quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014



Hoje também foi dia de prova...


esse e o livro que estudamos  são 9 capítulos, 289 páginas...


Hoje tivemos mais uma prova de sueco, como falei anteriormente, a cada capítulo estudado do livro, fazemos uma prova e quando fizermos todo os capítulos e atingirmos uma média de 70%, então concluimos essa etapa. 

Isso é assim agora porque houve um encontro de professores de sueco em Götemborg para traçarem as novas diretrizes e foi dito, segundo a minha professora, que grande parte dos imigrantes que estudam sueco, apenas fazem o SFI  que é um curso de introdução ao sueco e as provas são nacionais, são enviadas pelo  órgão competente de educação daqui. 

Já os alunos que continuam seus estudos e vão para o SAS que é o Sueco como segunda língua, nível (antigo ginásio no Brasil), neste caso, não será enviado pelo órgão competente as provas nacionais, pois não há um número expressivo de estudantes matriculados nesse nível. Ficará ao encargo de cada escola realizar a avaliação dos estudantes. Bem como aos alunos que prosseguem no Sueco I e II ( mudou o nome desse último nível mas é o equivalente para se ter uma ideia,   ao português do  2o. grau).

Sendo assim, na minha escola ficou definido que faremos provas por capítulos e que também teremos que ler dois livros, mas estes livros não podem ser de leitura fácil o chamado "lätt svenska". Depois fazemos uma apresentação oral e respondemos as perguntas feitas pelos colegas de classe.

Esse livro " Cinco dias em Paris" ( que não é muito meu estilo) eu comprei de segunda mão  num brechó de livros da bibliteca da "Casa do Povo"  que fechou aqui perto, aliás queria comrpar todos...agora ele me serve de material de estudo. Semana que vem apresento.

Na minha realidade atual não posso reclamar dessa forma de avaliação que não é muito rígida e que de certa forma me ajuda a ir para frente, porque se dedicando qualquer um passa. Entretanto, as coisas não são simples assim, não é suficiente, pois para você trabalhar aqui e mesmo considerando que quase todo mundo fala inglês e que inglês no meu caso, já não é um problema vejo que principalmente na área que quero trabalhar eu tenho que falar muito, super bem, aliás, não só falar, como escrever e entender o que se diz. Por isso, esse curso serve apenas como um início da jornada  o aperfeiçoamento virá com o tempo dedicado, o esforço pessoal que diga-se de passagem terá que ser no modo  "com muita vontade".


Meu dicionário, companheiro inseparável de todoas as horas, vive na minha bolsa e é um tijolo...mas não largo dele..os nossos dicionários de português não são  bons, pelo menos ainda não achei um que seja melhor que este.


Daí que cada pessoa tem que reavaliar seu desempenho, seus objetivos e correr atrás do que quer porque nada, absolutamente nada,  cairá do céu. Você tem que fazer o seu caminho e aproveitar as oportunidades que surgirem, sempre tentando ter uma carta a mais no bolso o que no nosso caso será aprimorar sempre o conhecimento, na esperança que esse nos traga bons frutos muito rapidamente. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário