sábado, 9 de julho de 2011

Vida de Estudante de Coimbra I

Vida de Estudante
by Loide Branco




Nem parece que já se passaram 5 anos desde que aportei nas terras Lusitanas...foi em finais de abril de 2006 que aqui cheguei sem saber muito bem para onde ir.
O ano escolar estava praticamente ao fim e nos dias que se seguiram fiquei sabendo que teríamos a Festa das Fitas e que portanto teríamos uma semana de comemorações e também a formatura dos novos doutores. Na verdade eu não sabia o que era a Festa das Fitas.
Acontece que a vida de estudante de Coimbra é permeada por tradições que começam desde a sua admissão no curso pretendido até ao final do mesmo. O que para nós, vindo das terras tupiniquins faz mais ou menos sentido. Os alunos usam seu uniforme com orgulho na época das Festas das Latas e das Fitas mas também o podem fazer em dias normais. A cidade e a economia local sobrevive graças aos estudantes que trazem vida e recursos para a cidade.


         Em poucas palavras, para ser estudante em Coimbra primeiro você tem que ser "caloiro". As aulas começam em meados de Setembro e em finais de Outubro temos a Festa das Latas que é como uma sátira a Festa das Fitas dos alunos finalistas de curso, os novos alunos são fantasiados com as cores de seu curso e desfilam pelas ruas de Coimbra num cortejo acompanhados dos seus padrinhos, carregam pinicos coloridos, tem que pedir dinheiro e depois serão batizados nas águas do Rio Mondego. É bem divertido, há muita alegria e também muita bebedeira. A cada ano o estudante vai participando das tradições e com isso melhorando seu "status" se assim posso dizer.
Já na Festa das Fitas tudo se passa de maneira diferente. Começa normalmente no início do mês de Maio. A abertura é feita com uma serenata à meia noite na Sé Velha onde todos os estudantes comparecem envergando seus uniformes para ouvir o fado.  Neste dia os novos estudantes podem usar pela primeira vez seus uniformes. Durante a serenata o padrinho irá "traçar a capa" ou seja irá pegar um lado da capa e passar sobre o ombro do novo estudante.
Depois da serenata seguem os convívios que são festas que vão pela noite a fora.
A Festa das Fitas dura normalmente uma semana e nesses dias vários eventos acontecem ou seja, O Cortejo, que é uma espécie de desfile na rua onde todos os estudantes que irão se formar naquele ano irão desfilar nos carros alegóricos, com seus uniformes enfeitados com fitas nas cores de seu curso, há também a bênção das pastas na Igreja da Sé Nova, há a Garraiada em que os estudantes vão à Figueira da Foz numa arena de touros, há também o baile de formatura, o chá dançante, jantares com os amigos, shows, enfim é uma semana muito festiva, cheia de atrações para todos.
O que se segue depois da semana da Festa das Fitas são as múltiplas e exaustivas aulas finais e em seguida uma bateria de exames que começam em junho e depois vem a época de recurso em julho. 
Poder participar e viver todas essas experiências foi uma época muito alegre e de descobertas. Ser estudante em Coimbra é uma experiência e tanto em todos os sentidos imagináveis e também inimagináveis. 








         

Um comentário:

  1. Que orgulho dessa minha amiga! Aproveita mesmo, amiga. Vc merece cada minuto dessa festa! Beijão

    ResponderExcluir