domingo, 29 de abril de 2012

Pequenas notícias..

Notícias - Curtas
by Loide Branco


A vida transcorre normal e rotineira do lado de cá, o frio ainda não foi embora totalmente, tivemos uma semana de chuva por aqui e parece que  o verão não chega nunca. No entanto, já podemos ver as modificações que a cidade apresenta, ou seja, a apatia e falta de vida do inverno aos poucos vai dando lugar a alegria da primavera que chega e a promessa e expectativa de um verão maravilhoso.

Na rua podemos ver o trabalho intenso dos donos de cafés, pubs para colocarem as mesas e cadeiras do lado de fora e basta sair um raio de sol para que as pessoas saiam para as pequenas explanadas para aproveitar o dia.

Pois bem, resolvi então mostrar um pouco das notícias locais e a primeira é esta abaixo..

Segundo o jornal Kvällsposten de 28 de Abril, existe uma preocupação crescente com o aumento da população de lobos, que está avançando mais e mais. Por um lado os fazendeiros que temem o ataque aos seus rebanhos, por outro lado os protetores de animais que não querem que os animais sejam exterminados, no entanto o problema está na mesa e com certeza ainda trará muita controvérsia...

Esta manchete me fez lembrar  o filósofo Tomaz Hobbes e o seu livro Leviatã e a famosa frase:  "Homo homini lupus"  ou seja, o homem é o lobo do próprio homem...e na minha modesta opinião não devemos temer aos lobos mas sim ao homem.


                                                           foto: Sten Westbergen


Saindo do plano filosófico (olha a minha audácia!!) da questão dos lobos, a segunda notícia e para rir mesmo....pois...sai na capa que este final de semana teríamos uma temperatura de 20 graus, um "calor" fenomenal!!!! Pura mentira, (pelo menos por aqui o que tivemos foi chuva, tempo nublado e frio...e nada de 20 graus mas sim 10 graus durante o dia quando muito e a noite a temperatura simplesmente cai mais ainda...portanto: estou a espera!!! :-)




A terceira notícia então é sobre o feriado de Valborg...já deu para perceber que na Suécia existem muitas comemorações e todas tem um sentido um tanto mistico, ainda pagão em sua raiz para  (o terror dos muitos conservadores...) mas tenho cá comigo que é uma desculpa para festejar e beber muito...hahah

Sobre o feriado de Valborg - Walpurgis conta-se que remonta a muito tempo atrás deve ter surgido em Uppland no século 18 e segundo as muitas definições entre elas a de Sir James George Frazer no livro  "Golden Bough" algo como "Ramo de Ouro"ele descreve o Valborg sendo uma festa popular em que as pessoas fazem uma grande  fogueira no alto das colinas e a mesma é acesa com a fricção de duas pedras. Como os fazendeiros daquela época deixavam seus animais pastando, então eles faziam a fogueira  para afugentar os animais predatores, uma outra tradição já não mais praticada no Sul da Suécia  conta que os jovens íam pela floresta no crepúsculo colhendo galhos e ornamentos para enfeitar suas casas na vila e que esperavam através desta tarefa serem pagos com ovos.

Em nossos dias a comemoração do "Último dia de Abril" é como se fosse um adeus ao inverno e uma celebração para o início da primavera e em cada lugar comemora-se de um maneira mas em rigor há músicas tradicionais cujo tema é a primavera e dai os Festivais de Primavera com orquestras, coros, reunindo jovens, adultos, crianças é uma festa para todos e as pessoas preparam o café da manhã e incluem morangos e champagne, depois aproveitam o dia nos parques ou podem ir acampar, fazem churrascos e claro bebem muito junto com suas famílias e amigos. 

Acho ótima esta ideia de comemorar uma nova estação. :-))))


Nenhum comentário:

Postar um comentário