segunda-feira, 23 de setembro de 2013



Kafka tinha razão
Loide Branco


O Processo - Franz kafka





"Alguém devia ter difamado Josef K., pois,  certa manhã,  sem que tivesse feito qualquer mal, foi preso.

Foi-lhe instaurado o processo e o senhor saberá tudo na devida altura.

Que tipo de pessoas eram elas? De que falavam? A que instituiçao pertenciam? mas K. vivia num estado de direito, reinava a paz por toda a parte, todas as leis estavam em vigor, quem ousava invadir os seus aposentos? "

Já devem ter percebido que os pequenos trechos acima são do livro O Processo de Franz Kafka obra que foi também levada ao cinema por Orson Welles em 1999. 

Este foi um dos livros que andei lendo ano passado (fora as revistas de moda :-)) e que quero comentar por aqui, na verdade eu já havia começado a lê-lo à algum  tempo atrás mas porque o tempo era curto e haviam muitas coisas a serem feitas acabou ficando de lado. Mesmo assim consegui retomar a leitura e ir até o fim devo dizer que adorei a leitura e terminei com tristeza pelo resultado.

Existem milhares de comentários, estudos, reflexões sobre esta obra e alguns dizem que seria bom conhecer a sua biografia (por isso fiz o outro post), saber a época em que viveu, para depois sim começar a ler a obra propriamente. Vale a pena mesmo conhecer um pouco de sua vida conturbada e entender esse autor. 

Pois bem, tendo dito isso, agora, penso eu,  compreendo melhor o que na realidade  o que Kafka queria transmitir.

Então Joseph K., bancário e prestes a completar 30 anos de idade, acorda uma bela manhã e ver que não está sozinho em seu quarto, dois homens vestidos de pretos entram em seus aposentos para lhe dizer que estar preso, sim preso, sem explicações maiores, dizem que foi instaurado um processo e que este ao tempo certo saberá o porquê, afirmam também que o processo será longo. 

Uma curiosidade um misto de incredulidade, absurdo e surrealismo é o primeiro sentimento  de Joseph. K. (e também meu), será uma brincadeira de seus amigos do banco? o que significa tudo isso? Ele não acredita e nem eu leitora acredito, que alguém simplesmente entre em sua casa, em seus aposentos e lhe diga que está simplesmente preso, sem mandato, sem razão.

Então assim começa o desenrolar da trama  com esta perplexidade diante do inexplicável, mas será mesmo que alguém pode ser preso dessa forma sem mais? a narrativa vai em um crescente nos levando a um estado de constante indignação e absurdo e pensamos, tal qual Joseph K., mas "vivemos num estado de direito" não é? Isso não acontece, podemos sempre contar com o que diz a Constituição, a nossa lei maior.

Mas as coisas não são assim, Josef K., procura em secretarias instaladas em sótãos, investiga, procura novamente e nunca chega a uma resposta, não encontra o seu processo, não encontra uma explicação, pessoas e funcionários desonestos atravessam seu caminho e apenas dizem que o processo está próximo a um fim, que logo saberá do resultado. Joseph K., resigna-se ao ponto de não opor-se a sua execução mas, até o fim trágico, insiste em sua inocência.

O Processo foi publicado em 1925, muitas coisas aconteceram mas quantas vezes nos deparamos em situações da vida assim tão absurdas? não falo em situações de uma pessoa ser presa, mas sim de situações corriqueiras que parecem ficção.

E lendo as notícias do meu Brasil da última semana, os comentários de amigos no facebook, e nos jornais, indignados e alguns até enlutados  com o resultado daquele julgamento, penso que sim, Kafka tinha razão, quando no livro fala de uma "lei maior e inacessível"  mas que está perfeitamente de acordo com a sociedade de que fala e me fez lembrar do famoso "embargo infringente" que virou até piadinha, Kafka estava mesmo tendo uma premonição da política brasileira.

O que aconteceu  no Brasil semana passada e vem acontecendo todos esses anos, essa falta total de desrespeito ao povo e o que se passa ao redor do mundo, as milhares de injustiças, atentados, atos arbitrários e outras coisas mais que nos chocam e nos deixam realmente a pensar. 

Se Kafka estivesse vivo e pudesse ter presenciado todos esses acontecimentos  com certeza teria dado uma risadinha e dito, tá vendo? eu já sabia a muito tempo atrás, a sociedade continua exatamente da mesma forma.

Mas se as notícias dos tablóides não nos parecem tão convidativas, se você como eu está cansado de notícias que não acrescentam nada em sua vida, porque simplesmente as coisas não mudam, e que o mundo é uma confusão difícil de entender,  acredito que vale a pena pegar "O Processo" de Franz Kafka, uma boa xícara de café, sentar em um lugar tranquilo banhado pelo sol e se transportar para o mundo de Kafka e  suas idéias.

Deixo minha dica. 

bjssss e boa semana

:-)))

(O Processo - Franz Kafka, 317 páginas, a minha edição é portuguesa  a 3a. da editora Assírio & Alvim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário