quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cotidiano na Suécia -

Cotidiano na Suécia - coisas do meu dia à dia 2
Loide Branco






Mas o meu dia não terminou fomos então para o supermercado e queria mostrar algumas coisas...




Essa embalagem é algo que nunca imaginei mesmo....parece aquelas de peito de peru mas no fundo isso aqui é geléia e há várias opções e sabores - adorei a ideia!!!


Isso aqui também é legal...parece pasta de dente mas o sabor é de queijo, presunto, bacon,  salaminho,caviar, o que você  imaginar..

Esses são de maionese

A maionese é boa, o de queijo também o de caviar para mim não rola e quanto aos outros...não sei...

uma espécie de hamburger de peixe...esse eu gosto

pudim de peixe....também é bom..

Obaaa aqui tem feijão sim senhor: preto, jalo, carioquinha e até o fradinho...

E também tem arroz....salvação!!!!!

Não tem o leite moça nestlè mas tem o RAINBOW que tem o mesmo sabor!!!

Eu realmente me divirto quando vejo tanta coisa diferente, pequenas coisas do dia à dia, que estamos acostumados de um jeito e de repente temos que perceber de outro...e vcs já perceberam que eu não tenho o que fazer né????rsrsrs

:-))))



Cotidiano na Suécia -

Cotidiano na Suécia -  coisas do meu dia à dia I
Loide Branco


O tempo.....sempre achava estranho o jeito do Jon de estar sempre preocupado com a previsão do tempo, todo dia ele tinha que consultar e como é um homem do mar, já viu consultava até o céu e as estrelas..rs e agora eu me pego fazendo as mesmas coisas....de olho na temperatura....antes não fazia porque no Brasil temos sol quase que o ano todo...então nunca nos preocupamos muito..

Isso já foi pior...hoje o sol brilha
Desde semana passada que o tempo não estava dando trégua, vento forte, chuva, neve e esses dois últimos dias aqui onde moro achei que nossa casa ía voar de tão forte que estava a ventania...mas graças à Deus a males que vem para o bem e a chuva dos últimos dias ajudou a derreter a neve que vinha se acumulando e hoje amanheceu um lindo dia ensolarado do jeito que eu tava sonhando e então tive que sair finalmente da minha toca.

E com minha lista de coisas para fazer fui para a cidade mas claro primeiro fui levar o lixo para reciclagem, sim tenho que levar pois aqui perto onde moro não temos postos de coleta dai como já vinha separando a pelo menos 2 semanas os plásticos, latas, vidros e etc...coloquei tudo no carro e lá fomos eu e Lucas ...quando cheguei lá aquilo tava lotado, e tinha algumas senhoras fazendo o mesmo inclusive uma senhora muito idosa de uns quase 80 anos, achei tão fofinho ela com a sacolinha indo de um lado para o outro (quis tirar uma foto dela mas fiquei sem graça...)..e fiquei pensando...nossa como eu produzo lixo, em duas semanas juntei tanta coisa e tive que colocar tudo em 2 sacos de 50 litros...agora imagine você isso tudo em grande escala...




Aqui vc pode descartar tudo..são vários como estes e cada um é para uma determinada coisa e embora esteja escrito em sueco, tem umas figuras então não tem como fazer errrado

Coisa simples não é??? sempre acho legal  porque queria que no meu país as coisas fossem assim...mas tudo bem um dia quem sabe..




 Agora vou seguindo viagem...


:-))))


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Suécia - aspectos e curiosidades II

As Casas de Madeira Suecas
Loide Branco




Sempre me pergunto como que estas casas de madeiras conseguem se manter diante deste clima que é muito rigoroso porque no Brasil estamos acostumados com casas feitas de tijolos e que parecem ser muito mais seguras. 

Mas a verdade é que o homem desde que deixou de viver em cavernas, procurou alternativas e entre elas a madeira para fazer abrigos daí que o aproveitamento de madeiras para a construção e "existem testemunhos arqueológicos de que no período Neolítico se utilizavam as construções em troncos de árvores e os historiadores Romanos ( entre eles Tácito ) afirmavam que já naquele tempo, na Alemanha, se construíam casas em que se utilizavam troncos cortados em secção quadrangular". (fonte: Casema casas especiais de madeira)
onstrução de túmulos de Reis
Segundo o Guia American Express as casas de madeiras não eram consideradas bonitas por esta razão passaram a ser pintadas de vermelho para parecerem feitas de tijolos ou de amarelo e assim parecerem feitas de pedra, uma tradição que foi preservada.

Por aqui, todos os edifícios desde a cabana mais simples até a mansão mais luxuosa são de madeira oriunda das extensas áreas florestais. A madeira brilha nas casas senhoriais de Hälsingland e nas requintadas casas de comerciantes do arquipélago de Estocolmo. Ainda hoje, os arquitetos desenvolvem maneiras de inovadoras de usar este material tradicional.

Mansão de Skogaholm que foi construída  1680 originalmente pintada de vermelho mais no seculo seguinte recebeu a fachada amarela hoje encontra-se no museu de Skansen

Uma cabana feita de toras nas montanhas de Ruandan

Farol de madeira de Bonan construido em 1840

Arquitetura de madeira contemporânea Museu Nórdico da Aquarela de Skarhamn

Com certeza que há muita coisa a ser dita sobre construções de casas, arquitetura, sustentabilidade e outras coisas mais, de minha parte quero apenas mostrar um poquinho da beleza deste país.

Abraços,

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Suécia - aspectos e curiosidades I

Você Sabia???
Loide Branco






foto:  leoni.art.br






Que o Reino da Suécia é um dos maiores países do norte europeu estendendo-se por 
449 964km e numa estimativa de em 2011 haver 9 415 295 milhões de habitantes com uma densidade de 20 habitantes  por km2, os Suecos têm muito espaço. Há áreas arborizadas com baixa densidade populacional em que as cidades rareiam e estão muito dispersas.


A partir da década de 50 do século XIX quando a população crescente dependia da terra e de um sistema agrícola primitivo, a Suécia já não conseguia sustentar o seu povo. A emigração para a América do Norte era a saída e mais de 1 milhão de Suecos  atravessou o Atlântico.


Em finais do século XIX e em grande parte graças à chegada das estradas de ferro, a Suécia começou a explorar os seus ricos recursos naturais.


A silvicultura e a indústria do cobre foram criadas e os rios foram aproveitados para a produção de energia hidroelétrica. Surgiram grandes empresas industriais, como a Ericsson, a Volvo e a Scania. As necessidades da indústria levaram à migração em massa. Hoje, 85% da população Sueca vivem nas cidades e menos de 2% ocupam-se da agricultura.


No período do pós-guerra, a necessidade de trabalho levou mais à imigração.  O grande número de imigrantes aumentou ainda mais em finais do Século XX com a chegada de refugiados de vários países em conflito. A Suécia é atualmente o país nórdico mais multicultural.

Que a Suécia tem 1572km de norte a sul e que partilha a fronteira ocidental com a Noruega e a fronteira oriental com a Finlândia? 

Que o Extremo Norte e a terra do sol da meia noite, onde a luz solar brilha 24 horas por dia no pico do verão e que é quase inexistente no inverno e que nessa área de montanhas e tundra é o lar dos Samis (Lapões) e dos seus rebanhos de renas?

E que para o sul as florestas e os terrenos pantanosos de Norrland são os habitat de inúmeros alces e aves e no extremo sul nas planícies de Skåne e a área em redor dos grandes Lagos são bons terrenos aráveis?


Para leste, as ilhas verdejantes do arquipélago de Estocolmo contrastam com a rocha nua da linha costeira ocidental .


Um país moldado pelo gelo e que a cordilheira que se estende por parte da fronteira da Suécia com a Noruega setentrional abrange vários picos com mais de 2000m de altitude?

E que formou-se quando o gelo que cobria o país até a 10 000 anos recuou para norte deixando a sua marca na paisagem à medida que moldava as montanhas e que vários glaciares dessa época ainda existem no Norte?

Que os suécos são apaixonados pela natureza e entende-se o porquê - o seu país tem algumas das poucas regiões selvagens ainda existentes na Europa.

Que esta nação enriqueceu graças aos seus recursos naturais e ao talento dos seus engenheiros?

Que tem um patrimônio rico em música, literatura e tradições populares?

Que o clima é relativamente ameno face a sua situação geográfica e dos efeitos das Correntes do Golfo sentidos na Escandinávia? 

Que crescem pepinos no Vale de Torne fronteiriço à Finlândia a uma latitude a que na Groenlânda impera o gelo?

E que devido a extensão do país a temperatura no Outono e na Primavera podem variar em mais de 20o C? E que a Suécia sententrional detém o recorde de temperatura mais baixa -53oC enquanto Ultuna perto de Uppsala, detém o recorde da temperatura mais elevada 38oC?

Que apesar dos ocasionais invernos verdejantes do Sul a queda de neve pode ser intensa?

A pior tempestade de neve teve lugar em Skåne em Fevereiro de 1979 enquanto o nevão mais intenso de 150cm ocorreu em Gävle no centro do país no dia 4 e 5 de Dezembro de 1998? 


Que a Capital e cidade mais populosa é Estocolmo.


Que a língua oficial é o Sueco e que há línguas minoritárias. finlandês, meänkieli,sami ou lapão, romani,iídiche.


Que o Governo é uma Monarquia Constitucional sendo o Monarca Carlos XVI Gustavo o Primeiro Ministro Fredrik Reinfeldt e o Presidente do Parlamento Per Westerberg.


Que entrou para a União Europeia em 1995.


Que o PIB (base PPC) estimativa de 2006 tem um total de US$ 336 bilhões (35o.) e per capita US$ 34 735 (14o.).


Quanto aos indicadores sociais:
Gini 2005 - 23 (baixo), IDH (2010) 0.885 (9o.) - muito elevado, esperança de vida 80,9 anos(7o.), mortalidade infantil 3,2 mil nascimento (4o.), alfabetização 99,0% (19o.).


A moeda é a coroa sueca - SEK


Código de internete é  .se


Código de telefone é + 46


É certo que todas essas informações podem ser lidas nos diversos sites, livros disponibilizados a todos e que talvez você já saiba de tudo isso...mesmo assim achei e acho interessante por isso compartilho.


Abraços,


 fonte: (Guia American Express, Wikipédia)