terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


Era para eu ter vindo aqui antes, mas não apareci e este post é uma mistura..
Loide Branco



sol e céu azul...lindo


Mas a vida tem estado corrida  e acabo por negligenciar este meu cantinho, vamos ver se mudo isso de agora em diante.. :)))

Hoje tem sol e céu azul  lá fora, a neve derreteu e tenho a sensação de quase primavera, não é lindo?às vezes não valorizamos, mas quem mora aqui na Escandinávia sabe que sol e tempo bom é artigo de luxo...

Continuo amando esse lugar apesar que às vezes sinto vontade de pegar minha bolsinha e ir embora. Acredito que cada brasileiro que mora por aqui, tem uma experiência diferente, uns com mais sucesso outros.... encontram outros caminhos.

Eu já estou aqui a exatamente 2 anos e 4 meses  posso dizer que tive progresso na língua, embora ainda não me considere muito fluente devido a dificuldade de entender certas pessoas, claro que me viro bem com meu sueco, faço tudo e quando aperta eu pulo para o inglês daí tudo se resolve, mas tento sempre o sueco primeiro que é pra forçar mesmo a falar, e tenho encontrado pessoas com paciência outras nem tanto, mas aprender um língua nova é mesmo uma grande aventura porque cada pessoa tem seu tempo, assimila de uma forma. Principalmente, vai muito do esforço pessoal e do objetivo que se quer conquistar.

Estou agora prestes a acabar o SAS não digo que é difícil, porque requer muita leitura, palavras novas, um pouco de gramática, enfim, com esforço qualquer um chega lá, no SFI eu tinha aula todo dia, no SAS vou só dois dias e são basicamente 2 horas na terça-feira e 1 na quarta-feira, o resto é  estudo feito em casa mesmo. A cada capítulo temos uma prova e temos que passar porque tudo conta. Temos também que ler dois livros e fazer um trabalho escrito e oral, achei ótimo.

É muito gratificante conseguir ler em sueco agora, claro que existe muitas palavras que não conheço mas aos poucos vamos lendo uma meia página, outras vezes uma inteira sem o uso do dicionário  o que nos faz sentir que estamos evoluindo.

Eu retomei meu mestrado em Coimbra porque devido a burocracia daqui (grrrr...talvez um dia eu tenha paciência de contar) tive que repensar  o meu tempo e o que é melhor para mim de forma que estou atolada de coisas para estudar e fazer ...mas feliz porque amo o mundo acadêmico e principalmente os livros. 

Meus vizinhos suecos são ótimo, como estive doente por 3 semanas ela veio me trazer um vaso de flores, achei muito legal, nos convidou para almoçar na casa dela no domingo e ainda ganhei muitos bolinhos de canela, que me fez lembrar aquelas fatias húngaras deliciosas... então algumas pessoas falam que sueco é isso e aquilo, eu também acho que são, mas também acho que brasileiro, inglês, americano,, francês, etc...também tem o seu jeito de aceitar ou não as pessoas... eu por exemplo morei a vida toda em São Paulo e uma coisa difícil em SP é fazer boas amizades, mas enfim, só para dizer que nós temos que tentar fazer nossa parte e viver bem com quem vive ao nosso redor, depois vemos no que se transforma.


os bolinhos de canela..."kanelbullar"


Vou ficando hoje por aqui, depois volto...bjs e boa semana

:-)))




Nenhum comentário:

Postar um comentário