sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pensamentos desencontrados



Viver em um lugar, trazer um pedaço consigo
by Loide Branco







Lembro me que quando parti de Londres, queria trazer várias coisas de lá..as fotos tiradas ao longo dos anos, o programa do Phantom of Opera, as pinturas, gravuras compradas na rua, os livros,  clássicos comprados em Cambridge que são a minha relíquia, um pouco do chá, um pouco dos biscoitos de manteiga, pequenas coisas que me fizessem lembrar quão feliz fui naquele lugar...

Tudo deve acontecer porque enquanto seres humanos, somos cultura. A nossa cultura e a de outros lugares que temos a oportunidade de viver,  somam-se  e expandimos, já não somos os mesmos, passamos a ser um pouco dos outros lugares em que vivemos, assimilamos os pequenos e grandes costumes, passamos a nos sentir parte de tudo, perdemos o sentido de sermos estrangeiros, apreciamos a comida, identificamos o modo de falar se a pessoa é da cidade ou do interior, o modo de se vestir acaba por também a nos influenciar, a política e os problemas locais nos envolve tal qual em nosso próprio país.

Somos tocados em nosso íntimo e mudamos para melhor porque temos aquela capacidade de nos adaptarmos as novas situações e nos despirmos de preconceitos e aceitarmos o novo fazendo dele uma oportunidade de pensarmos e agirmos diferente.

Dessa forma, hoje sou um pedaço de onde estive, de onde vivi e fui feliz e posso dizer que fui feliz em vários lugares e em cada lugar guardo no peito aquele sentimento saudoso que nos enche a alma.

Por isso quero sempre levar um pouco comigo do lugar que estive, são pequenas recordações e acrescentar a estas, outras mais que virão e que irei eventualmente assimilar. Levarei comigo agora um pouco de Coimbra, da vida que tive enquanto estudante, as boas lembranças das poucas amizades, as tradições da faculdade, o gosto pelo azeite, pelo vinho português, a nostalgia do fado, a beleza dos prédios históricos, o calor e alegria do Algarve, as visitas à Lisboa ao Porto...tantas coisas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário