domingo, 4 de dezembro de 2011

Cultura - Natal na Suécia II



Natal Na Suécia II
by Loide Branco




Hoje é o segundo Domingo do Advento, dia de se ascender a segunda vela que conforme o post anterior a primeira significa "expectativa", a segunda "preparação"...pois eu comecei os preparatórios aqui em casa, e aos poucos estou montando, consegui finalmente achar as velas numa lojinha lá no centro, parecia uma loja do Chinês, mas era sueca mesmo...


Dentro de casa, temos um suporte em cada janela, e nele costumam-se colocar  por exemplo um abajur, vasos de flores, mas agora para o Natal, colocamos esses candelabros, eles tem essa forma de árvore e possui as mais diversas formas, alguns são com a cor tradicional vermelha, optei pelo branco e escolhi dois tipos. À noite ou a tardinha, quando fica escuro, ligamos e dá uma sensação de tranquilidade, aconchego. Quando passamos pelas ruas daqui, não sei se é porque aqui é interior e não temos luz nas ruas, todas as casas tem suas janelas iluminadas e o efeito é bem bonito. Ainda  não acabei a minha decoração com as luzes, falta muito mas vou colocando aos poucos..
Achei essa bola de natal linda, um anjo...em breve vai para a minha árvore..
Esse é o outro candelabro que falei, ficou no meio, falta ainda  a estrela e mais algumas coisinhas...diz a tradição que  "as luzes na janela servem para iluminar o caminho das pessoas que estão indo para a igreja..." não sei se é isso mesmo mas..


Tomei conhecimento dessas "pepparkakor" quando estive na Noruega no Natal de 2002 , foi amor a primeira vista,  com sabor de canela e gengibre, crocantes e também diferente formatos, são deliciosas, elas vem com esse furinho, você pode colocar uma fitinha vermelha, enfeitá-las, também poderá prepará-las em casa, a criançada adora...ouvir dizer também que "diz" a tradição que devemos fazer um pedido e dar um murro no pepparkakor se quebrar em três nosso pedido será realizado....:-)))) e Dá-lhe murro!!



Nessas pequenas xícaras bebemos o "glögg" que é feito com especiarias e servido quente, poderá conter ou não álcool e acompanha castanhas diversas, ainda não fiz o meu, mas no próximo post trago a receita dessa bebida que é tradicional na Escandinávia. Nos faz lembrar o nosso "quentão" da Festa Junina.



 Conforme o post anterior que falei sobre o significado do Advento , resolvi montar do meu jeito as velas do Advento coloquei uma coroa natural, a Bíblia e as velas ao redor, talvez ainda faça alguma modificação.. já viram que a primeira vela, que significa a "expectativa", esta já foi acesa (atrasada) durante a semana, sem esquecer claro de ler a Bíblia Sagrada e fazer também uma oração...hoje é o segundo Domingo do Advento, portanto a segunda vela será acesa no hora da refeição e significa a "preparação" obviamente que poderá existir diversas outras explicações, mas fiquei com esta que li no texto..


Um Domingo de paz e felicidade a todos!!!! :-)







Nenhum comentário:

Postar um comentário