quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ginásio em Örebro I
Loide Branco








Virginskaskola uma pequena parte




Há alguns meses atrás estive juntamente com meu filho em uma visita a nova escola que ele irá estudar nesse novo ano letivo que começou agora dia 19 de Agosto.

A escola que ele estava estudando em Mariestad nos ajudou com todo o processo para a visita e informações. Passamos 3 dias em Örebro e foi uma experiência que gostaria de partilhar.

A escola de Örebro que estou a falar chama-se Riksgymnasiet för Döva och Hörselskadade. Este complexo de escolas é formado por 4 escolas: a Virginskaskolan, Kvinnerstaskolan, Risbergskaskolan e Tullängsskolan. Cerca de 1300 alunos estudam e são de diferentes regiões da Suécia.

A característica especial desse ginásio é que este  se ocupa principalmente em educar com os devidos recursos materiais e tecnológicos aos alunos que possuem surdez severa e outros problemas relacionados a deficiência auditiva. A escola oferece muitos cursos técnicos divididos entre as escolas acima e qualquer estudante interessado seja ele com problema auditivo ou não, pode se inscrever. A duração do curso é de 3 anos mas alguns o fazem em 4 anos.

Dividindo um pouco da minha estória...o meu filho nasceu com problemas auditivos mas só descobrimos tardiamente quando ele estava com 9 anos o que foi um baque em minha vida pois como mãe eu achava que devia ter percebido mas nunca percebi, a questão só veio porque ele tinha uma certa dificuldade em pronunciar algumas palavras e daí levamos à fonaudióloga para uma avaliação e qual não foi a surpresa quando fizeram o exame de audiometria. Foi difícil mas aos poucos fomos nos ajustando a nova realidade.


Ainda no Brasil procuramos ajuda de outros médicos e foi recomendado o uso de próteses para ajudá-lo principalmente na escola.

No Brasil estas próteses são caríssimas pois vem do exterior e eu sempre penso nos pais sem muitos recursos como podem fazer para melhorar a vida de seus filhos, como estes poderão se autodeterminar no futuro e que ajuda receberão em sua educação. Eu particularmente não recebi nenhuma  e acredito que muitos também não o recebem essa é infelizmente a dura realidade. 

Mas aqui na Suécia é diferente logo que meu filho começou a estudar e ficaram sabendo de sua condição, um aparato de ajuda foi montado para que ele pudesse acompanhar as aulas de sueco. Consultas com o otorrinolaringologista e o médico responsavel pela audiometria foram agendadas no hospital de Skövde.

Resumidamente para encurtar a estória, o aparelho dele foi trocado por um mais moderno, uma pedagoga especial do próprio hospital veio nos acompanhar no dia da consulta juntamente com um engenheiro especializado em equipamentos para surdez, que nos explicou o tipo de aparelho que ele iria usar, e um microfone especial parecido com um mp3 que o professor utiliza quando estar a falar, assim quando a professora está de costas por exemplo, o aluno consegue ouvi-la de forma clara. Achei fantástico. Tivemos várias consultas, vários exames e  não nos custou um centavo. Serei eternamente grata a este país.

Voltando a visita do ginásio, fiquei maravilhada. Logo no primeiro dia tivemos uma palestra depois fomos dividios em grupos para irmos visitar as escolas com os guias. 

Cada escola além das aulas normais de matemática, ciências, etc tem também a parte prática em outra escola. Tudo depende de qual curso você escolhe. A escola oferece por exemplo cursos técnicos em mídia: fotografia, filmagem, cabeleleiro, moda, floricultura, padaria, restaurante, hotelaria, construção: pintura, colocação de papel de parede, carpete, eletricista, encanador enfim tudo relacionado com essa área, mecânico de carros, motoristas de tratores, cuidados com animais em fazendas, artes: pinturas, esculturas, aprende a fazer objetos em vidro, é com certeza uma infinidade de cursos e possibilidades. Fiquei encantada.

Éramos três grupos de pais e filhos na maioria suecos os pais estrangeiros eram pouquíssimos. No primeiro dia ficamos na escola que fica mais no centro nos outros dias tivemos um ônibus disponível para nos levar às outras escolas. Tivemos também direito a uma tradutora brasileira e uma tradutora sueca que falava inglês quando a brasileira não pode estar conosco em um dos dias.

Cada dia visitamos uma escola diferente, passávamos o dia lá, almoçamos também junto com os alunos, visitamos toda as instalações, falamos com todos os responsáveis de cada curso e com os alunos também que vinham contar de sua experiência para os novos alunos. 

A visita durava o dia inteiro pois as escolas são imensas, você precisa praticamente de um GPS para andar lá. Tivemos também orientação vocacional, os alunos conversavam com as pedagogas sobre o programa que escolheriam, tiravam suas dúvidas, tivemos informação sobre moradia dos futuros alunos que podem escolher morar no apartamento coletivo dos alunos ou em casas de famílias. Eles devem escolher a sua opção. 

Enfim, foi uma visita completa e produtiva que esclareceu todas as dúvidas.

:-)  


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