quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Tradições


Santa Lúcia
Loide Branco


Hoje foi dia de St. Lucia e logo bem cedo enquanto assistia as notícias locais   ao final passou um coral cantando as canções de Santa Lúcia, depois já na escola, fomos todos assistir mais uma vez uma apresentação de um grupo de moças que cantaram especialmente e depois tivemos um pequeno café oferecido pela escola.

A celebração de Santa Lucia representa uma das principais tradições culturais na Suécia com uma clara referência a vida dos camponeses do passado mesclada em escuridão e luz, frio e calor. 

Lucia é uma figura mítica portadora de luz principalmente nos invernos escuros da Suécia.

As várias canções de Lucia tem o mesmo tema e todos os suecos sabem cantar e seu verso diz mais ou menos assim:

" A noite pisa fortemente ao redor de pátios e residências
 Em locais não alcançados pelo sol a ninhada de sombras,
 Em nossa casa escura vem ostentando velas acesas, Santa Lúcia, Santa Lucia."


A lenda de Santa Lúcia diz que ela foi uma mártir que morreu aproximadamente no ano 304 em Syracusa. A lenda diz que ela havia casado com satanás e que seus filhos eram demônios invisíveis. E dessa forma o seu nome poderia ser associado a ambos "lux" (luz) e lucifer (satanás) sendo a sua origem difícil de determinar, o costume atual é uma mistura de tradições.

Em calendários antigos as noites de Lúcia eram as mais longas do ano e também as mais perigosas pois seres sobrenaturais estavam a solta e os animais podiam falar. 

Na Suécia agrária, os jovens vestiam-se com figuras de Lúcia: "homem açafrão" (lussegubbar) e andavam à noite cantando de casa em casa e recolhendo alimentos.

A primeira aparição de Lucia vestida de branco foi numa casa de campo em 1764 porém o costume não se tornou popular de imediato o que só veio acontecer no século XX quando as escolas e associções locais começaram a promover. Com a migração urbana o velho costume do "lussegubbar" praticamente desapareceu dando lugar a procissão da Santa Lúcia que era mais aceitável uma celebração mais controlada. Estocolmo proclamou seu primeiro dia de Lúcia em 1927. O costume de servir café e pães (lussekatter) datam de 1880 embora os pães já fossem servidos a muito tempo atrás.


Os meninos preferem vestir-se de "santas" (tomtar) ou "garotos estrelas" (stjärngossar) na procissião, enquanto algumas garotas aceitam ser  as "servas" de Lucia (tärnor).


Vestidos brancos, estrelas e as velas que antes eram reais e agora foram substituídas pelas velas à bateria fazem parte da procissão que não perdeu o seu encanto, principalmente quando as luzes são reduzidas e a  atmosfera  torna-se mais suave enquanto as crianças entram por uma porta adjacente cantando suavemente.

A tradição manda que a Lucia tenha uma coroa de velas elétricas sobre a cabeça e que suas servas também tragam uma vela elétrica. Os meninos também vestem-se de branco e carregam estrelas numa espécie de vara e trazem sobre a cabeça um chapéu alto em formato de cone e alguns carregam lanternas pequenas.

Todo ano há uma competição nas vilas e cidades para quem quiser ser a Santa Lucia e coloca-se fotos das moças com antecedência para que sejam votadas e posteriormente é também escolhida a Santa Lúcia nacional que é eleita pela televisão.



Tradition has it that Lucia is to wear "light in her hair."
Photo: Ola Ericson/Imagebank.sweden.se

Saffron buns are consumed by the dozen on Lucia Day.
pães feitos com açafräo e com uvas passas...muito bom
Photo: Helena Wahlman/Imagebank.sweden.se

The Feast of St Lucia, celebrated on December 13, starts the Christmas season. St Lucia is a symbol of light, marking the return of lighter days.

A celebração de Sta. Lúcia no dia 13 de dezembro começa a estação do Natal. Santa Lúcia é o símbolo de luz fazendo assim o retorno de dias iluminados.  Photo: Ola Ericson/ Imagebank.sweden.se



Nenhum comentário:

Postar um comentário