quarta-feira, 8 de abril de 2015

Um passeio pelo centro de Aveiro


A Ria de Aveiro esse delta de água, estende-se por 45km paralelamente ao mar que é resultado do recuo do mar, um acidente hidrográfico da costa portuguesa. É uma cidade pequena e charmosa, no verão podemos passear nesses  barcos coloridos chamados de moliceiros porque em princípio colhiam moliços que são plantas aquáticas utilizadas na agricultura, hoje o seu uso é turístico.

Terra dos  ovos moles, que são doces cuja receita pertencia as freiras dos vários conventos que existiam por aqui até o século XIX,  as carmelitas, franciscanas e dominicanas. As freiras usavam as claras dos ovos para engomar os seus hábitos e para não desperdiçar as gemas, estas eram usadas como base do doce. Extinto os conventos, a tradição dos doces passou para as senhoras educadas pelas freiras e estas vendiam os mesmos.

Em pequenos barris, ou em caixas esse doce com certeza desperta o nosso desejo de provar e ver do que se trata afinal. Posso dizer que é gostoso e que vale a pena experimentar.

Obviamente que Aveiro não se resume a Ria e aos ovos moles, há o museu, a universidade, os passeios pela cidade, a estação de trêm, e muitas outros pontos para descobrir..

Devo dizer que o acesso é bem fácil. Se estiver em Coimbra aproveite o próximo comboio/trêm  que pode ser o regional ou o alfa, sentido Braga ou de carro pela A1, leva uns 40 minutos no máximo.

Terei que voltar mais vezes com certeza :)))









Nenhum comentário:

Postar um comentário