quinta-feira, 21 de julho de 2011

Vida de Estudante IV: Coisas que Gosto

Coisas que gosto em Coimbra
by Loide Branco

Pensei em falar das coisas que gosto e não gosto em Coimbra mas por fim como sou otimista e meu objetivo não é gerar polêmicas acabei optando só pelas coisas que gosto e deixo a cada um viver sua própria experiência e tirar dela lições para vida. Viver fora é a ssim mesmo não devemos achar que o país que nos acolhe deva ser uma extensão do nosso que a comida não é boa, que as pessoas agem assim e não do nosso jeito porque afinal será que o nosso jeito também é o melhor? Devemos aprender a viver com a diversidade sermos mais abertos, solidários e também respeitar as diferenças.

Às vezes o ser muito crítico prejudica um pouco a nossa convivência com as pessoas. Sabemos o quanto é difícil sair do Brasil. Ter a oportunidade de vir estudar fora é uma experiência que muitos poucos brasileiros podem se dar ao luxo, por isso aproveitem o que é bom e sublime aquilo que não gostarem, afinal estão de passagem.

Poisss bem, as coisas que gosto aqui são muitas...começando pelo restaurante A Capela, que fica na Baixa  nesse restaurante você pode ouvir o Fado de Coimbra o que dá uma certa nostalgia. Dizem que o Fado daqui é diferente do de Lisboa  mas eu ainda não sei a diferença. E falando em restaurantes gosto também do Giuseppe e Joaquim que tem uma comida ótima, gosto também do Itália e há o Japonês e por aí a fora...muitas opções para a comilança.

Passear no Parque Verde, fazer caminhadas parar pra ver o pôr-do-sol, ver as pessoas é algo que me agrada muito e não se paga nada.

Ahhh os vinhos portugeses sejam eles o tinto, branco, verde são ótimos adoro os da região do Douro norte de Portugal, cada um melhor que o outro e os preços muito acessíveis. O vinho português é diferente do vinho brasileiro que é muito doce então talvez algumas pessoas não gostem muito do sabor meio seco eu já acostumei.

O azeite e as azeitonas é o que há de melhor para o meu paladar...sem falar também no preço...além do que cozinhar com azeite é a melhor coisa do mundo que sabor!!!

Fazer compras na Zara, H&M, lojas de perfumaria, bolsas....claro né...toda mulher adora uma promoção e um mimo...ainda mais agora na época do "sale"!! Uma tentação!

Os cafés as esplanadas a tranquilidade o ir e vir despreocupado não tem preço afinal sou de São Paulo e quem é de lá já sabe...a vida corre o tempo todo.

A faculdade a sua história os seus prédios, bibliotecas, fazer parte nem que seja só por algum tempo isso já valeu muito a pena para mim.

O Jardim Botânico pertinho aqui de minha casa...que jardim lindo especialmente na primavera e verão, muito verde, ar puro e muitas flores...falando em flores..amo as flores de Coimbra...são lindas e também os pés de laranja plantados na rua ou quintais...

Andar pela Baixa pelas pequenas ruas e becos as lojinhas antigas, floriculturas, as lojas que vendem souvenirs de Portugal a cerâmica de Coimbra, a Ginja enfim são pequenas coisas.

A beleza imponente das igrejas e o ambiente sacro, silencioso para se fazer uma oração e refletir um pouco.

A faixada esculpida de alguns casarões antigos, gostaria de vê-los restaurados.

Ouvir o sino da cabra, da torre da faculdade ou avistá-la ao longe ... a Biblioteca Joanina e sua majestade..linda a Sala dos Capelos.

O Penedo da Saudade e suas mensagens...

A praça da República, o Teatro Gil Vicente onde assisti alguns espetáculos...

Os cinemas...etc..etc...

Ver os novos estudantes caloiros a cada ano chegando e participando da festa das latas...com toda a simbologia, brincadeiras, e perambulando pela cidade com seus "padrinhos e madrinhas" em seus trajes de estudante fazendo a praxe "Dura praxis sed praxe" a praxe é dura mas é a praxe! ..é divertido.

Usar o traje de estudante e ter o sentimento de orgulho por ele e pelo que representa foi algo muito bom ...
Como vê..são muitas as coisas boas por aqui...pode até haver muitas mais...

Depois você me conta o que gostou..



Nenhum comentário:

Postar um comentário