quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cultura

CULTURA - Sobre o Natal I
O Advento, o mês de dezembro e o seu significado aqui por estas bandas e por outras também...
by Loide Branco

Como todos sabem, acabei de chegar por aqui e quem chega, sabe que inevitavelmente acabamos por comparar as coisas que até então vivemos em nosso próprio país segundo a nossa cultura com os fatos do dia à dia que vamos presenciando.

Pois bem, esse ano decidimos democraticamente que as comemorações de natal serão nórdicas, vikings...metade norueguesa, metade sueca com um toque tropical...

E o meu querido Jon estava me explicando como devo ir preparando as coisas porque (no momento ele está fora e não pode me ajudar) mas enfim, me explicou que temos que comemorar o Advento e que temos que comprar as velas, preparar as guloseimas e tudo o mais...eu não entendi muito bem porque no Brasil as coisas andam por outros caminhos.

Independentemente das festas de fim de ano e especialmente o natal gerar algumas controvérsias (em termos religiosos) eu de minha parte estou aberta ao novo e dessa forma reter o que é bom, querendo com isso dizer que espero que meus amigos mais fervorosos em sua fé não em levem a mal.


Sempre amei o Natal, e o seu significado que para muitos é motivo de crítica,  porque não temos dados históricos quanto a data de nascimento exato de Jesus, mas não importa, dezembro podia ser em janeiro, fevereiro ou agosto, teria sempre muitas críticas.. o importante é lembrar do nascimento de Cristo, o seu sacrifício e o valor que ocupa em nossos corações. 


Além do que meu filho Lucas nasceu no dia 24 de dezembro, e para nós Natal também é celebração de mais um ano de vida! :-)


Acredito que no passado a vida do homem esteve repleta de simbolismos e também a nossa vida presente  está sempre envolta e muitas vezes não nos damos conta, mas que com certeza deixa-nos mais felizes quando comemoramos determinada  data, isso deixa, quem nega?

Continuando sobre a cultura e tradição daqui, encontrei algumas informações que nos fala sobre o Advento de uma forma geral e o seu significado e achei interessante, sei que para quem vive por aqui é uma mera repetição mas para quem não conhece a tradição do mundo nórdico, ou mesmo da igreja, vale a pena ler um pouco. 



imagem wreath/candles
De um ponto de vista religioso...

"O advento para a maioria das igrejas ocidentais tradicionais começa no quarto domingo antes do dia do Natal, que é um domingo próximo ao dia 30 de novembro e termina na noite da véspera de natal, no dia 24 de dezembro.

Quanto ao significado  do "Advento" quer dizer " a vinda, a chegada" e o foco de toda a celebração do advento é o nascimento de Jesus no seu primeiro advento e a antecipação do retorno de Cristo, o Rei em seu segundo advento.

O advento é muito mais que marcar um evento de 2.000 anos na história, porque celebra a verdade acerca de Deus e a revelação de Deus em Cristo Jesus pela qual toda a criação poderá ser reconciliada com Deus. Esse é o processo pelo qual participamos e a consumação do que antecipamos. A leitura do Advento nas Escrituras irá  refletir essa ênfase no segundo Advento incluindo temas sobre a responsabilidade, a fidelidade sobre a sua vinda, ao julgamento dos pecados e a esperança de uma vida eterna.

E nesse duplo focus  entre o passado e o futuro, Advento também simboliza a jornada espiritual, individual e da congregação, pois que afirmam que Cristo veio, que está presente no mundo hoje e que virá novamente em poder.

E assim, toda a igreja celebra a irrupção de Deus na história e na encarnação e antecipa a futura consumação dessa história ao qual toda a criação geme a espera por sua redenção, também confessando a sua própria responsabilidade de povo comprometido em Amar o Senhor seu Deus com todo o seu coração e ao próximo como a si mesmo.


O Advento é marcado pelo espírito da expectativa, da antecipação e da preparação da espera. 


No livro do Apocalipse 1:8 e 22:13: "Eu sou o Alpha e o Omega [ o primeiro e o último, o princípio e o fim"] diz o Senhor Deus, que é e foi e que está para vir, O todo poderoso ver também Isaías  44:6.
O Alpha e o Omega enfatiza a continuidade do trabalho de Deus na história através do Novo e Velho Testamento.


As cores do Advento


Historicamente a primeira cor do santuário do Advento foi púrpura. Essa é a cor da penitência e do jejum e também a cor da realeza para dar as boas vindas ao Advento do Rei. A cor púrpura é ainda utilizada em algumas tradições como por exemplo da Igreja Católica Romana. A púrpura do Advento é também a cor do sofrimento utilizada durante a Semana Santa. Originalmente o Advento era um tempo de penitência e jejum.


Nas quatro semanas do Advento o terceiro domingo será de alegria de que o jejum está quase ao fim. A mudança da cor púrpura para a rosa nas velas no terceiro domingo do Advento reflete a menor ênfase dada a penitência e maior atenção a celebração dessa estação.


Embora em tempos recentes o Advento tenha sofrido em sua ênfase e tenha refletido isso na mudança das cores usadas em muitas igrejas, exceto nas igrejas ocidentais o aspecto penitencial da estação foi totalmente substituído pela ênfase na esperança e antecipação. Em muitas igrejas o terceiro domingo permanece o Domingo da Alegria marcado pela cor rosa embora muitas igrejas protestantes utilizem a cor azul para distinguir a época do Advento da época da Quaresma. O azul royal é muitas vezes utilizado como símbolo da realeza. Algumas igrejas utilizam o azul brilhante para simbolizar o céu noturno para simbolizar as águas de Gênesis 1 o começo de toda a criação. E algumas igrejas e incluindo a Católica usam o azul violeta para preservar a tradição da púrpura. Isso não elimina o senso de penitência dessa estação. Com o focus no Advento ou retorno de Jesus especialmente em antecipação de seu Segundo Advento ficando a necessidade de preparação para o seu retorno. 
As cores vermelho e verde são cores mais seculares do Natal, derivam de práticas europeias antigas que usavam folhagens de sempre-viva e  azevinhos para simbolizar a vida e a esperança de que o nascimento de Cristo traria dentro deste mundo frio.
Embora o vermelho e o verde seja frequentemente utilizado como parte da decoração das igrejas não são nunca utilizadas como cores litúrgicas durante o Advento desde que estas cores têm outros usos em outras partes durante o ano na Igreja.


As sempre-vivas e a Coroa do Advento


O início do Advento é o tempo para empendurar o verde da decoração nas igrejas com as coroas de sempre-vivas, ramos ou árvores que ajudam a simbolizar o novo e a vida eterna trazida por Jesus Cristo. Algumas igrejas têm um dia especial de serviço ou a primeira noite de Advento, ou mesmo a primeira manhã de domingo do Advento pela qual é decorada e a Coroa do Advento colocada em seu lugar. O serviço é seguido de música, especialmente um coro e o tocar dos sinos com a leitura das escrituras e seguindo com a explicação dos diversos símbolos enquanto estes são colocados no santuário.

 A Coroa do Advento é um símbolo crescente do início do  Ano da Igreja em muitas igrejas bem como em muitos lares. É uma coroa circular de sempre-vivas real ou artificial com cinco velas, quatro ao redor da coroa e uma no centro. Desde que a coroa é simbólica e um veículo para contar  a história do Natal há várias formas de entender o simbolismo. O significado exato dado aos vários aspectos da coroa não é tão importante quanto a história que nos convida a ouvir e participar.

O círculo da coroa nos lembra a Deus, Sua eternidade e infinita misericórdia que não têm nem começo e nem fim. O verde da coroa nos fala da esperança que temos em Cristo a esperança da novidade, da renovação da vida eterna. As velas simbolizam a luz de Deus irradiada ao mundo através do nascimento de Seu filho. As outras quatro velas representam o período de espera durante os quatro domingo do Advento, que estas simbolizam os quatro séculos de espera entre o profeta Malaquias e o nascimento de Cristo. 
As cores das velas variam conforme as diversas tradições mas usualmente haverá três velas púrpuras ou azuis, correspondendo as cores do santuário, as cores do Advento, e uma vela rosa. Uma das velas de cor púrpura é acesa no primeiro Domingo do Advento, a escritura é lida uma curta devoção é dada e uma oração é oferecida. Nos domingos subsequentes as velas anteriores são novamente acesas e reacesas. A vela rosa é usualmente acesa no terceiro Domingo do Advento, embora igrejas ou tradições acendam a vela rosa em domingos diferentes dependerá do simbolismo usado.

A própria luz das velas torna-se um importante símbolo da estação. A luz nos lembra que Jesus é a luz do mundo que veio para a escuridão de nossas vidas nos trazendo as boas novas, vida e esperança e também nos relembra que somos chamados a sermos luzes para o mundo porque refletimos a luz de Deus e graça para os outros Isaías 42:6. A progressão no acender das velas simboliza os vários aspectos de nossa experiência em esperar. Quando as velas são acesas através das quatro semanas do período, isso também simboliza que as trevas do medo e falta de esperança e sombras do pecado caindo a medida que mais e mais luzes são derramadas no mundo. A chama de cada nova vela nos lembra do serviço que está sendo feito e que mais está ainda por vir. Finalmente, a luz que veio ao mundo é plenamente visível quando a vela de Cristo é acesa no Natal e adoradores alegram-se sobre o fato de que a esperança e a promessa de muito tempo atrás ter sido realizada.
A primeira vela é tradicionalmente a vela da expectativa ou esperança ou em algumas tradições significa a Profecia. Isso leva a nossa atenção para a antecipação da volta do ungido, o Messias que tece o seu caminho como um fio de ouro através da história do Velho Testamento.
 E dessa forma, Deus revelou a alguns de seus profetas que realmente Ele não deixaria Seu povo sem um pastor. Enquanto estes esperam um novo rei na terra, suas expectativas  recaem sobre a revelação de Deus sobre Si próprio em Cristo. E ainda o mundo não está completamente redimido e então nós novamente com expectativas e com esperança aguardamos o novo trabalho de Deus na história, no Segundo Advento em que Ele irá revelar-Se novamente para o mundo, e entendemos no profundo senso que o melhor e no mais alto de nossas expectativas irão cair ao chão quando da revelação do Segundo Advento do Senhor.
As três restantes velas do Advento talvez sejam associadas com diferente aspectos da história do Advento nas diferentes igrejas e ou mesmo em diferentes anos. 
Usualmente elas são organizadas entre personagens e temas como uma forma de desdobrar a história e dirigir a atenção para a celebração e adoração do culto. Portanto, a sequência dos três domingos remanescentes poderá ser Belém, Pastores e Anjos. Ou Amor, Alegria e Paz. Ou João Batista, Maria, Os Reis Magos. Ou ainda a Anunciação, Proclamação, Cumprimento. Qualquer que seja a sequência utilizada, a leitura das escrituras, orações, acender velas, a participação na adoração do serviço tudo é feito para nos contar a história da redenção através da graça de Deus e encarnação.
  
A terceira vela usualmente para o Terceiro Domingo do Advento é tradicionalmente rosa ou pink e simboliza a alegria no Advento próximo de Cristo. Marca a mudança do tom mais solene dos primeiros dois Domingos do Advento que focaliza a Preparação e Esperança para uma atmosfera mais alegre de antecipação e expectativa. Às vezes as cores do santuário e vestimentas são também mudadas para Rosa nesse Domingo. Conforme o dito acima, em algumas igrejas as velas pinks do Advento são usadas no quarto Domingo para marcar a alegria do nascimento, natividade iminente de Jesus. 
qualquer que seja a sequência adotada para esses Domingos, o tema da Alegria pode ainda ser focalizado pela vela pink. Por exemplo, quando usamos o terceiro Domingo para comemorar a visita dos Reis Magos o focus poderá estar na Alegria da Adoração do novo Rei. Ou aos Pastores como símbolo do terceiro Domingo que trás a mente a alegria da proclamação feita por eles em seus campos e a adoração expressa quando eles ajoelharam-se perante a criança na manjedoura. Se usamos no quarto Domingo do Advento, poderá simbolizar a Alegria do Cumprimento da Esperança.

A vela central é branca e é chamada de Vela de Cristo. É tradicionalmente acesa na Véspera de Natal  ou no Dia de Natal embora, desde que muitas Igrejas Protestantes não tenham serviço nesse dia, muitas acendem-na no Domingo que antecede o Natal com todas as cinco velas continuando a serem acesas nos serviços até o dia 06 de de Janiero (Epifania). A localização central da Vela de Cristo lembra-nos que a sua encarnação é o coração da época, dando luz ao mundo. 

Celebrando o Advento O advento é um dos poucos festivais Cristãos que pode ser observado em casa e também na Igreja. Em sua associação com o Natal, o Advento é um tempo natural para envolver as crianças em atividades em casa que as conectem com a adoração na igreja. Em casa a Coroa do Advento é normalmente colocada na mesa de jantar e as velas acesas nas refeições com a leitura das Escrituras que prescede o acender das velas especialmente aos Domingos. Uma nova vela é acesa a cada Domingo durante as quatro semanas e a mesmas velas são acesas a cada refeição durante a semana. Nesse contexto isso provê a oportunidade da família fazer a devoção e oração juntos e ajuda a ensinar a Fé às crianças, especialmente se eles estiverem envolvidos em ler as Escrituras.

  É comum em muitos lares tentarem marcar o começo do Advento de outras formas também pelo mesmo propósito e instrução na Fé. Algumas famílias decoram a casa no começo do advento, ou assam biscoitos especiais ou simplesmente começam a utilizar toalhas nas mesas especiais para as refeições. O Calendário do Advento é um modo de manter as crianças envolvidas em toda a estação. Há uma variedade enorme de Calendários do Advento mas normalmente são um cartão ou posters com janelas que podem ser abertos um para cada dia do Advento que revelará algum símbolo ou figura associada com a história do Velho Testamento que guiará até ao nascimento de Jesus. tudo isso provê a oportunidade de ensinar as crianças o significado deste momento sagrado também lembrando a nós.

A adoração na congregação, a Coroa do Advento é o ensinamento central, símbolo desta época, o tema foco para levar a congregação dentro do começo da história da redenção que será desdobrada durante o ano na Igreja. Por esta razão, os membros da congregação são frequentemente envolvidos em acender as velas do Advento e ler as Escrituras apropriadamente a cada Domingo. Embora em algumas igrejas este costume seja feit na família, é também uma oportunidade especial de demonstrar a unidade da comunidade inteira pela Fé pelo fato de incluir outros sem família tais como os que nunca casaram, estão divorciados, viúvos, idosos, que vivem sozinhos ou estudantes colegas, longe de casa.
Pequenas coisas e possibilidades - Uma Reflexão do Advento

Vivemos em um mundo que o maior e o melhor define nossas expectativas do muito na vida. Ficamos tão enamorados pelo tamanho grande, super stars e grande definição que tendemos a ver a vida através da lente que amplia o que esperamos do mundo lá fora que tendemos a não ver o potencial das pequenas coisas. Mas como nos lembra o profeta Zacarias 4:10, "não devemos desprezar
o dia de pequenas coisas", porque Deus fez alguns de seus melhores trabalhos com pequenos começos e situações impossíveis.

É verdade que uma experiência humilde de ler de volta o Velho Testamento e ver quão frágil e imperfeito são todos os "heróis" de hoje. Abraão o covarde que não podia acreditar na promessa, Jacó que lutava contra todos, Moisés o impaciente e assassino que não espera por Deus, Gideão o covarde adorador de Baal, Sansão o mulherengo e bêbado, Davi com o poder abusivo do adultério, Salomão o sábio e não sábio homem. Ezequias o rei reformador que não pode ir adiante. E finalmente uma jovem judia de uma pequena vila num remoto lugar do grande império.

Nunca cesso de surpreender-me que Deus frequentemente começa com as pequenas coisas e pessoas inadequadas. Parece que Deus poderia ter escolhido "grandes" coisas e "melhores" pessoas para fazer o Seu trabalho no mundo, e ainda, se Deus pode usá-los e revelar a Si através deles de forma maravilhosa isso significa que Ele poderá também usar-me, inadequado que sou e não sábio e tão frequentemente com uma falta de fé que tenho. E significa que preciso ter cuidado quando em minha auto-justiça ponha limites no que Deus possa fazer com as coisas pequenas, as pessoas improváveis e as circunstâncias sem esperanças. Eu acredito ser esta a parte da maravilha da época do Advento.
Estou convicto de que um dos propósitos da encarnação de Jesus foi prover a esperança. Enquanto muitas pessoas procuram falar da morte de Jesus e da Expiação dos pecados, a igreja primitiva celebrou a Ressurreição  e a esperança que ela incorpora. Foi a proclamação da verdade que tocou através do Velho Testamento, os fins não são sempre fins mas são oportunidades para Deus trazer novos começos. A Ressurreição proclamada que na verdade é um dos grandes medos da humanidade, a morte propriamente.
O Advento é uma época de esperança não uma esperança só de dias melhores ou do alívio da dor e do sofrimento embora seja uma parte significante é mais sobre a esperança que a existência humana tenha um significado e possibilidade além de nossas presentes experiências, uma esperança que o limite de nossas vidas tão estreitos tais quais o que experimentamos. Não é que temos possibilidade em nós mesmos, mas que se  Deus é um Deus de coisas novas então todas as coisas são possíveis (Isaías 42:9, Mateus 19:26, Malaquias 14:36).
O povo de Deus no primeiro século desejavam que Ele viesse e mudasse as suas circunstâncias de opressão, e ficaram raivosos quando as circunstâncias imediatas não mudaram. Mas isso é uma visão curta da natureza da esperança. A nossa esperança não pode estar nas circunstâncias, não importa o quanto ansiamos por ela ou quão importante sejam para nós. A realidade da existência humana é como a do Livro de Jó e sua luta é a experiência do povo de Deus a sua existência física, do mesmo modo que os outros. Cristãos ficam doentes, morrem, são vítimas de crimes violentos e são machucados e mortos em acidentes de carros, bombas, guerras e algumas partes do mundo, estão famintos.
Se a nossa esperança só se baseia em nossas circunstâncias em como as definimos serem boas ou como as queremos que nos faça felizes estaremos sempre desapontados. É por isso que temos esperanças, não circunstâncias, mas em Deus. Ele têm continuamente, através de quatro mil anos revelado ser um Deus das boas novas da possibilidade, da redenção, do recobro ou transformação da possibilidade de finais que vão além do que pensamos ou mesmo imaginamos (Efésios 3:20). O melhor exemplo é a crucificação propriamente seguida pela ressurreição. Que a sombra da cruz caia mesmo sobre a manjedoura.
Ainda, tudo começa com a esperança que Deus irá voltar e voltar novamente ao nosso mundo para revelar-se como Deus das boas novas, das possibilidades, o Deus das coisas novas.
Nessa época do ano nós contemplamos o que a esperança corporifica, encarnada num recém nascido, o perfeito exemplo das boas novas, o potencial e a possibilidade.
Durante o Advento nós gememos e ansiamos as boas novas da esperança a expectativa, realmente a Fé que Deus será novamente fiel para ver sua circunstâncias para ouvir seu choro os seus anseios por um mundo melhor e a uma vida plena (Exôdos 3:7). E esperamos que como Ele veio como criança então Ele virá novamente como Rei.
A minha experiência me diz que aqueles que têm sofrido e ainda têm esperanças entendem melhor sobre a avida do que aqueles que não. Talvez seja isso o significado da esperança: um modo de vida, não só de sobrevivência mas de viver autenticamente no meio de todos os problemas da vida com a fé que continua a ver a possibilidade quando não há uma presente evidência disso, somente porque Deus é Deus. Que é também a maravilha do Advento.



Traduzi e transcrevi partes do texto  de Dennis Bratcher.
Bratcher, Dennis" O Advento - uma antecipação da esperança"





Nenhum comentário:

Postar um comentário