sexta-feira, 15 de maio de 2015

Conhecendo Portugal


Castelo Branco ....uma pequena visita


Já fazia muito tempo que planejávamos uma visita à Castelo Branco, mas sempre deixávamos para "depois", ontem entretanto foi um daqueles dias que acordamos e decidimos ir...

Sempre houve uma curiosidade de minha parte em conhecer este lugar e perceber um pouco  da história e também porque o meu sobrenome é Castelo Branco, o que aguça a imaginação :)))

Pois bem, a viagem foi longa, deveria ter sido em torno de 150km mas acabou por ser quase 200km, fomos por um caminho que aparentemente era menor mas que no fim das contas era uma montanha que não acabava mais...mas a vista era lindíssima, muito verde, muitas quintas (fazendas), enfim um lugar excelente para um turismo rural..desde que você tenha um estômago forte porque há quilômetros de curvas sinuosas a perder de vista....

A cidade de Castelo Branco não é muito grande, mas tem um charme,  podemos avistar a muralha e a torre lá do jardim o que nos transporta para um outro tempo.

O Jardim do Paço Episcopal (ou de São João Baptista) é com certeza do ponto de vista turístico o grande ponto de partida e o seu simbolismo é algo muito interessante de saber.

Foi mandado construir pelo bispo da Guarda D. Joao de Mendonça cerca de 1720 depois de sua chegada de Roma onde viveu por 3 anos. Desconhece-se o paradeiro do desenho primitivo que provavelmente foi perdido no terremoto de 1755 bem como o de seu autor, mas suspeita-se que tenha sido um arquiteto italiano. 

O jardim foi inspirado no Jardim do Éden e evoca um paraíso na terra ainda que imperfeito. Seu estilo é barroco e fazia parte de uma grande unidade agrária, paisagísitca e estética que costumava-se designar por "logradouros do Paço Episcopal de Castelo Branco".

O paço serviu de residência permanente de vários bispos da Guarda a partir de 1771 até 1831. E em 1911 passa a ser tutelado pela Câmara Municipal. 

O Jardim divide-se em quatro lugares diferentes mas ligados por diversos pontos: a entrada, o patamar do buxo, o jardim alagado e o plano superior.

A entrada é desde 1936 pela Rua Bartolomeu da Costa e o portal  é do século XVIII. O Jardim do Buxo é o patamar principal divide-se em 24 talhões limitados por sebes e tem 5 lagos em alusão as 5 chagas de Cristo, além disso ostenta um elevado número de estátuas organizadas por percursos iconográficos como se o visitante tivesse um autêntico compêndio material e espiritual do mundo.

Assim pode observar-se o círculo do zodíaco, as quatro partes da terra, as 4 estações do ano, ao redor do lago central, encontram-se as três virtudes teologais - Fé, Esperança e Caridade - quatro virtudes cardeais - Justiça,  Prudência, Fortaleza e Temperança e uma virtude moral: a Lisura.  No fim no  vértice deste espaço carregado de simbolismo a fechar todas as compreensões da vida natural e espiritual, encontram-se: a morte, o juízo, o inferno e o paraíso. A vigiar todo este patamar em plano superior está o precursor de Cristo, aquele que não se achava digno de lhe desapertar as sandálias: João Baptista.

Bom,  há ainda vários detalhes históricos interessantes para descobir com paciência e muita leitura... adoramos conhecer esse lugar e pretendemos voltar mais uma vez para ver mais coisas... :-)) 

Prédio do Governo Civil




A entrada para o jardim é à esquerda, antes destes arcos, paga-se 2,00 euros



a entrada









Escada dos Apóstolos ...ao todo 33 degraus.. o mesmo ano que Cristo tinha quando foi morto

Escada dos Reis






Jardim alagado







Esse jardim é outro...o da cidade