quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Diário de Bordo - Suécia

Na Suécia rapidinho (II)... 
by Loide Branco





Continuando sobre a curta viagem para a  Suécia, após desembarcarmos em Copenhaguen fomos ao nosso hotel que ficava a aproximadamente 2km, fomos muito bem recebidos e o hotel era agradável e após um dia inteiro de viagem tudo o que eu queria era um banho, comida quentinha e descanso....por isso jantamos no próprio hotel e fomos descansar.




Dia seguinte, acordamos muito cedo e fomos pegar o trêm para Halmstad-Suécia, e foi a nossa primeira lição, o sistema de trêm e metrô de Copenhaguen é igual ao de qualquer grande cidade, o bom é que se você não fala dinamarquês, não há problema porque as pessoas falam inglês fluentemente.

Compramos o nosso bilhete fomos para a plataforma e ficamos sabendo que tínhamos que estar nos vagões da frente pois quando chegássemos a Malmo os vagões seriam separados e não seguiriam para Gotemberg...hummmm estranho mas tudo bem...os nossos lugares não são numerados como em Portugal.
Em Copenhaguen não vimos um trêm igual ao Alfa de Portugal, que chega a uma velocidade acima de 200km, tem um bar, serviço de bordo, enfim bem confortável mas claro que este serviço é para a primeira classe. O trêm para Halmstad era normal e fizemos uma excelente viagem, observando a paisagem primeiro sobre a ponte de Øresund depois a chegada a Malmo , a passagem por Lund e a vista bucólica do campo, muitas fazendas ao longo do caminho, bem pitoresco..





passando por Malmo...

A viagem para Halmstad foi rápida durou uma duas horas, o dia embora ensolarado estava frio e ventava muito sentimos um pouco a mudança de temperatura porque em Portugal tem feito muito calor.. 

 Logo a saída de estação de Halmstad, tem este hotel...
 a segunda lição sobre a Suécia....compre uma bike...parece que todos elegeram esse meio de transporte...não importa se faz frio ou não as bikes estão em todos os lugares. Vou adotar este costume também pois faz bem para a saúde e também para o meio ambiente....já estou me vendo com minha bike...hummm
Compre seu bilhete aqui...
    Mapa e informações..
 do outro lado da rua...mais bikes....just love it!!!!
 E chegamos ....

 terceira lição...informações em braile...

adoro a beleza singela das pequenas flores..





A quarta lição introdutória que aprendi na Suécia foi: ao chegarmos em nossa futura casa, o dono, nos convidou a tirar os sapatos logo a entrada...coisa que eu já sabia pois venho lendo várias informações sobre os costumes locais...acho uma excelente ideia afinal...trazemos nos sapatos sujeira da rua...nada como preservar o ambiente de nossas casas limpo e livre de contaminação..

Afinal, nossa futura casa fica numa área que só tem 12 casas....já estou vendo...rsrsrsrs vou morar na roça!!!! o local chama-se Eldsberga e fica aproximadamente 10-15 minutos de Halmstad..a boa notícia é que já vi que tem um centro comercial por perto...tem até Macdonalds, H&M ( muito importante!!!) e outras lojas mais... :-)))

O balanço final da curta viagem foi que gostei da casa, e espero que tudo corra bem...agora são detalhes para se arranjar. 

Retornamos à Copenhaguen, tivemos um jantar e descansamos cedo pois no dia seguinte tínhamos a viagem de volta à Portugal.





Em breve mais notícias....


Um comentário: