quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Coisas que gosto

Coisas que gosto - Quadrinhos e Humor
by Loide Branco





imagem: Linier



Lembro que quando era "pequena", ( e diga-se que ainda sou.. ), gostava muito de ler revistas em quadrinhos, aliás na minha época de meninice não havia muitas opções, era brincar na rua de correr, se esconder, jogar pedrinhas, bonecas de pano, de plástico, correr na chuva, subir em árvores, era assim que o tempo passava feliz, mas de vez em quando uma revista em quadrinhos aparecia em minhas mãos, e como eu me divertia com o Pato Donalds, o Pateta, a Mônica, o Cebolinha o Cascão, a Luluzinha essa eu adorava..nossa como era divertido.

O tempo passa, não.. o tempo voa e a vida se modifica, mas têm coisas que agente não deixa de gostar e uma das coisas que gosto são essas "tirinhas de humor" que encontramos nos jornais, lembro quando fazia coleção dos quadrinhos do Calvin que vinha no Jornal  O Estado de São Paulo o Estadão...

Por acaso descobri "Enriqueta" o seu autor é Ricardo Liniers Siri, Argentino ganhador de vários prêmios entre eles em 2009 o Trofeu HQ Mix o mais importante prêmio brasileiro para quadrinhos,  que publica Macanudo no Jornal La Nacion.

Quanto a sua obra segundo a Zarabatana Books  é "rica em humor, crítica de costumes, nosense, poesia. Cada tirinha da história em quadrinhos do argentino Liniers é uma surpresa e um deleite. 

Em Macanudo desfila uma imensa galeria de personagens insólitos e divertidos: e entre eles a Enriqueta, com seu gato Fellini e o ursinho Madariaga".


Copiei aqui algumas, veja e curta!



Linier

Linier

Linier

Linier

Linier


Linier

Linier

Linier


Linier



Um dia Feliz!!!!


beijos


:-)

domingo, 11 de dezembro de 2011

Cultura - Natal na Suécia III

As várias " histórias" mais ou menos contadas aqui por mim  sobre o Glögg e seus ingredientes

by Loide Branco

Blossa glögg


gostei da garrafinha com o Papai Noel esse glögg é concentrado


Os Gregos e os Romanos já eram conhecidos por deixar o vinho curtindo adicionando especiarias para intensificar o seu sabor e porque também foi dito que tinha benefícios medicinais (aproveitaram, e surge o marketing!!!rs). Os mercadores ingleses em 1500 por sua vez nomearam o vinho de especiarias de Hippocras, inspirados pelo nome do famoso médico grego Hipócrates  ( 460Tessália377 a.C.) conhecido como o "Pai da medicina". (Aí a  bebida não tinha como não se tornar popular!!!)

A história do  "mulled wine"  ou vinhos com especiarias nos leva  para a Idade Média onde estes já eram muito populares e considerados saudáveis além do que, dizem que as especiarias amenizavam o gosto do vinho que não era lá essas coisas. 

Aqui na Suécia, de acordo com o Museu de Vinhos e bebidas espirituosas (destiladas) de Estocolmo, o Rei Gustav I Vasa da Suecia era apreciador de uma bebida feita de vinho alemão, açúcar, mel, canela, gengibre, cardamo e cravos. Que foi posteriormente chamada de "glödgad vin" em 1609 o que significava (mais ou menos) "vinho quente brilhante". A palavra "glögg"  é portanto uma forma curta que apareceu em 1870.

Sua popularidade espalhou-se pela Europe e em 1890 tornou-se uma tradição de Natal. Frequentemente usada como uma "poção de saúde" prescrita para uma variedade de males especialmente tensões musculares induzidas pelo trabalho de retirar a neve com pás. (desculpa de bebum!!!!)

A palavra sueca portanto para  "mulled wine" é Glögg provém do verbo "aquecer" e o termo Glögggat vin literalmente "vinho quente" apareceu na Suécia em 1609 e conta-se que já nesse tempo alguns países já não bebiam o vinho quente, porém a tradição têm permanecido em alguns países europeus inclusive na Suécia.


Originalmente o "glögg" era menos caloroso mas uma receita de 1898 mostra que era feito de sedimentos de barris do vinho do Porto, vinho tinto encorpado, sherry, açúcar, canela, amêndoas, uvas passas, vagem da baunilha, não muito diferente do das receitas de hoje.

Há muitas receitas dessa bebida tradicional. Ao invés de brandy muitas receitas suecas chamam de aquavit, uma bebida destilada e aromatizada com sementes de cominho. O "gluggi"  Filandês têm frequentemente vodka. Fora da Escandinávia, os Alemães fazem uma variação chamada "glühwein" (vinho brilhante) com uma base de vinho branco e na Irlanda é feito com Irish whisky. Nos EUA alguns fazem com bourbon.

As especiarias e sabores mudam frequentemente há muitas receitas que usam o cardamo, casca de laranja, uvas passas, amêndoas e a quantidade de açúcar pode variar, alguns usam mel, alguns deixam as especiarias apurar depende do gosto de cada um.


J.D. Grönstedt & Co foi um dos maiores mercadores de vinho em Estocolmo. O "mulled wine" deles continham a fusão de vários vinhos com xarope de açúcar, uvas passas, amêndoas doces, canela, cárdamo, cravo e às vezes baunilha.  Em 1917 J.D. Grönstedt & Co produziram Blossa Glögg utilizando a antiga receita tradicional. 

Embora exista dezenas de marcas diferentes, na época do Natal na Suécia, são produzidos 5 milhões de litros de Blossa Glögg que é considerado o "muled wine" tradicional. Estes dizem que o seu Blossa Glögg é feito de acordo com uma receita preservada que data do século XIX cuja base é de um vinho tinto encorpado rico em sabor de especiarias  clássicas do "blossa mulled wine" que tem um aroma de especiarias com uma pitada de gengibre cujo sabor é por sua vez balanceado com a distinta e característica pitada de cardamo e cravos.

Sirva Blossa Vinglögg aquecido em pequenos copos ou taças com uvas passas e amêndoas. Para uma sensação de sabor real sirva com uma pitada de gengibre e queijo azul. Esse possui 10% de álcool.

Já o BLOSSA Trestjärnig Starkvinsglögg com conhaque é produzido com um vinho mais forte, especiarias e um conhaque fino. É mais seco, encorpado com um sabor mais ardente que o glögg tradicional porque têm um bouquet de especiarias e um carácter de conhaque distinto. Possui 21% de álcool.

Sirva aquecido com uvas passas e amêndoas. Poderá também ser servido a temperatura ambiente com bolo de chocolate ou doces natalinos. 

No Brasil, nós não temos a tradição de bebermos vinho quente no Natal, talvez porque seja já o verão e o clima mais quente, usamos o vinho quente na época do inverno, nas festas juninas o que é muito popular. 

Também não ouvi dizer que se bebe vinho quente em Portugal na época do Natal. 

Já perceberam que gosto um pouco de "histórias", é verdade, acho que nos faz perceber muitas coisas. Gosto de saber sobre os costumes antigos, o significado das palavras, como as coisas surgiram, é sempre interessante não termos aquela ideia de que "fazemos as coisas por que são e sempre foram assim", fazemos porque participamos de uma tradição que remonta muitos séculos, porque preservamos a nossa cultura e passamos para nossos filhos que por sua vez passarão para os nossos netos e bisnetos. 

A verdade é que os povos influenciam uns aos outros em seus costumes e cada um dá uma pitada especial em suas receitas dando um sabor diferenciado e único.

Vamos por nosso lado, observando e percebendo que na realidade fazemos parte de um mundo que na verdade não é tão diferente e nem tão grande assim, porque no fundo partilhamos dos mesmos anseios, temos mais ou menos os mesmos pensamentos para muitas coisas o que estreita a nossa convivência.

Hoje é o Terceiro Domingo do Advento dia de ascender a terceira vela, a cor de rosa que simboliza a Alegria. Dia de estar com a nossa família ( claro que não só hoje, todo dia é dia de estarmos com nossos queridos). Mas vamos aproveitando essa expectativa que é a chegada do Natal.

Um bom Domingo a todos!!

:-)



fontes sobre:
Hipócrates,wikipedia, 

"Swedish glögg for winter warming"

 knol a unit of knowledge,
knol.google.com