pentecostes. Em 1953, este dia  foi transferido para o sábado mais próximo, portanto no dia 23 de junho.

No tempo que as pessoas viviam no campo, as celebrações do Midsummer na Suécia eram realizadas para receber o verão e era considerada a temporada da fertilidade.

Em algumas áreas, portanto, as pessoas vestiam-se como 'homens verdes', vestidos de samambaias. Eles também decoravam suas casas e ferramentas agrícolas com as folhagens, erguiam os mastros decorados com folhas e  dançavam ao redor, uma tradição que vem  provavelmente do século 16  , que foi modelada na tradição alemã. 

O verão era principalmente uma ocasião para os jovens, mas também era celebrada nas comunidades industriais da região central da Suécia, onde a todos os funcionários do moinho foi dada uma festa em que serviam  arenque em conserva, cerveja e aguardente. Somente no século 20, é que se tornou o mais sueco de todos os festejos tradicionais.

Desde o século VI D.C que as fogueiras eram acesas no Midsummer em toda a Europa. Na Suécia, foram encontrados principalmente na parte sul do país. 

Os jovens gostavam de visitar certos lugares considerados sagrados, onde bebiam a água que acreditavam trazer a cura e se divertiam com jogos e danças. Estas visitas eram um lembrete de como João Batista batizou Cristo no rio Jordão.

A noite de verão foi considerada por muito tempo uma noite mágica, e também era vista como o melhor momento para dizer o futuro das pessoas. As meninas comiam o mingau salgado ("mingau de sonho"), de modo que em seus sonhos, os seus futuros maridos possam trazer-lhes água, para saciar sua sede.

Na Noite de Verão, você pode também descobrir lugares onde o tesouro foi enterrado,  e por exemplo, pode estudar os raios do luar. Ao cavar o tesouro, você pode ser confrontado com coisas estranhas que poderá fazê-lo rir ou a falar como uma galinha manca puxando uma grande carga de feno, mas se você conseguir se manter em silêncio, você terá que encontrar o tesouro.

Também naquela noite, foi dito que a água foi transformada em vinho e samambaias em flores e que muitas plantas adquiriram poderes de cura em uma única noite do ano."











 (Po Tidholm é um jornalista freelance e um crítico do jornal de Estocolmo, Dagens Nyheter. Po Tidholm escreveu as principais seções sobre como nós celebramos hoje na Suécia. Agneta Lilja é um professor de etnologia em Södertörn University College, Estocolmo. Agneta Lilja escreveu as seções sobre a história das tradições suecas e festividades.)