quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Notícias da Suécia - A neve chegou

A neve chegou
Loide Branco




É o frio veio pra ficar pelo menos até o natal é o que diz aí na manchete..  e estes dias temos tido muita neve e vento congelante..

A neve para quem vem do outro lado do mundo é sempre um espetáculo bonito, mas nada prático no dia à dia. 

Principalmente se você depende de ônibus e tem que ficar esperando no ponto, também corre o risco de cair e se machucar..além do que acordar cedo é um horror pois lá fora esta tudo ainda escuro o dia demora a clarear e a noite chega muito cedo...por volta das 4 da tarde já escureceu e temos a sensação de que já é muito tarde..Fora o trânsito nas grandes cidades e o cuidado redobrado que se deve ter..

Além disso precisa se equipar bem com roupa apropriada senão vira literalmente um sorvete... fica difícil andar com tanta roupa e às vezes sentimos calor ao entrar em algum lugar com aquecimento daí lá vai tirar cachecol, luvas gorro...e antes de  sair coloca tudo de novo....




quase pronta pra sair....

hoje foi complicado...ainda bem que o trator veio para afastar um pouco a neve da rua...

Toda manhã tem sido um transtorno pois tenho que limpar a neve e colocar o carro pra funcionar pelo menos uns 15 minutos antes de sair de casa caso contrário já viu não dá para dirigir os vidros embassam, fora o gelo que se acumula..
minha rua às 8:40 da manhã....

O lago próximo a minha escola esta aos poucos congelando..

já não se ver a água...só o branquinho da neve..
Apesar de tudo eu amo esta época do ano..  : -)


domingo, 2 de dezembro de 2012

Loppis & Antik - Flea Market 
Loide Branco


No sábado saímos do "casulo" e fomos até Kristinahamn lá resolvemos então visitar o Loppis antes de ir ao centro a procura do mercado de rua...

Aqui na Suécia existe muitos Loppis  e alguns funcionam o ano todo, outros apenas no verão. Você pode comprar  móveis, utensílios domésticos, discos de vinil, livros, roupas, quadros, enfim o que imaginar. Alguns são mais finos e tem objetos de muito valor, outros mais simples mas que também tem seu charme.

Esse que fomos fica logo na entrada da cidade e é um casarão com dois pisos cheio de coisas interessantes, realmente se você gostar de quinquilharia igual a mim você iria se divertir por aqui.

O dono é bem simpático e agente se sente em casa.

Dessa vez só olhei não comprei nada pois não tenho onde por as coisas mas vontade não faltou...

Não tinha mercado de rua nesse fim de semana em Kristinahamn mas aproveitamos para tomar um café no meu lugar favorito porque nesse lugar você tem opções de vários tipos de café você escolhe o grão , depois ele é torrado e moído e o café  fica uma delícia. Nesse café eles tem um atelier de cerâmica e fazem objetos lindos  tudo é uma tentação...

Apesar do dia muito gelado nos divertimos um pouco..