quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ginásio em Örebro -  ganhando asas
Loide Branco



aqui fica um dos coletivos dos estudantes


Os tempos mudaram, mais e mais jovens saem de casa cedo para irem ou estudar em outras cidades, países ou trabalhar mesmo. Mas "sou do tempo" que só saíamos de casa quando íamos casar...imagine você  como era difícil cortar o vínculo. 

Mas, em muitos países da  Europa, na Escandinavia, na Austrália, EUA etc, o jovem é incentivado a tornar-se independente muito cedo. No Brasil no entanto nem sempre correu assim mesmo porque muitos jovens não conseguem se sustentar financeiramente.

Tudo isso para dizer que a partir de agora meu filho irá estudar e morar em Örebro nos próximos 3-4 anos, as aulas começaram essa semana na segunda-feira e no final de semana estivemos envolvidos com a mudança. Já falei um pouco no post anterior sobre a visita que fizemos a escola ..

Pois bem, o meu filho escolheu morar no apartamento coletivo dos alunos e fomos lá pegar as chaves e as informações.  Fica uns 10 minutos de ônibus da escola que ele irá estudar, muito tranquila a área. Os apartamentos estão localizados no antigo quartel do exército que havia por lá.

Recebemos as chaves e fomos lá levar as coisas, cada andar tem vários  mini apartamentos, cada aluno tem sua cama, guarda-roupas, mesa de estudo, uma pequena pia, geladeira, fogão, armário para guardar os mantimentos, banheiro. Tudo bem clean. 

Em cada andar tem também uma sala bem equipada para todos e uma cozinha mais completa se quiserem cozinhar algo mais complicado. Há uma lavanderia e cada um tem o seu dia para agendar e usar a máquina de lavar/secar roupas.  No andar de baixo tem um restaurante porque lá são servidas 3 refeições para todos os alunos. Eles também perguntam o que o aluno come, se tem alergias, se é vegetariano, querem saber tudo.

Os alunos estudam das  9:-00 às 15:00h nesse período não tem monitores lá, depois chegam as pessoas encarregadas de cuidaderem deles quando chegam da escola. Inclusive existe um quarto para o "personal" de plantão no período da noite. 

Cada aluno tem também uma pessoa designada para auxiliá-lo em qualquer problema que tiver. Horário para chegar, regras a cumprir.

Achei tudo muito organizado, as pessoas que trabalham no local  são bem atenciosas e simpáticas, você se sente mesmo em casa. 

No primeiro dia de aula fomos juntos para ajudá-lo já que o sueco ainda não é muito bom, assisti a primeira aula, pegamos as infromações, almoçamos juntos e fomos deixá-lo no coletivo para voltarmos para Gullspång que fica a mais ou menos uns 90km de Örebro.

Desde segunda-feira ele esta sozinho por lá e se virando bem, foi um pouco complicado aprender a pegar o ônibus, mas eles arrumaram uma aluna para ajudá-lo e esse problema já foi resolvido. Antes o meu filho havia dito que não iria comer na escola que iria fazer a sua própria comida, pois bem, ensinei a ele a cuidadar de casa, das suas coisas e também a cozinhar alguns pratos, fizemos as compras, levamos, mas ele desde segunda-feira tem feito as refeições na escola....pois a preguiça de cozinhar é maior..rssrsrs estou achando ótimo!!!

Perguntei se ele viria para casa no fim de semana, eles podem vir a cada quinze dias a escola providencia o bilhete para eles, 2 por mês. Mas ele disse que não, que quer aprender a se virar sozinho!!! :-)

Por último devo dizer que a minha casa esta um pouco vazia sem o filhote por perto, e que essa fase agora é um pouco estranha, eu sou muito mãe coruja e acho que vou ser sempre. Sabia que um dia iria chegar esse momento, mas achava que iria demorar um pouco mais, só que chegou e agora temos que nos adaptar aos novos ventos.

Fico feliz em vê-lo florescer e também muito mais animada com o futuro. Agora é torcer para que tudo corra muito bem que aproveite a oportunidade, os estudos faça boas amizades e que daqui a alguns anos possa ir para outros caminhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário