quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Suécia - aspectos e curiosidades II

As Casas de Madeira Suecas
Loide Branco




Sempre me pergunto como que estas casas de madeiras conseguem se manter diante deste clima que é muito rigoroso porque no Brasil estamos acostumados com casas feitas de tijolos e que parecem ser muito mais seguras. 

Mas a verdade é que o homem desde que deixou de viver em cavernas, procurou alternativas e entre elas a madeira para fazer abrigos daí que o aproveitamento de madeiras para a construção e "existem testemunhos arqueológicos de que no período Neolítico se utilizavam as construções em troncos de árvores e os historiadores Romanos ( entre eles Tácito ) afirmavam que já naquele tempo, na Alemanha, se construíam casas em que se utilizavam troncos cortados em secção quadrangular". (fonte: Casema casas especiais de madeira)
onstrução de túmulos de Reis
Segundo o Guia American Express as casas de madeiras não eram consideradas bonitas por esta razão passaram a ser pintadas de vermelho para parecerem feitas de tijolos ou de amarelo e assim parecerem feitas de pedra, uma tradição que foi preservada.

Por aqui, todos os edifícios desde a cabana mais simples até a mansão mais luxuosa são de madeira oriunda das extensas áreas florestais. A madeira brilha nas casas senhoriais de Hälsingland e nas requintadas casas de comerciantes do arquipélago de Estocolmo. Ainda hoje, os arquitetos desenvolvem maneiras de inovadoras de usar este material tradicional.

Mansão de Skogaholm que foi construída  1680 originalmente pintada de vermelho mais no seculo seguinte recebeu a fachada amarela hoje encontra-se no museu de Skansen

Uma cabana feita de toras nas montanhas de Ruandan

Farol de madeira de Bonan construido em 1840

Arquitetura de madeira contemporânea Museu Nórdico da Aquarela de Skarhamn

Com certeza que há muita coisa a ser dita sobre construções de casas, arquitetura, sustentabilidade e outras coisas mais, de minha parte quero apenas mostrar um poquinho da beleza deste país.

Abraços,

4 comentários:

  1. Olá!

    Eu amo aquelas casinhas vermelhas com janelinhas brancas!!!
    A princípio o Johan e eu vamos morar em apartamento, mas planejamos no futuro comprar uma dessas casas, pena que é tão caro :(

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A conservação do farol, está perfeita, parece que é um construção recente, parabéns aos seus zelosos donos; certamente embelezam mais ainda este lugar tão lindo.

    ResponderExcluir
  3. É verdade..os suecos cuidam muito bem de seu patrimônio e do ambiete que vivem basta passar um pouco por Gotemburg ou outra cidade grande (falo do que vi apenas) que agente vê não só a beleza da arquitetura mas também o estado de conservação..fico sempre impressionada....

    ResponderExcluir
  4. Oi Josy,
    Com certeza vc terá a sua casinha dos sonhos, só esperar um pouquinho que tudo se ajeita :-))) bjs

    ResponderExcluir