quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Café sem açúcar e o discurso de Reinfeldt na ONU
Loide Branco






É notícia quase de rodapé em um dos jornais mais lidos aqui por estas bandas do mundo, o discurso do primeiro ministro sueco na ONU. 

Ele começou a falar às 3 da manhã acredita? devido ao atraso dos demais, mesmo assim, deixou o seu recado. 

Começa o seu discurso falando que houve uma redução da pobreza  e que as pessoas vivem mais agora. Que a economia mundial tem crescido e a tecnologia tem progredido a uma velocidade vertiginosa, mas que com tal progresso, faz-se também os desafios. E a ONU desempenha assim um papel definitivo na consecução das metas para o milênio. 

Entre tantas coisas que abordou quero apenas destacar um assunto que é muitíssimo importante para nós mulheres unidas, que é sobre a igualdade e direitos humanos das mulheres pelo mundo afora.

Reinfeldt aborda o seu tema chave e principal que é sobre os direitos das mulheres no mundo ao qual  chama de "a grande falha em todos os campos dos  direitos humanos. "A igualdade é algo que deveria ser óbvio. Entretanto, bilhões de mulheres são expostas a violência sexual e física, e ainda assim, a milhares de mulheres são negados o mesmo direito a saúde e 800 mulheres morrem em complicações associadas a gravidez e ao parto e adiciona que também são negados as mulheres e meninas o direito a educação e formação.

Acrescenta ainda que para muitas mulheres, a ideia de que em um governo deve haver mais mulheres do que homens ministros, como temos na Suécia, é uma utopia. Muitas dessas mulheres nem sequer são autorizadas a votar.

E disse mais: deixe-me ser muito claro. Não é aceitável, não é inteligente a discriminação contra mulheres e meninas."

Esse discurso sobre igualdade parece ser para muitos apenas uma boa retórica, mas nós mulheres que nascemos em países que não tem uma atitude tão discriminadora e violenta em relação as mulheres, e podemos de alguma forma ter educação, direito ao voto, a trabalhar e seguir nossos sonhos, sabemos o quão necessário é bater na mesma tecla, o quão necessário é termos pessoas influentes levantando a bandeira da igualdade para as mulheres, denunciando os absurdos, as violências que muitas sofrem todos os dias.

Realmente, eu concordo quando ele diz que é "a grande falha em todos os campos dos  direitos humanos" porque existe apenas no papel e em muitos lugares nem no papel, esse direito é ignorado, retirado e trancado a sete chaves, no entanto, temos que fazê-lo visível.

Sentimos um certo ar de descrença quando ouvimos em pleno século XXI, que este ou aquele país não permite a educação de mulheres, de meninas, que estas não podem dirigir um carro, não podem ter uma formação técnica dirá universitária, que são dadas em casamento com 13-14 anos, a pessoas que nunca viram, que morrem ao dar a luz devido a pouca idade e complicações.

Quem sabe um dia as coisas melhorem? E estes milhares de mulheres, meninas possam dar o seu contributo na sociedade que vivem.


Bom dia e bom café!!!!
:-))


Nenhum comentário:

Postar um comentário