terça-feira, 21 de abril de 2015


Arte-Terapia, uma brincadeira de adultos
by Loide Branco

Ilustrações de Sophie Leblanc
"Quem queira serenar a sua mente deverá cultivar os factores da iluminação, a saber: a atenção, a indagação da realidade, a energia, o desfrutar, o sossego, a concentração e a equanimidade." (Buda)


E guardada dentro de mim, trago a lembrança da infância, das brincadeiras de rua, da melhor amiga, de tomar banho de chuva sem medo de relâmpago, de subir em árvores, de todas aqueles dias felizes em que a peocuação com o existir não fazia parte do pensamento

Sempre gostei das aulas de educação artística, dos trabalhos manuais, mas nunca fui talentosa, não sei desenhar um ovo de forma correta, mas aprecio e valorizo quem o faz.

A arte em si seja ela de qual maneira for (no meu entender) transmite tranquilidade, beleza e esperança de que nem tudo nesse mundo está perdido, ainda há beleza :)

Pensando nisso, e nas últimas notícias  sobre os livros de arte-terapia para adultos, como um meio de relaxar, um hobby em que podemos relaxar  a mente da correria e dos problemas diários e usar um pouco de criatividade e muita paciência.

a minha primeira tentativa no livro ... :)) adorei a experiência

O livro "Secret Garden" ou Jardim do Segredo da Johanna Basford é uma sensação, tem gravuras lindíssimas que podem ser exploradas com diversas cores e diversas técnicas isso claro, se a pessoa tiver mais conhecimento.

Não sou uma pessoa de "modas"  mas essa "moda" me atraiu, primeiro porque sempre gostei de pintar, acho muito relaxante, eu costumava pintar em tecido mas desde que mudei para Portugal, larguei minhas coisas. Quando estive em São Paulo, a minha sobrinha que tem 4 anos, me trouxe seu livrinho de pinturas e ficamos as duas escolhendo qual desenho, as cores, e voltou aquela vontade de pintar novamente.
Milene treinando a coordenação e a paciência :)))
Eu queria comprar o Jardim Secreto, porque adoro flores mas aqui em Coimbra está esgotado, claro que podemos comprar online mas demora uns dias e  eu queria para "agora",  daí, encontrei na Fnac estes dois que gostei: "Arte-terapia 100 Jardins Extraordinários para colorir" , com ilustração de Sophie Leblanc editora O Arco de Diana e o  outro "Mandalas e outros desenhos budistas para colorir" editora Grupo  Planeta. Esse livro tem diversos ilustradores e também tem algumas frases interessantes para nos fazer refletir. Os livros não possuem numeração das páginas mas posso garantir que há muita coisa para colorir, as folhas são grossas e possuem capa dura.

Adorei os meus livros novos mas ainda quero o Jardim Secreto :)) 

Olha que diversão, basta agora os lápis ou canetas e imaginação para colorir :))