quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014



Indo ao posto de saúde...



foto: hangsna


Aqui onde moro como já disse é uma comunidade muito pequena tem apenas segundo os dados de 2012 5.343 habitantes.

O hospital mais próximo fica mais ou menos 40km de distância, o que temos aqui é o posto de saúde que chama vårdcentral, é como se fosse também uma clínica pequena, com um médico que segundo entendi é um clínico geral  e você passa por este e se for necessário ele ti encaminha para algum especialista. O posto funciona de segunda-feira à sexta-feira, ou seja, se você ficar doente no fim de semana terá que viajar para ser atendido.

Para se conseguir uma consulta temos que primeiro ligar daí uma secretária eletrônica responde que nos ligará novamente em x minutos e então temos que dizer o que se passa daí a pessoa dirá se podemos nos deslocar até ao posto ou não. Aqui não tem aquelas filas gigantes que estamos acostumados a ver porque as pessoas são logo por telefone admitidas para uma consulta ou não. 

Você pode achar que seu caso é grave, que você merece atendimento urgente, que você está "morrendo", não adianta, você tem que telefonar. 

Na minha experiência, quando eu precisei por duas vezes usar este serviço, foi até que mais ou menos porque não era algo grave, a primeira vez eu precisava de receita para a compra de remédios e já na segunda vez uma semana atrás, fui atendida prontamente, e o médico que me atendeu estava com um residente que por sua vez era espanhol e falava português e achei que o tratamento foi  + ou - , ele me receitou um remédio que  serve para quase tudo nessa vida e depois de mais alguns dias de  dores eu fui melhorando. 

Depois o meu filho ficou doente e mais uma vez recorremos ao posto, lá fizeram um teste de sangue para tentar ver o que se passava, depois  nos foi dito que era uma virose, o médico receitou uma espécie de paracetamol efervecente e um xarope e nos mandou para casa...no fim de semana o filho não melhorava e ligo pro hospital para ver se havia algum remédio para cessar o vômito...a médica que me atendeu no telefone disse que não há remédio para vômito, que como a febre também não era de 41 graus que não havia perigo, que parasse de tomar então o remédio prescrito pelo outro médico.

Acostumados que estamos em São Paulo e digo mesmo quando morei em Coimbra, Portugal a irmos até o pronto socorro quando estamos mal e recebermos pelo menos uma injeção ou um soro em alguns casos, fiquei realmente desanimada com esse sistema, a pessoa é praticamente obrigada a sofrer em casa, calada porque depende de uma receita médica para ir comprar um medicamento numa farmácia porque sem receita não se compra nada e fica aquela sensação de que o seu caso não é de morte então não venha nos encher a paciência que temos mais o que fazer. Só quem esta passando mal por dias sabe o desconforto que é.

Mas isso foi o que aconteceu comigo e não posso julgar que em todo canto seja igual (embora já tenha lido o desabafo de algumas pessoas que tiveram que ir ao médico aqui) , sabemos que a saúde em geral seja no Brasil ou aqui, atravessa por dificuldades, mas eu "imaginava"  que na Suécia  fosse melhor, aliás, sempre temos aquela pré concepção de que todo país desenvolvido é perfeito, que tudo funciona com eficácia, pois é, nem tudo que parece é.

Vejo que o melhor que se tem a fazer é  realmente cuidar muito bem da saúde e evitar  o máximo possível ter que ir ao médico, torcer para não ficar doente e se ficar, bom, tem que ter muita paciência e ser resistente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário