sexta-feira, 22 de julho de 2011

Vida de Estudante V - Last but not least

Antero de Quental .........(1852)-1881, Universidade dos Açores, Editora Comunicações, Lisboa, 1989, p.19

"Minha Querida Mãe(...) Matriculo-me amanhã no 4o. ano de Direito; o que aqui entre nós é quase o mesmo do que ir para a Costa da África, porque em verdade é o mais difícil, já por ser de mais trabalho, já por serem maus, odientos e injustos os lentes dele - Contudo para isso, e mais que for, dará remédio Deus, ou melhor, a vontade humana, que é o Deus verdadeiro cá na terra (...)
a propósito da (Abertura da primeira versão do Guião de Metodologia do Direito) p.12


E "last but not least"...
Carta de Antero de Quental, na data da sua formatura (1)


"Coimbra, Julho de 1864.


Caros amigos e manos Albertos: (2)


A Fatalidade, que me persegue, com uma tenacidade verdadeiramente paternal não me quis poupar - não quis deixar sem coroa este templo da sandice e ridículo chamado formatura; não lhe tremeu a mão adunca e férrea escrevendo no livro-caixa do Fado esta sibilina palavra BACHAREL!!! 

E.............................................................

E sou Bacharel!
E Bacharel - nemine discrepante!!
E não houve  em R justiceiro, um R honesto e consciencioso que protestasse, levantando no ar  com terrível assovio, o seu rabo de serpente, não houve um R - um só - que protestasse contra essa sentença fatal, que assim condena uma inocente cábula a arrastar perpetuamente, qual rocha de Sísifo, essa grilheira duma Carta de Bacharel em Direito.

Nemine Discrepante!!!
Sabeis vós o que é um nemine discrepante?
................................................................

É trocar a sua coroa de poeta pelo círculo de sebo da borla doutoral dum Neiva (3)! É ler no horizonte da vida, em vez do poema de ouro das aspirações embalsamadas, a letra gorda e enchundeada duma sempiterna Sebenta!!

É escambar (!) a púrpura brilhante das ambições sublimes; pela albarda vermelha da vermilhidão das digestões felizes, o Capelo de Doutor!!

É ter por alma um sofisma; por vida um ao contrário sensu; por templo santo a audiência, por culto e Deus e tudo a Ordenação do Reino!!....

......................................................................

este trecho duma meditação que actualmente componho em estilo Oriente, e em que trabalho debaixo da salutar influência da sombra do Neiva, vos dará ideia do estado moral do vosso

Antero (O Bacharel)*



(1) recordação para os alunos do curso de Metodologia de Direito
(2) Alberto e seu irmão José da Cunha Sampaio, grandes amigos de Antero de quental
(3) António da Cunha Pereira Universidade..

Se Antero de Quental a mais de 150 anos disse tais palavras....quem sou eu para mudá-las??... :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário