quarta-feira, 17 de julho de 2013

Férias - Noruega


Noruega

I - Trollstigen - 



Eu já havia viajado para a Noruega a uns anos atrás mas visitei na época Stavanger e foi no inverno de modos que só vi neve e frio...dessa vez foi diferente. De carro da pra gente ver mais.  A Noruega de alguma forma é bem similar a Suécia, mas a Suécia é um país plano não temos montanhas tão altas em relação aos fjordes noruegueses.

De Gullspång fomos para Karsltad até Arvika que é quase na fronteira com a Noruega, não muito longe, a paisagem  era de muito campo, fazendas ao longo do caminho, lagos, pequenas montanhas, florestas, acampamentos, tudo muito bem conservado, informações ao longo do caminho para quem quer acampar, parar...só tem um detalhe, tanto aqui na Suécia como na Noruega, não tem esse negócio de parar o carro em um "Graal" por exemplo que fica aberto 24 horas, tem comida a vontade, banheiro etc...por aqui as coisas são diferentes, os postos de gasolina podem estar muito distantes e convém andar sempre com o tanque cheio, depois das 19 horas eles fecham mas as bombas funcionam com o sistema de cartão isso não é problema, o problema e encontrar algo para comer decente ou banheiro limpo. Portanto eu levei "merenda", garrafa de café, água...só faltou o banheiro( devia ter comprado uma privada portátil na Biltema)hahaha...mesmo assim existem áreas para parar na estrada e lá tem banheiro, claro que não é limpo e só recomendo usar em caso de muita emergência (o que é quase sempre o meu caso).
on the way


banheiro no meio do "nada"...



Às 2 da manhã chegamos em "Trollstigen" Trolls' Path ou Caminho dos Trolls- uma das várias montanhas norueguesas a Estrada Nacional 63 passa por aqui e tem forma de serpente, essa estrada fica fechada no outono e inverno, ... cerca de 2.500 veículos passam por aqui, no verão, no alto tem um café e algumas lojas fora a vista de tirar o fôlego...e eu que já estava pra lá de Bagdá de tanto sono e cansaço, tentando ficar acorda pra fazer companhia pro marido...quando abri a porta do carro tomei uma lufada de ar tão gelado que me fez acordar e só daí que vi a montanha ainda com neve o que me deixou confusa afinal estamos no verão...aquilo é lindo, uma obra da natureza, perfeita, há cachoeiras que brotam da rocha, é íngreme, é muita rocha...continuamos  a subida e vi um alce (meu primeiro Älg)...achei que era um cavalo...hahahah fiquei emocionada, mas ao mesmo tempo atenta porque viajar de madrugada corre-se sempre o risco de dar de cara com animais selvagens nestas bandas..

on the road again

a primeira impressão...

algumas lojas

Aaqui tem um café

o vento quase me levou...acordei rapidinho haha

umas 2.30 da manhã mais ou menos...que friooo

havia neve ainda
continua...
:-)))

Nenhum comentário:

Postar um comentário