sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Literatura

Chá Verde  e Um pouco de Dostoyevsky
Loide Branco 

foto: celebritytypes



Há alguns dias eu disse que ía comentar sobre a minha impressão sobre alguns livros que andei lendo, já falei um pouco de Kafka e do livro O Processo e agora é a vez de Dostoyevsky em dose dupla, pois li duas obras e vou seguir o mesmo estilo, primeiro falo um pouco sobre ele, depois das obras. Claro que não sou crítica literária e nem tenho nenhuma pretensão, mas acho legal deixarmos nossa impressão naquilo que lemos, de repente um assunto para nós trocarmos ideias se quiserem.

Então não pretendo citar toda a biografia de Dostoyesvsky mesmo porque é imensa e nem quero ser cansativa. Se você tiver curiosidade, disposição existem vários sites, livros que falam sobre este monstro da literatura russa. Vou citar apenas alguns detalhes para nos situarmos no tempo de sua escrita.

Fyodor Mikhailovich Dostoyevsky foi um romancista russo, ele escrevia histórias curtas, ensaios e foi também filósofo. A sua escrita explorava a psicologia humana em contextos de problemas políticos e também sobre a atmosfera espiritual da Rússia do século XIX, interessante não é?Começou a escrever aos 20 anos de idade quase uma criança e a sua primeira novela foi  Gente Pobre, publicada em 1846 quando estava com 25 anos. Em suas obras destacam-se Crime e Castigo de 1866, O Idiota de 1869 e Os Irmãos Karamazov de 1880. Ao todo ele escreveu 11 romances, 3 novelas, 17 novelas curtas e vários outros trabalhos. Muitos críticos literários colocam-no como um dos maiores e mais proeminente psicólogo no mundo literário. Quem quer contestar?

Ele nasceu em 1821 em Moscou e foi introduzido muito cedo a literatura russa e também estrangeira. Quando estava apenas com 15 anos, sua mãe falece e nessa mesma época ele deixa a escola e entra para o Instituto de Engenharia Militar Nikolayev. Depois de sua graduação ele começa a trabalhar como engenheiro aproveitando a vida luxuosa, e para ganhar algum dinheiro extra, ele traduz livros. Foi em 1840 que escreveu seu primeiro romance Gente Pobre o que lhe abriu as portas para o círculo literário de St. Petersburgo.  Eu não sabia que ele tinha sido engenheiro e  também tradutor.

Em 1849 foi preso por seu envolvimento no Círculo Petrashevsky, uma sociedade secreta de utopistas liberais que também funcionava como um grupo de discussão literária. Ele foi acusado de conspiração, de ler livros de Belinsky incluindo o livro Correspondência com Gogol e também de estar circulando cópias deste e outros trabalhos. O agente do governo Russo que fez a denúncia disse que pelo menos um dos papéis criticava a política e a religião russa. Dostoyevsky responde a acusação dizendo que apenas leu esses artigos como monumento literário, nem mais nem menos e que falava da personalidade, e do egoísmo humano em vez de política. Mesmo assim o conde Orlov e o Czar Nicholas I  com medo de uma revolução ordena que sejam levados para a Fortaleza de Pedro e Paulo, lugar onde estão os presos de maior periculosidade.

O caso foi discutido por 4 meses e ao final Dostoyevsky e os demais membros foram condenados a morte por fuzilamento  no dia 23 de dezembro de 1849. Foram dividios em três grupos, Dostoyevsky era o terceiro da segunda fila mas no último momento uma nota do Czar Nicholas I foi entregue ao esquadrão de fuzilamento, alterando a sentença para 4 anos de trabalho forçado na Sibéria. Na prisão começou a ter ataques epiléticos  e quando foi posto em liberdade foi ainda forçado  a servir como soldado antes de ser dispensado por invalidez. Você consegue imaginar  essa situação? quase morre, mas escapou por um fiozinho...é de arrepiar ...e olha que a prisão lá da Sibéria era só mesmo para os fortes como bem descreve Dostoyevsky que por todo o tempo que esteve preso ficou com os pés e as mãos algemados, só podia ler o Novo Testamento (uma coisa boa). E  para somar aos ataques epiléticos ele também tinha hemorróidas, perdeu peso e foi atacado por uma febre, tremia e sentia muito quente e muito frio todas as noites

 "No verão a proximidade era intolerável, no inverno o frio era insuportável. O chão estava podre. A sujeira do chão uns 3 centímetros; alguém poderia escorregar e cair... estávamos empacotados tal qual arenques em um barril ( tipo sardinha enlatada)...não havia como virar-se. Do escurecer ao amanhecer era impossível não se comportar  como porcos...Pulgas, piolhos, besouros pretos pelo alqueire"... Fyodor Dostoyevsky, Pisma, I: pp. 135-7

Nos anos que se seguiram, Dostoyevsky trabalhou  como jornalista, publicando e editando  várias revistas de sua própria aultoria e depois  O Diário de um Escritor, uma coleção de seus escritos. Começou a viajar pela Europa e tornou-se viciado no jogo o que o levou a problemas econômicos. 

Por um período ele teve que mendigar por dinheiro, mas, eventualmente se tornou um dos escritores russos mais lidos e conceituados. Seus livros foram traduzidos em mais de 170 línguas. Influenciou uma multidão de escritores e filósofos desde Anton Chekhov e Ernest Hemingway a Friedrich Nietzsche e Jean-Paul Sartre.

No dia 9 de Fevereiro de 1881 morre em decorrência de uma hemorragia pulmonar. Um repórter da época disse que mais de 100.000 pessoas estavam presentes naquele dia. Uma das últimas palavras de Dostoyevsky refere-se a um versículo da Bíblia, Mateus 3: 14-15 " Mas João o impedia, dizendo. Eu é que preciso ser batizado por ti e Tu vens a mim? E, respondendo Jesus, disse-lhe:  Deixai que seja assim agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça".

Tem ainda muito mais para saber sobre este grande escritor, mas ele já falava do caos da sociedade russa do século XIX e todas as mazelas, tão próximas de nossos dias não é? sua vida não foi tão fácil, claro que teve muitas críticas negativas também,  mesmo assim continuou a escrever e deixou um legado para todos nós.

Boa leitura!!! :-)))








Nenhum comentário:

Postar um comentário