quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vida de Estudante - Final de Curso

Fim do curso de Direito e um começo  de um novo desafio
by Loide Branco





Já devo ter mencionado que estudei a vida inteira em São Paulo, sistema de ensino público, daí infelizmente ser fácil tirar conclusões sobre o ensino recebido, a defasagem em relação as escolas particulares. Mas sempre fui uma pessoa que gostava de ler, de buscar conhecimento.

E apesar de ter me casado cedo, ter tido dois filhos e também de ter me separado em condições difícies e de ter abdicado da faculdade de Letras que nos anos de 1990 cursava, por razões puramente financeiras, sempre guardei em mim o desejo de um dia voltar a estudar e é verdade que tive que guardar os sonhos e esperar, para depois de alguns anos poder trazê-los a realidade.

Ainda no Brasil em 2004 quando comecei meus estudos em Direito lembro-me de quando fui a palestra sobre o curso e também da primeira aula de apresentação, da mensagem do diretor, dos nossos professores, dos alunos dizendo seus nomes e o que pretendiam com o curso...as amizades que fiz, as experiências que vivi e de como gostei da opção de curso que fiz.

Dois anos depois minha vida deu uma reviravolta e vim parar em Coimbra, na faculdade de Direito e tive que começar do "zero" praticamente pois só obtive equivalência em duas cadeiras do primeiro ano. As primeiras aulas, as primeiras experiências, os primeiros assombros, tudo foi tomando o seu contorno no decurso do tempo.

Aprendi que a vida nos presenteia com várias oportunidades e caminhos que vão se abrindo em nossa frente, se mostrando e  depois decidimos se queremos seguir por um ou outro, fazemos escolhas e somos responsáveis de certa forma pelo que nos acontece. Eu tenho seguido meu caminho, feito minhas escolhas cometido meus acertos e enganos mas nesse caminhar, várias pessoas passaram por mim e cada uma deixou a sua marca, algumas passaram como o vento, outras permanceram e fazem hoje parte de minha vida.

É realmente maravilhoso a forma que o universo conspira para que venhamos a nos encontrar com pessoas que nunca sonhamos em conviver e termos tantas afinidades, é também impressionante como também algumas pessoas passam e não são capazes de se doar em nada....faz parte da vida e de nosso crescimento pessoal acredito..

Tudo isso para dizer que no dia 15 de setembro, recebi o resultado do meu último exame, de metodologia do direito, foi positivo, passei, fiquei com uma felicidade imensa e ainda estou nas nuvens. O sentimento de chegarmos ao fim de algum projeto é algo que nos faz sentir realizados e prontos para encararmos outros no futuro.

E também devo dizer, que sempre vale a pena irmos atrás de nossos sonhos, nunca desisitr, ter determinação e garra para superar as dificuldades porque com certeza a vitória será doce.

Agora meus desafios serão outros, já me inscrevi para o Mestrado e tenho também outras coisas para fazer...portanto mais uma etapa...

Nesse momento só quero A G R A D E C E R primeiro a DEUS que me deu vida, saúde, uma família equilibrada e unida muitas forças, a minha querida mãe que sem ela eu não teria chegado aonde cheguei ao meu querido marido Jon que sempre me apoiou em tudo que fiz até agora e tem se mantido ao meu lado sempre, aos meus filhos que são a razão e a motivação em tudo que faço  em minha vida, aos meus irmãos que sempre acreditaram em mim, aos meus amigos mais chegados que sempre tiveram uma palavra de força, carinho, incentivo agora é hora de  comemorar e sonhar de novo!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário