terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Suécia - aspectos e curiosidades I

Você Sabia???
Loide Branco






foto:  leoni.art.br






Que o Reino da Suécia é um dos maiores países do norte europeu estendendo-se por 
449 964km e numa estimativa de em 2011 haver 9 415 295 milhões de habitantes com uma densidade de 20 habitantes  por km2, os Suecos têm muito espaço. Há áreas arborizadas com baixa densidade populacional em que as cidades rareiam e estão muito dispersas.


A partir da década de 50 do século XIX quando a população crescente dependia da terra e de um sistema agrícola primitivo, a Suécia já não conseguia sustentar o seu povo. A emigração para a América do Norte era a saída e mais de 1 milhão de Suecos  atravessou o Atlântico.


Em finais do século XIX e em grande parte graças à chegada das estradas de ferro, a Suécia começou a explorar os seus ricos recursos naturais.


A silvicultura e a indústria do cobre foram criadas e os rios foram aproveitados para a produção de energia hidroelétrica. Surgiram grandes empresas industriais, como a Ericsson, a Volvo e a Scania. As necessidades da indústria levaram à migração em massa. Hoje, 85% da população Sueca vivem nas cidades e menos de 2% ocupam-se da agricultura.


No período do pós-guerra, a necessidade de trabalho levou mais à imigração.  O grande número de imigrantes aumentou ainda mais em finais do Século XX com a chegada de refugiados de vários países em conflito. A Suécia é atualmente o país nórdico mais multicultural.

Que a Suécia tem 1572km de norte a sul e que partilha a fronteira ocidental com a Noruega e a fronteira oriental com a Finlândia? 

Que o Extremo Norte e a terra do sol da meia noite, onde a luz solar brilha 24 horas por dia no pico do verão e que é quase inexistente no inverno e que nessa área de montanhas e tundra é o lar dos Samis (Lapões) e dos seus rebanhos de renas?

E que para o sul as florestas e os terrenos pantanosos de Norrland são os habitat de inúmeros alces e aves e no extremo sul nas planícies de Skåne e a área em redor dos grandes Lagos são bons terrenos aráveis?


Para leste, as ilhas verdejantes do arquipélago de Estocolmo contrastam com a rocha nua da linha costeira ocidental .


Um país moldado pelo gelo e que a cordilheira que se estende por parte da fronteira da Suécia com a Noruega setentrional abrange vários picos com mais de 2000m de altitude?

E que formou-se quando o gelo que cobria o país até a 10 000 anos recuou para norte deixando a sua marca na paisagem à medida que moldava as montanhas e que vários glaciares dessa época ainda existem no Norte?

Que os suécos são apaixonados pela natureza e entende-se o porquê - o seu país tem algumas das poucas regiões selvagens ainda existentes na Europa.

Que esta nação enriqueceu graças aos seus recursos naturais e ao talento dos seus engenheiros?

Que tem um patrimônio rico em música, literatura e tradições populares?

Que o clima é relativamente ameno face a sua situação geográfica e dos efeitos das Correntes do Golfo sentidos na Escandinávia? 

Que crescem pepinos no Vale de Torne fronteiriço à Finlândia a uma latitude a que na Groenlânda impera o gelo?

E que devido a extensão do país a temperatura no Outono e na Primavera podem variar em mais de 20o C? E que a Suécia sententrional detém o recorde de temperatura mais baixa -53oC enquanto Ultuna perto de Uppsala, detém o recorde da temperatura mais elevada 38oC?

Que apesar dos ocasionais invernos verdejantes do Sul a queda de neve pode ser intensa?

A pior tempestade de neve teve lugar em Skåne em Fevereiro de 1979 enquanto o nevão mais intenso de 150cm ocorreu em Gävle no centro do país no dia 4 e 5 de Dezembro de 1998? 


Que a Capital e cidade mais populosa é Estocolmo.


Que a língua oficial é o Sueco e que há línguas minoritárias. finlandês, meänkieli,sami ou lapão, romani,iídiche.


Que o Governo é uma Monarquia Constitucional sendo o Monarca Carlos XVI Gustavo o Primeiro Ministro Fredrik Reinfeldt e o Presidente do Parlamento Per Westerberg.


Que entrou para a União Europeia em 1995.


Que o PIB (base PPC) estimativa de 2006 tem um total de US$ 336 bilhões (35o.) e per capita US$ 34 735 (14o.).


Quanto aos indicadores sociais:
Gini 2005 - 23 (baixo), IDH (2010) 0.885 (9o.) - muito elevado, esperança de vida 80,9 anos(7o.), mortalidade infantil 3,2 mil nascimento (4o.), alfabetização 99,0% (19o.).


A moeda é a coroa sueca - SEK


Código de internete é  .se


Código de telefone é + 46


É certo que todas essas informações podem ser lidas nos diversos sites, livros disponibilizados a todos e que talvez você já saiba de tudo isso...mesmo assim achei e acho interessante por isso compartilho.


Abraços,


 fonte: (Guia American Express, Wikipédia)

Um comentário: