terça-feira, 3 de abril de 2012

Cotidiano na Suécia

Páscoa na Suécia
Loide Branco














Assim como em todo lugar, as comemorações da semana da páscoa acontecem e é um momento que nós no Brasil também celebramos com as nossas famílias, relembrando o sacrifício e a ressurreição de Cristo. Também no Brasil tem o seu lado comercial e muito se vende nessa época, não temos as penas, as lendas da suécia, mas temos o coelhinho da páscoa e outras coisas mais.

Celebrar ou não depende da sua crença, do que acredita, mas a verdade é que o ser humano sempre gostará do folclore em torno de cada data e isso serve com certeza para levarmos adiante a nossa cultura, o nosso modo de pensar e ver as coisas. Eu de minha parte me considero uma pessoa tradicional e adoro todas as tradições religiosas que temos e entro mesmo no "espírito". Como seria o nosso mundo se não celebrássemos nada?? "boring"!!!!
pequenos enfeites
plumas coloridas
os galhinhos já prontos..

e eis que tenho a minha árvore da páscoa!!

Na Suécia não é diferente, eu mesma recebi um convite da Igreja Luterana local para  atender aos serviços religiosos na quinta-feira às 20h mas estou ponderando porque não entendo nada (rs)...
fiz dois arranjos...
já estou querendo provar todos esses chocolates..


Essa matéria abaixo do Jornal Local nos diz um pouco sobre como é a páscoa por aqui.




"Penas brilhantemente coloridas em azuis, vermelhos, amarelos e rosa (cheguei!!) amarrados a longas varas de willowy (salgueiros) vendidos ao lado de bulbos de  narcisos
 (que são os vasinhos da florzinha amarela) é a chegada da época da Páscoa, na Suécia. 

Nos supermercados locais em seus anúncios semanais também há a  exploração das associações alimentares de aves, cordeiro, påskmust, ovos, doces e a  obrigatória "påskkäring" ou bruxas de Páscoa para atrair clientes que se preparam para a gula  próximo de Påskafton.

Celebrações da Páscoa e tradições para o sueco secular são quase tão sagradas como o Natal. Mesmo os ateus devotos pagam o respeito às normas tradicionais de longa data que o feriado dita na Suécia. Páscoa é um grande negócio para o país inteiro.

O carácter religioso da Páscoa não é completamente removido das comemorações do sueco moderno. Os suecos são tradicionalistas depois de tudo.

Haverá sempre o grupo de fiéis no Domingo de Páscoa. O mais provável é que eles são o mesmo grupo que foi à igreja para julotta na manhã de Natal. No entanto, a Páscoa hoje, tem pouco a ver com as crenças cristãs para a maioria dos suecos.

As crianças vestidas como bruxas é uma indicação clara de que as origens da Pask antecedem o cristianismo. O folclore alega que as bruxas em vassouras voaram para dançar com o diabo no Blåkulla.


Na Suécia, este conto se coaduna com a Páscoa. E assim por diante skärtorsdag, a Quinta-feira Santa, as modernas crianças suecas vestem-se como påskkärringar ( bruxas da Páscoa) e pintam seus rostos, levam uma vassoura e batem na porta do vizinho para pedir doces, bem como as crianças americanas fazem no Dia das Bruxas.

As crianças também contribuem para a tradição da Páscoa em todo o mundo. O que a seria da Páscoa sem os ovos maravilhosamente pintados e adornados? Os suecos apenas reverenciam seus ovos de Páscoa decorados e as versões comestíveis.

Os semlor ainda estão à venda, apesar do jejum quaresmal, e a antecipação do grande dia cresce na semana que começa com o Domingo de Ramos. Nas comunidades conservadoras existe um ar de solenidade.

Seria também um tabu se casar ou batizar uma criança durante esta semana. 

Somente nos últimos anos os cinemas foram autorizados a estar aberto. Sexta-feira Santa é mais apropriadamente chamada em sueco Långfredag ​​- Long sexta, o dia mais unhappening do calendário. Diversão não é permitido.

No entanto, uma vez que o luto da crucificação de Cristo acaba, o proverbio dos dias felizes toma a sua vez.

Na manhã de sábado se assemelha a uma espécie de ressurreição.

A primavera está no ar, a alegria está no menu. A família vai se sentar para uma festa ampla na tarde de Påskafton, ou a véspera da Páscoa. Os ovos e cordeiro são a quintaessência da Páscoa por excelência que conota a Pask por si. Eles representam a fertilidade da primavera e o renascimento de um ano após o longo inverno.

Fogueiras são acesas em algumas regiões da Suécia no final da tarde.

Alguns dizem que são para assustar as más influências das bruxas em sua jornada para  Blåkulla. Outros aproveitam a oportunidade para limpar jardins para a próxima Primavera. Para algumas regiões, inclusive na região de Estocolmo, as fogueiras deve esperar até que Valborgsmässafton ou a Noite de Walpurgis, no final de abril para banir os restos de inverno." 
(fonte : The Local by Elizabeth Dacey-Fondelius)

Desejo a todos uma Feliz Pácoa, junto com suas famílias!!!!

beijosss