sábado, 5 de maio de 2012


Pippi Långstrump 

Loide Branco


foto: eine Seite zurückhopsen

 Pippi Långstrump em Sueco ou em  inglês Pippi Longstocking ou ainda em português algo como Pippi Meias longas???? fofa né???

    A história de Pippi foi criada pelo autor sueco Astrid Lindgren e as primeiras publicações datam de 1945 à 1948 sendo que uma série adicional de 6 livros foi publicada em 1969-1975 e duas histórias finais foram publicadas em 1979 e 2000 este livro foi traduzido em 64 línguas e de tão famosa acabou virando série na televisão e posteriormente chegou aos cinemas. 
   
   Por estas terras, essa garotinha de cabelo vermelho-fogo arrumado com tranças bem firmes (daquele jeito com uma espécie de arame para dar aquele toque de quem levou um susto...rs) é bem famosa porque embora tenha somente 9 anos e de não ter uma educação formal ela não é nada convencional, tem uma personalidade forte e uma força sobrenatural é capaz de levantar o seu cavalo com uma só mão sem nenhuma dificuldade. Pippi respeita os adultos mas às vezes zomba dos mesmos e em certas ocasiões fica muito irada principalmente se algum adulto tentar maltratar o seu cavalo. Pippi tal qual Peter Pan, não quer crescer...

   Pippi diz ainda que seu nome completo é "Pippilotta Delicatessa Windowshade Mackrelmint Ephraim's Daughter Longstocking", complicado né??? rs
     
     Conta-se que é filha do marinheiro Longstocking Efraim, capitão do veleiro Hoptoad (hoppetossa em sueco) de quem herdou Pippi seu senso comum e uma força incrível. Seu pai comprou a Villa Villekulla para dar a sua filha uma vida familiar mais estável do que a bordo do navio embora Pippi ame a vida de marinheiro e seja melhor marinheiro e timoneiro do que a maioria da tripulação de seu pai, Pippi retirou-se parai a Villa de  Villekulla depois que seu pai ficou perdido no mar mas estava determinada em sua crença de que seu pai ainda estava vivo e tinha sido feito rei (negerkung ou "rei negro" no original) e que iria procurá-la na Villa.


    Embora seja a garota mais forte do mundo Pippi e sua força sempre impressionar e confundir as pessoas, Pippi não é violenta, toma sempre cuidado quando precisa fazer uso de sua força, e isso pode ser visto no primeiro livro quando dois policiais  querem levá-la para o orfanato contra a sua vontade; ela também é vista nos vários filmes levantando o cavalo e o livro menciona Pippi movendo seu cavalo Old Man, carregando-o de um lugar para outro bem como o carro, a balança, tudo pesando acima de 1.000kg, ela também se vê livre das grades da janela da prisão e também lança piratas pelo quarto, entretanto a origem de sua força nunca foi explicada.

    Seu pai foi levado para uma ilha do Mar do Sul conhecida como Kurrekurredutt Ilha onde se tornou o "chefe da gordura branca" pelos nativos. O capitão regressa a Suécia para trazer Pippi para a sua casa nova nos Mares do Sul mas Pippi que,  encontra-se ligada aos seus novos amigos e a Annika decide ficar onde estar, embora de vez em quando viaje com seu pai a bordo do Hoptoad incluindo Kurrekurredutt onde ela foi confirmada como a filha do "chefe da gordura branca", a princesa Pippilotta.
    
   Essa história me  fez lembrar um pouco a espirituosa e inteligente Emília de Monteiro Lobato e de como eu adorava assisitr o "Sítio do Pica-Pau Amarelo" versão preto e branco...que histórias, que aventuras  algo que marcou a minha infância.


   Espero em breve poder ler em Sueco todas essas aventuras afinal é sempre bom nos transportarmos para este mundo mágico de aventuras e possibilidades.


(fonte: wikipedia)


    






Cotidiano na Suécia

Fomos tomar um café 
Loide Branco




       No feriado de 1o. de Maio o dia realmente esteve perfeito, e aproveitamos para dar uma volta, tomar um café e apreciar esse dia. Fomos para Laholm primeiro e a estrada estava calma, a vista deslumbrante das fazendas que agora estão com uma nova cor, tudo verdinho e florido.. Em Laholm, visitamos os arredores da Igreja do século XIV que estava fechada devido ao feriado, depois perambulamos pelas ruas estreitas.

   Decidimos ir para o centro de Halmstad, as pessoas deitadas nos gramados, aproveitando o dia de sol, cafés, pubs cheios e também pudemos ver os carros antigos e bem cuidados passeando pelas ruas ao som de rock dos anos 50 e 60. Paramos para comer alguma coisa no Harry's Pub que por sinal é um charme, depois fomos andar mais um pouco  para aproveitar bem o dia..voltamos para casa revigorados.




aqui é Laholm...as pessoas fazem piquenique, pescam, é como um pequeno parque

e do outro lado desse lago temos esse restaurante e café que por sinal é muito agradável e com ótimo preço




e de um dia para o outro...as flores explodiram

grande e singela.. a torre é de 1400 e o restante da construção é de 1811, resistiu a incêndio e hoje mantém-se linda e branca...dentro tem um crucifixo de 1400...infelizmente estava fechada..


em breve terei meu canto também... :-)

dia lindo...

e um presente para os olhos...vários carros antigos desfilando pelas ruas de Halmstad ao som de rock dos anos 50, 60...cool!

lindo..




uma paradinha no Hary's Pub...muito charmoso e um atendimento impecável..



mais uma voltinha..

tirando uma soneca

árvore toda enfeitada com chupetas e brinquedos..

o cavalinho da  Pippi Långstrump (próximo post)

olha a Pippi de cabeça pra baixo..

abrigo para gatos..é aqui as pessoas também abandonam e tem um aviso imenso na porta para quem comete esse ato...não pude entrar porque era feriado..

casa dos gatos..vou voltar aqui porque AMO os bichanos..quem sabe o meu futuro bichano esteja a minha espera..

e do outro lado do rio...

     E assim se foi mais um feriado..

domingo, 29 de abril de 2012

Pequenas notícias..

Notícias - Curtas
by Loide Branco


A vida transcorre normal e rotineira do lado de cá, o frio ainda não foi embora totalmente, tivemos uma semana de chuva por aqui e parece que  o verão não chega nunca. No entanto, já podemos ver as modificações que a cidade apresenta, ou seja, a apatia e falta de vida do inverno aos poucos vai dando lugar a alegria da primavera que chega e a promessa e expectativa de um verão maravilhoso.

Na rua podemos ver o trabalho intenso dos donos de cafés, pubs para colocarem as mesas e cadeiras do lado de fora e basta sair um raio de sol para que as pessoas saiam para as pequenas explanadas para aproveitar o dia.

Pois bem, resolvi então mostrar um pouco das notícias locais e a primeira é esta abaixo..

Segundo o jornal Kvällsposten de 28 de Abril, existe uma preocupação crescente com o aumento da população de lobos, que está avançando mais e mais. Por um lado os fazendeiros que temem o ataque aos seus rebanhos, por outro lado os protetores de animais que não querem que os animais sejam exterminados, no entanto o problema está na mesa e com certeza ainda trará muita controvérsia...

Esta manchete me fez lembrar  o filósofo Tomaz Hobbes e o seu livro Leviatã e a famosa frase:  "Homo homini lupus"  ou seja, o homem é o lobo do próprio homem...e na minha modesta opinião não devemos temer aos lobos mas sim ao homem.


                                                           foto: Sten Westbergen


Saindo do plano filosófico (olha a minha audácia!!) da questão dos lobos, a segunda notícia e para rir mesmo....pois...sai na capa que este final de semana teríamos uma temperatura de 20 graus, um "calor" fenomenal!!!! Pura mentira, (pelo menos por aqui o que tivemos foi chuva, tempo nublado e frio...e nada de 20 graus mas sim 10 graus durante o dia quando muito e a noite a temperatura simplesmente cai mais ainda...portanto: estou a espera!!! :-)




A terceira notícia então é sobre o feriado de Valborg...já deu para perceber que na Suécia existem muitas comemorações e todas tem um sentido um tanto mistico, ainda pagão em sua raiz para  (o terror dos muitos conservadores...) mas tenho cá comigo que é uma desculpa para festejar e beber muito...hahah

Sobre o feriado de Valborg - Walpurgis conta-se que remonta a muito tempo atrás deve ter surgido em Uppland no século 18 e segundo as muitas definições entre elas a de Sir James George Frazer no livro  "Golden Bough" algo como "Ramo de Ouro"ele descreve o Valborg sendo uma festa popular em que as pessoas fazem uma grande  fogueira no alto das colinas e a mesma é acesa com a fricção de duas pedras. Como os fazendeiros daquela época deixavam seus animais pastando, então eles faziam a fogueira  para afugentar os animais predatores, uma outra tradição já não mais praticada no Sul da Suécia  conta que os jovens íam pela floresta no crepúsculo colhendo galhos e ornamentos para enfeitar suas casas na vila e que esperavam através desta tarefa serem pagos com ovos.

Em nossos dias a comemoração do "Último dia de Abril" é como se fosse um adeus ao inverno e uma celebração para o início da primavera e em cada lugar comemora-se de um maneira mas em rigor há músicas tradicionais cujo tema é a primavera e dai os Festivais de Primavera com orquestras, coros, reunindo jovens, adultos, crianças é uma festa para todos e as pessoas preparam o café da manhã e incluem morangos e champagne, depois aproveitam o dia nos parques ou podem ir acampar, fazem churrascos e claro bebem muito junto com suas famílias e amigos. 

Acho ótima esta ideia de comemorar uma nova estação. :-))))