quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cotidiano na Suécia


Curiosidades - A "Fettisdagen" 
Loide Branco


Semlor. Photo: Leif Johansson/Sveriges Radio


No dia 21 de Fevereiro, semana passada foi o dia da " fettisdagen, fat tuesday  ou  mais ou menos isso : terça-feira gorda". Semlor é uma bola recheada com uma pasta de amêndoas com um toque de cardamamo e creme para completar. Uma verdadeira "bomba" de gordura e delícia e parece um pouco com o "sonho"!!!

Lendo e procurando saber um pouco mais descobri que tudo começou em 1771 quando o então Rei Adolf Fredrik acabou sua refeição "básica" : peixe, caviar russo, lagosta, carne cozida, nabos e algumas semlor. Ele, o Rei, não ficou satisfeito comendo só duas semlor e tendo devorado 14  o resultado foi a sua morte.

Em sua origem era consumida apenas na terça feira gorda, numa época em que o jejum era uma prática comum. Mais tarde, quando o interesse dos suecos pelo jejum diminuiu, tornou-se tradição comer semla toda terça feira durante um período de 7 semanas, nas quais o jejum era instituído.



Uma outra estória meio folclórica conta que  a semla era no início um pão achatado sem nenhum recheio, e era uma das poucas "gulodices" que se podia comer no período do jejum. Para burlar esta prática espartana as pessoas começaram a fazer buracos na semla e colocar (esconder) algum tipo de guloseima lá dentro. O povo sempre dando um jeitinho:)


Derivado do Latin ”semilia”, significa a mais fina farinha de trigo ou semolina. Embora a semla tenha nascido na Roma antiga, e tenha sido saboreada em quase toda a Europa, é principalmente na Escandinávia e na terça-feira gorda que esta tradição se mantém.

Há os que tradicionalmente gostam de comê-la em uma tigela com leite quente. Essa combinação é conhecida aqui como “hetvägg” (literalmente, parede quente) contudo,   nos dias de hoje a forma mais comum é  a acompanhada de uma xícara de chá ou café.

Quem sabe um dia me atrevo a fazer!!!

:-)




fontes: ( wikipedia, sverige radio e baú da luablue)


Nenhum comentário:

Postar um comentário