sábado, 3 de março de 2012

Cotidiano na Suécia

Mars - lördag/Março - Sábado
Loide Branco


foto do  palácio real em Estocolmo 


"dia do nome"




Parece que faz poucos dias que estávamos comemorando o Natal e a entrada do Ano Novo, guardamos os enfeites e decorações de Natal, o carnaval (para quem é brasileiro e gosta) também já passou e entramos em um novo mês, o terceiro do ano que é Março.

Uma coisa que tem muito aqui é calendário, de todos os tipos, tamanhos e imagens o que para mim é uma coisa boa porque me ajuda a me organizar.

Uma coisa interessante é que os calendários daqui trazem para cada dia um nome. Dia 1o. de Março por exemplo é o dia de Albin e Elvira, dia 2 Ernst e Erna, 3 Gunborg e Gunvor e daí por diante não lembro de ter visto isto nos calendários brasileiros..

Dizem que o "dia do nome" também é conhecido como dia do banquete e é tradicional em muitos países europeus que celebram o dia baseando-se no nome individual. O costume parece ter sido originado com o Calendário Católico e Ortodoxo dos santos, que os crentes designaram com um nome particular para que aquele nome fosse celebrado. Em alguns países não há porém qualquer conexão com o Cristianismo.

A celebração do dia do nome difere entre os países. Há países que consideram o dia do nome tão importante quanto o dia do nascimento enquanto há outros que reconhecem pouco esta tradição.

Naqueles países que ainda reconhecem esta tradição, cada ano novo, no calendário é geralmente impresso o  nome que será celebrado. O nome pode ser diferente também. Alguns países tem os nomes dos santos enquanto outros selecionaram nomes específicos para cada calendário e ainda em algumas culturas o nome poderá aparecer mais de uma vez e sendo assim o indivíduo celebrará o dia do nome mais próximo de seu aniversário.

Na Suécia, no dia do seu nome você poderá receber telefonemas dando felicitações, flores dos amigos e parentes. Não é legal??? Então "todo dia é dia de festa por aqui"...rs

Ainda não achei meu nome por aqui...e provavelmente não encontrarei..rs


Um ótimo fim de semana para todos!!! :-)


fonte: namedaycalendar.com



6 comentários:

  1. Loló, muito legal hein!! Porque você não adota um nome comum na Suécia para poder comemorar o dia do seu nome?
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Vamos escolher o nosso nome sueco nos nossos calendários??????

    ResponderExcluir
  3. hahahaha boa idéia!!!! então vou escolher um nome "bem sueco" daqueles da gema (no mês de meu aniversário que é novembro)!!! kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu vou escolher um nos meses que ainda estão por vir, pq meu aniversário ja passou!!! eu quero ganhar presenteeeees!!!! escolhi EMMA, 23 de julho! eu ja faço anos no inverno, agora vou fazer no verão tb!!!! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iza, opsss EMMA.. acho que vou escolher meu nome de primavera então pois faço aniversário quase no inverno...rsrsrsrsrss :-))))

      Excluir
  5. Olá amiga. É interessante vivenciarmos as diferenças culturais. Beijos e obrigada pela visita e pelo elogio aos textos. Volte sempre.

    ResponderExcluir