domingo, 3 de junho de 2012

Svenska flaggans dag



Svenska flaggans dag - Dia da Bandeira
Loide Branco



minha pequena e singela bandeira sueca
Desde 1916 que o dia 6 de Junho é celebrado como o Dia da Bandeira Sueca e finalmente tornou-se o Dia Nacional da Suécia em 1983 e  feriado público desde 2005.  

A data foi escolhida por duas razões:

- a coroação de Gustav Vasa como rei sueco no dia 6 de Junho de 1523 que lançou as base da Suécia como um Estado independente

- e na mesma data mas já em 1809 a Suécia adotou a nova Constituição que estabelecia os direitos e liberdades civis.

A Suécia não tomou parte em nenhuma das guerras da era moderna o que explica a sua atitude um tanto reservada em comemorar um dia nacional. Os suecos são orgulhosos de seu país mas não sentem a necessidade  de mostrá-lo. Anteriormente o dia 6 de Junho não era feriado e para muitas pessoas o único sinal de que esta era uma ocasião especial era a decoração dos ônibus com bandeiras sueca. 

 Segundo Agneta Lilja da Södertörn University College a idéia original veio de Artur Hazelius, que fundou o Skansen museu ao ar livre em Estocolmo e realizou a celebração do dia nacional lá em 6 de Junho no início dos anos 1890. Em Chicago, na Feira Mundial de 1893, a Suécia apresentou o Dia de Verão como uma forma de dia nacional da Suécia, e posteriormente foi proposto que este acordo fosse oficialmente sancionado em casa. Como Hazelius organizava a festa de Skansen como dia nacional das festividades no final da primavera, nesta época em 1890 na Suécia comemoravam duas vezes por ano. Em 1916, a idéia de Hazelius foi oficialmente adotada e o dia 6 de Junho tornou-se o dia de bandeira sueca, comemorando-se  o fato de que a Suécia havia adquirido a sua própria bandeira na sequência da dissolução da união com a Noruega em 1905.


Carl XVI Gustav, Rei da Suécia e a Rainha  Silvia a caminho da celebração  no museu de ar livre em Estocolmo. Foto:Stockholm Visitors Board

Todos os anos, o Rei e a Rainha participam de uma cerimônia em Skansen, no museu ao ar livre em Estocolmo, onde a bandeira amarela e azul sueca é hasteada até o mastro, e as crianças em traje camponês tradicional presenteiam o casal real com buquês de flores do verão.

No Dia Nacional, cerimônias especiais de boas-vindas aos novos cidadãos suecos são realizadas em todo o país. A última vez que as pessoas em geral tiveram um interesse ativo na Suécia como Estado-nação foi na virada do século passado, quando novos ventos "nacionais-românticos" estavam soprando através do país e as sociedades de folclore e museus de história locais foram estabelecidos. Foi então que 06 de Junho se tornou um dia de celebração.

Em 2004, o Riksdag sueco votou para torná-lo um feriado, o que pode levar as pessoas  a terem  mais interesse em celebrá-lo. A decisão final levou décadas para chegar a um ponto - várias propostas haviam sido cogitadas sob uma sucessão de governos. Há também grupos de lobby para a introdução de uma pastelaria nacional oficial, e um prato nacional, e para a chave violino-(Nyckelharpa) para ser considerado como instrumento nacional. Contudo, mesmo para idéias tão inocente como estas, chegar a um consenso revelou-se uma tarefa muito difícil.





fontes: Copyright: 2004 Agneta Lilja, Po Tidholm and the Swedish Institute. This text is published by the Swedish Institute on www.sweden.se.