sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pensamentos desencontrados



Viver em um lugar, trazer um pedaço consigo
by Loide Branco







Lembro me que quando parti de Londres, queria trazer várias coisas de lá..as fotos tiradas ao longo dos anos, o programa do Phantom of Opera, as pinturas, gravuras compradas na rua, os livros,  clássicos comprados em Cambridge que são a minha relíquia, um pouco do chá, um pouco dos biscoitos de manteiga, pequenas coisas que me fizessem lembrar quão feliz fui naquele lugar...

Tudo deve acontecer porque enquanto seres humanos, somos cultura. A nossa cultura e a de outros lugares que temos a oportunidade de viver,  somam-se  e expandimos, já não somos os mesmos, passamos a ser um pouco dos outros lugares em que vivemos, assimilamos os pequenos e grandes costumes, passamos a nos sentir parte de tudo, perdemos o sentido de sermos estrangeiros, apreciamos a comida, identificamos o modo de falar se a pessoa é da cidade ou do interior, o modo de se vestir acaba por também a nos influenciar, a política e os problemas locais nos envolve tal qual em nosso próprio país.

Somos tocados em nosso íntimo e mudamos para melhor porque temos aquela capacidade de nos adaptarmos as novas situações e nos despirmos de preconceitos e aceitarmos o novo fazendo dele uma oportunidade de pensarmos e agirmos diferente.

Dessa forma, hoje sou um pedaço de onde estive, de onde vivi e fui feliz e posso dizer que fui feliz em vários lugares e em cada lugar guardo no peito aquele sentimento saudoso que nos enche a alma.

Por isso quero sempre levar um pouco comigo do lugar que estive, são pequenas recordações e acrescentar a estas, outras mais que virão e que irei eventualmente assimilar. Levarei comigo agora um pouco de Coimbra, da vida que tive enquanto estudante, as boas lembranças das poucas amizades, as tradições da faculdade, o gosto pelo azeite, pelo vinho português, a nostalgia do fado, a beleza dos prédios históricos, o calor e alegria do Algarve, as visitas à Lisboa ao Porto...tantas coisas.






quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Músicas

Somewhere Only We Know lyrics
Songwriters: Chaplin, Tom; Hughes, Richard; Rice-Oxley, Tim;

I walked across an empty land
I knew the pathway like the back of my hand
I felt the earth beneath my feet
Sat by the river and it made me complete

Oh simple thing, where have you gone?
I'm getting old and I need something to rely on
So tell me when you're gonna let me in
I'm getting tired and I need somewhere to begin

I came across a fallen tree
I felt the branches of it looking at me
Is this the place we used to love?
Is this the place that I've been dreaming of?

Oh simple thing, where have you gone?
I'm getting old and I need something to rely on
So tell me when you're gonna let me in
I'm getting tired and I need somewhere to begin
[ From: http://www.elyrics.net/read/k/keane-lyrics/somewhere-only-we-know-lyrics.html]

And if you have a minute, why don't we go
Talk about it somewhere only we know?
This could be the end of everything
So why don't we go somewhere only we know?
Somewhere only we know

Oh simple thing, where have you gone?
I'm getting old and I need something to rely on
So tell me when you're gonna let me in
I'm getting tired and I need somewhere to begin

And if you have a minute, why don't we go
Talk about it somewhere only we know?
This could be the end of everything
So why don't we go? So why don't we go?

Oh, this could be the end of everything
So why don't we go somewhere only we know?
Somewhere only we know
Somewhere only we know


© BMG MUSIC PUBLISHING LTD;

these lyrics are last corrected by Naty :D


Vida de Estudante - Final de Curso

Fim do curso de Direito e um começo  de um novo desafio
by Loide Branco





Já devo ter mencionado que estudei a vida inteira em São Paulo, sistema de ensino público, daí infelizmente ser fácil tirar conclusões sobre o ensino recebido, a defasagem em relação as escolas particulares. Mas sempre fui uma pessoa que gostava de ler, de buscar conhecimento.

E apesar de ter me casado cedo, ter tido dois filhos e também de ter me separado em condições difícies e de ter abdicado da faculdade de Letras que nos anos de 1990 cursava, por razões puramente financeiras, sempre guardei em mim o desejo de um dia voltar a estudar e é verdade que tive que guardar os sonhos e esperar, para depois de alguns anos poder trazê-los a realidade.

Ainda no Brasil em 2004 quando comecei meus estudos em Direito lembro-me de quando fui a palestra sobre o curso e também da primeira aula de apresentação, da mensagem do diretor, dos nossos professores, dos alunos dizendo seus nomes e o que pretendiam com o curso...as amizades que fiz, as experiências que vivi e de como gostei da opção de curso que fiz.

Dois anos depois minha vida deu uma reviravolta e vim parar em Coimbra, na faculdade de Direito e tive que começar do "zero" praticamente pois só obtive equivalência em duas cadeiras do primeiro ano. As primeiras aulas, as primeiras experiências, os primeiros assombros, tudo foi tomando o seu contorno no decurso do tempo.

Aprendi que a vida nos presenteia com várias oportunidades e caminhos que vão se abrindo em nossa frente, se mostrando e  depois decidimos se queremos seguir por um ou outro, fazemos escolhas e somos responsáveis de certa forma pelo que nos acontece. Eu tenho seguido meu caminho, feito minhas escolhas cometido meus acertos e enganos mas nesse caminhar, várias pessoas passaram por mim e cada uma deixou a sua marca, algumas passaram como o vento, outras permanceram e fazem hoje parte de minha vida.

É realmente maravilhoso a forma que o universo conspira para que venhamos a nos encontrar com pessoas que nunca sonhamos em conviver e termos tantas afinidades, é também impressionante como também algumas pessoas passam e não são capazes de se doar em nada....faz parte da vida e de nosso crescimento pessoal acredito..

Tudo isso para dizer que no dia 15 de setembro, recebi o resultado do meu último exame, de metodologia do direito, foi positivo, passei, fiquei com uma felicidade imensa e ainda estou nas nuvens. O sentimento de chegarmos ao fim de algum projeto é algo que nos faz sentir realizados e prontos para encararmos outros no futuro.

E também devo dizer, que sempre vale a pena irmos atrás de nossos sonhos, nunca desisitr, ter determinação e garra para superar as dificuldades porque com certeza a vitória será doce.

Agora meus desafios serão outros, já me inscrevi para o Mestrado e tenho também outras coisas para fazer...portanto mais uma etapa...

Nesse momento só quero A G R A D E C E R primeiro a DEUS que me deu vida, saúde, uma família equilibrada e unida muitas forças, a minha querida mãe que sem ela eu não teria chegado aonde cheguei ao meu querido marido Jon que sempre me apoiou em tudo que fiz até agora e tem se mantido ao meu lado sempre, aos meus filhos que são a razão e a motivação em tudo que faço  em minha vida, aos meus irmãos que sempre acreditaram em mim, aos meus amigos mais chegados que sempre tiveram uma palavra de força, carinho, incentivo agora é hora de  comemorar e sonhar de novo!!!!!





Diário de Bordo - Suécia

Na Suécia rapidinho (II)... 
by Loide Branco





Continuando sobre a curta viagem para a  Suécia, após desembarcarmos em Copenhaguen fomos ao nosso hotel que ficava a aproximadamente 2km, fomos muito bem recebidos e o hotel era agradável e após um dia inteiro de viagem tudo o que eu queria era um banho, comida quentinha e descanso....por isso jantamos no próprio hotel e fomos descansar.




Dia seguinte, acordamos muito cedo e fomos pegar o trêm para Halmstad-Suécia, e foi a nossa primeira lição, o sistema de trêm e metrô de Copenhaguen é igual ao de qualquer grande cidade, o bom é que se você não fala dinamarquês, não há problema porque as pessoas falam inglês fluentemente.

Compramos o nosso bilhete fomos para a plataforma e ficamos sabendo que tínhamos que estar nos vagões da frente pois quando chegássemos a Malmo os vagões seriam separados e não seguiriam para Gotemberg...hummmm estranho mas tudo bem...os nossos lugares não são numerados como em Portugal.
Em Copenhaguen não vimos um trêm igual ao Alfa de Portugal, que chega a uma velocidade acima de 200km, tem um bar, serviço de bordo, enfim bem confortável mas claro que este serviço é para a primeira classe. O trêm para Halmstad era normal e fizemos uma excelente viagem, observando a paisagem primeiro sobre a ponte de Øresund depois a chegada a Malmo , a passagem por Lund e a vista bucólica do campo, muitas fazendas ao longo do caminho, bem pitoresco..





passando por Malmo...

A viagem para Halmstad foi rápida durou uma duas horas, o dia embora ensolarado estava frio e ventava muito sentimos um pouco a mudança de temperatura porque em Portugal tem feito muito calor.. 

 Logo a saída de estação de Halmstad, tem este hotel...
 a segunda lição sobre a Suécia....compre uma bike...parece que todos elegeram esse meio de transporte...não importa se faz frio ou não as bikes estão em todos os lugares. Vou adotar este costume também pois faz bem para a saúde e também para o meio ambiente....já estou me vendo com minha bike...hummm
Compre seu bilhete aqui...
    Mapa e informações..
 do outro lado da rua...mais bikes....just love it!!!!
 E chegamos ....

 terceira lição...informações em braile...

adoro a beleza singela das pequenas flores..





A quarta lição introdutória que aprendi na Suécia foi: ao chegarmos em nossa futura casa, o dono, nos convidou a tirar os sapatos logo a entrada...coisa que eu já sabia pois venho lendo várias informações sobre os costumes locais...acho uma excelente ideia afinal...trazemos nos sapatos sujeira da rua...nada como preservar o ambiente de nossas casas limpo e livre de contaminação..

Afinal, nossa futura casa fica numa área que só tem 12 casas....já estou vendo...rsrsrsrs vou morar na roça!!!! o local chama-se Eldsberga e fica aproximadamente 10-15 minutos de Halmstad..a boa notícia é que já vi que tem um centro comercial por perto...tem até Macdonalds, H&M ( muito importante!!!) e outras lojas mais... :-)))

O balanço final da curta viagem foi que gostei da casa, e espero que tudo corra bem...agora são detalhes para se arranjar. 

Retornamos à Copenhaguen, tivemos um jantar e descansamos cedo pois no dia seguinte tínhamos a viagem de volta à Portugal.





Em breve mais notícias....