sábado, 26 de novembro de 2011

Cotidiano na Suécia

O primeiro mês na Suécia!!!
by Loide Branco












O tempo voa mesmo né? pois não é que um mês já se passou? agora vou avaliar as minhas conquistas por aqui...rs



Quanto ao idioma:


Embora a minha percepção sobre o que tá rolando num diálogo, ou na leitura dos títulos de uma revista, jornal, seja "muito" mais ou menos...eu até que fico contente com as coisas que consigo compreender especialmente quando Jon está conversando com alguém consigo seguir a conversa ...:-)

Porém meu vocabulário não tem ajudado muito, sempre é mais fácil "pular" para o inglês...mas já aprendi algumas coisas...por exemplo:

Sei contar até 20...kkkkkk, sei o alfabeto, os dias da semana...algumas frases prontas vamos lá (qualquer erro eu peço desculpas!!!):

Hej! hur mår du? Oi ! Como vai você?

Jag mår bra, tack! Eu vou bem, obrigada.

Hur är det själv? E como vai você?

Det är lugnt.  Bem

Vi ses! até mais!! 

Tack, bara bra.... obrigada, muito bem..

Tjena! Oi!!!!

Pronto acabou o vocabulário vastíssimo....mas até que me sinto menos "analfabeta"!!!! kkk

Conseguimos já andar pela cidade e resolver as pequenas coisas do dia à dia, já conhecemos alguns lugares, já sabemos também pedir uma pizza ( muito importante realmente!)  claro que vai tudo anotado no papel...

Quanto ao clima:

Já estamos nos preparando para o rigor, compramos roupas adequadas ao frio, botas, luvas e cachecóis...mas o FRIOOO mesmo, aquele cheio de neve e obscuro ainda não chegou, dizem por aqui que geralmente no outono já tem neve, mas esse ano até lá pelos lados do norte a neve caiu bem pouquinho...mas os suecos estão a postos a espera da neve...

Ontem particularmente esteve ventando muito, choveu bastante por aqui, nem saímos de casa, lá pelas 3:00h já parecia fim de tarde...enfim, o clima aqui é assim mesmo, frio, chuvoso, nublado, não muito animador, mas gosto mesmo assim, me sinto confortável no frio também.

Quanto a cidade e as pessoas:

A cidade embora pequenina, tem tudo que precisamos, claro que nós estamos naquela período de transição, de aceitação de algumas coisas diferentes, mas no geral estamos nos sentindo bem, as coisas tem se resolvido aos poucos e esperamos em breve estarmos muito mais adaptados.

As pessoas aqui do "interiorrrr" são bem simpáticas não tem aparência carrancuda não, e quando precisamos estão prontas a ajudar, claro que ninguém vem atrás de você para te conhecer mas são acessíveis o que já ajuda bastante.

Quanto aos desafios:

Serão muitos, mas estou pronta para conquistá-los.

Balanço geral positivo!!!

Sobrevivemos ao primeiro mês graças a Deus então vamos seguir em frente!!!!



Bom fim de semana!!!!


5 comentários:

  1. Oi Loide!
    Retribuindo a visita e já te coloquei nos favoritos. Adoro ler as percepcões de outros brasileiros aqui nessa terra gelada!
    Sobre a língua, como estás fazendo pra aprender? Vais fazer o SFI? Saber inglês ajuda bastante, vais ver como vai ser mais fácil entender a construcão das frases se baseando no inglês. Os suecos tem algo que ajuda bastante que é a forma "lättläst", ou "fácil leitura", que é uma versão de jornais e livros com palavras mais fáceis pra quem está aprendendo. Um exemplo é o site de notícias 8sidor.se.
    E é isso, boas descobertas!

    ResponderExcluir
  2. Loide, eu tinha um livro, muito bom, que ajuda a vc se expressar num sueco mínimo, mas essencial que eu emprestei a um estudante indiano que veio fazzer Mestrado, aqui. Eu vou perguntar a ele se ainda precisa do livro, pois o mesmo vem com cd e tudo o mais. É muito bom.
    Olha, tem, tbm, uns programas de tv infantis, que aparece, na tv, as traducoes...
    eu sempre estudo e reestudo o sueco por que minha memoria sofreu um cataclisma depois do avc e sei bem do que falas. Olha, vc sabe o que significa o lugar onde vc mora? Eldsberga significa MONTANHA DO FOGO, por que eld, elda _fogo e berg, berga é montanha em sueco.

    ResponderExcluir
  3. ah, ia esquecendo...se seus papeis nao ficarem prontos a tempo do dia 17 de janeiro, fica de olho que, após a primeira selecao vem a LATE APPLICATION. Lá no site do studera.nu vc verá...Sempre, as faculdades dão essa oportunidade. Tbm, tem a oportunidade de vc mandar os papeis e escrever uma observacao MEUS PAPEIS ESTAO SENDO TRADUZIDOS. ATÉ A DATA DA SELECAO DEFINITIVA EU ENVIAREI.MANDE, NO MÍNIMO, AS CARTAS EM INGLÊS...PARA QUE VC POSSA TER CHANCES DE ENTRAR.
    MINHA FILHA FEZ ASSIM E ENTROU NA FACULDADE.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mariel,

    Obrigada pela visita. Olha como eu acabei de chegar por aqui, ainda estou um pouco perdida como vou aprender o Sueco, mas a princípio pensei em fazer o SFI ou se houver outra opção, quem sabe eu tente. Preciso acelerar meu processo de aprendizado. Já senti que com o inglês fica mais fácil de se aprender, fazemos as conexões e tudo ajuda mesmo.
    Obrigada pela dica e vou dar uma olhada sim nesse que você me enviou.
    Boa semana!!!

    :-)

    ResponderExcluir
  5. Oi Grace!!! Como vai?? :-)

    Obrigada pela força, e se você conseguir o livro será muito bem utilizado. Se não conseguir mas entretanto lembrar do nome, pode me passar que tento encontrar ...
    Realmente, ver programas infantis ajuda muito mesmo, eu tive essa experiência quando aprendia o inglês na Inglaterra, eu não entendia aquele sotaque de jeito nenhum...então comecei a tentar entender os "teletubbies" hahaha e era difícil que só..depois as coisas foram se juntando o ouvido vai abrindo rs..
    Eu não sabia que Eldsberga tinha esse significado..legal mesmo saber a etimologia das palavras bem interessante.
    Quanto a minha candidatura, eu vou tentar fazer do jeito que estás me sugerindo e espero em Deus que tudo corra bem...meus documentos estão quase prontos. Falta mesmo a tradução que não sei quanto tempo vai demorar ainda pois estou aguardando receber para poder enviar para a pessoa que vai fazer...quanto as cartas já vou pedir pros meus professores....
    Além disso tenho que também fazer o IELTS..não fiz ainda mas acredito que até início de fevereiro consigo fazer..são tantas coisas....
    Obrigada mais uma vez pela força!!!
    :-))))) uma semana de alegrias para você!

    ResponderExcluir