quarta-feira, 17 de julho de 2013

Férias Noruega - II Tafjord


II -Tafjord - Noruega
Loide Branco




Após a subida da Trollstigen continuamos a viagem por mais alguns kilometros, parecia não chegar nunca, a estrada estava vazia, só havia floresta de um lado e de outro e eu imaginando que qualquer hora podia aparecer um urso, lobos ...não apareceram, apenas um alce solitário que parecia mais um cavalo conforme disse no outro post...estamos tão acostumados a vivermos em cidades, em apartamentos em espaços fechados que quando nos vemos num ambiente diferente, numa floresta, numa montanha, num lugar ermo,  parece que apertamos aquele botão de arleta pelo que poderá  de repente se depará...

Gostei do silêncio, do ar puro e perfumado de tanto verde, do verde escuro dos pinheiros, da estrada a frente estreitada por tantas árvores, das cascadas de água a cair da montanha, de ver o poder de Deus revelado na natureza... \e algo a admirar.

Chegamos a Tafjord o dia já havia amanhecido, eram quase 4 da manhã, coisa comum no verão da Escandinávia. As noites são curtas o dia se estende noite a dentro, é muito bom quando estamos fazendo uma viagem assim, pois podemos apreciar muito mais a paisagem.

Tafjord é uma vila localizada no município de Romsdal, fica numa espécie de vale, é bem pequena o acesso pode ser por barco ou pela cidade de Sylte basicamente a estrada vai pelos tuneis um deles tem 5km, parece não acabar nunca e não gostei da sensação de estar literalmente dentro da montanha, mas é bonito, bem cuidado e fico só imaginando o tanto de dinheiro para se fazer esse acesso..

Em abril de 1934 houve um deslizamento de aproximadamente 2.000.000 metros cúbicos de rocha da montanha de Langhamaren o que causou um tsunami matando 47 pessoas que viviam na vila. As ondas alcançaram 62 metros de altura onde ocorreu o deslizamento das rochas 7 metros em Sylte e aproximadamente  16 metros em Tafjord foi sem dúvida um dos piores desastres naturais ocorrido no século XX na Noruega.

Mas a nossa chegada foi calma, o dia estava bonito e ensolarado fomos recebidos muito bem pelos nossos anfitriões e fui direito tirar uma soneca, esticar as pernas para poder aproveitar o dia, pois naquele dia teríamos a feira anual de comidas típicas e claro um mercado de coisas usadas chamado de Lopis...eu queria recarregar a minha bateria muito rápido e aproveitar todos os momentos.

nesse espaço usado pela comunidade local..produz-se cerveja e os animais caçados são trazidos pra ca para  a preparação




Ano 1923, funciona perfeitamente 

4 pedais...




usina de energia

esse camping é bem legal tem tb piscina...



caixas de correio da rua



e tem sempre um caminho com água a correr..



restaurante


menu do dia...cafezinho...bolooo humm

esse restaurante é muito bonito


tem 4 pedais



morangos na beira da estrada

aqui tem uma estação de energia são 8 as usinas espalhadas pela motanha












na antiga escola

essa foto da época mostra a altura das ondas do tsunami




antigamente não havia dinheiro para telhados então  era coberto com mato mesmo...

exposição de quadros pelo caminho


plantação de morangos





tinha até bastante gente considerando o tamanho da vila..

na feira anual..





:-)))