quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Maria, Maria e os ups and downs

...." Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria
...

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida "

Hoje fiquei pensando nessa letra dessa música de Milton Nascimento, tanto a letra como a melodia são ambas maravilhosas, sem falar da voz dele que é de outro mundo.  

Mas o que me fez refletir é outra coisa, é só um desabafo, na verdade não quero dar lição de moral, nem mudar o mundo porque isso dá muito trabalho e sabe aquela frase clichê que diz, se você quer que as pessoas mudem, a mudança tem que começar por você? Pois, tenho me esforçado para ser um ser humano melhor a cada dia, é difícil para todo mundo pois temos nossos ups and downs..mas temos que ir praticando..

O fato é que ando cansada desse mundo ( quem sabe você também), gente, é tanta notícia desagradável de tudo que é lado, é tanto preconceito racial e de outros tipos a intensidade de um para o outro pode variar, vai depender de quem sofre para o dizer. Às vezes é  porque você é gorda, nasceu no nordeste, no leste europeu, é árabe, é estrangeiro, é pobre, pega ônibus, fala alto, tem cabelo crespo, tá ficando velha e isso é quase um crime, ou porque você mora fora e não quer se misturar com outros estrangeiros, porque você se sente parte de um grupo seleto... a lista é imensa e vai longe. 

Esses dias li num post de uma amiga que uma atriz famosa lá na Austrália cometeu o suicídio e tava todo mundo sem entender como que isso foi acontecer. Acontece que vivemos em um mundo mal, as pessoas cobram indiretamente muito uma das outras e nesse meio artístico ainda é pior porque tem o problema do status de celebridade. Essa atriz era linda, loira, participava daquele programa tipo "American Next  Model", tinha uma vida invejável aos olhos de muitos, mas ela na verdade não estava bem e a sua vida não era o que aparentava ser,  passava por problemas familiares, econômicos e outros mais que só Deus sabe, e ninguém percebeu, ninguém ajudou, enfim, não suportou. Não estou dizendo que ela se suicidou por causa de preconceito, obviamente que não, mas penso sim nesse tipo de vida que a sociedade moderna vem desenhando ao longo dos anos. Quantos de nós iremos aguentar o sofrimento solitário?

Que mundo é esse que não podemos ser nós mesmos sob pena de não sermos aceitos no grupo, então a pessoa tem que passar fome, virar anorexa, alisar os cabelos, tingir de louro, ter olho ou lente de contato  azul, fazer lipo, colcoar silicone, ter uma profissão que dê status, ganhar muito dinheiro, aguentar gente falsa, enfim, viver uma vida de comercial de margarina que não é sua, que não foi a que escolheu.

A condição humana e triste...e assim me socorro da letra da música..."é preciso ter força, é preciso ter raça é preciso ter gana  sempre".

Vou dormir, já falei muito hoje ...

Beijos

:)))







Nenhum comentário:

Postar um comentário