terça-feira, 21 de junho de 2011

Com passos ainda tímidos vou seguindo...ainda não cheguei!


   Pois é, ainda não cheguei na Suécia... :-)

   Estou naquela fase um tanto chata que é a mudança, as burocracias a serem cumpridas, as inúmeras procuras de absolutamente tudo, e tudo é tudo mesmo: informações quanto aos costumes locais, a escola para o filho, a candidatura do mestrado, o curso de suéco, e a fatídica e entediante procura de um apartamento... o sistema de transporte, de saúde....nossa quanta coisa!!!!

   A minha sorte é que navegando pela net encontrei vários blogs e literalmente "devorei" todas as informações úteis e impressões vividas pelos conterrâneos e também outros estrangeiros que já lá estão.

   Realmente ajuda muito porque ler os vários websites, comprar livros de turismo nunca se compara com as experiências das pessoas, sejam elas boas ou más.

  Não é a primeira vez que saio do Brasil...aliás eu sou um pouco cigana e no momento um pouco sem "identidade" e lendo o blog da "Borboleta pequenina Somniando na Suécia" faço de suas palavras e inquietações as minhas...

   Desde 2000 que venho "caminhando" a princípio a razão foi a busca de oportunidades de vida, conhecer novas culturas, o velho sonho de aprender inglês na terra da rainha...então vivi por uns tempos em Londres, lá conheci meu marido que é norueguês, na época passei um natal em Stavanger e confesso que gostei....mas depois voltei pra minha vida em Londres, para o trabalho, os estudos....

   Em 2003 decidimos morar no Brasil, no Rio de Janeiro e precisamente em Rio das Ostras....era bom acordar com o som das ondas, os dias ensolarados, a vida pacata de uma cidade pequenina...lá meus filhos passaram os melhores momentos de meninice, eu aprendi a andar de bicicleta finalmente, tive aulas de artesanato, pintura em tecido, crochê com as as senhoras do centro cultural de Rio das Ostras, foram dias felizes mas um tanto difíceis também pois vivi toda a minha vida em São Paulo (sou nascida em Fortaleza e quando pequena mudamos para São Paulo), depois mudei para Londres, então minha vida ficou um pouco parada eu estava um pouco deprimida queria continuar os estudos, preencher meu lado profissional. Enfim, são tantas as coisas a dizer...mas aos poucos vamos revelando..

   No início de 2004 entro então para o curso de Direito no Instituto IMA que agora, diga-se, já não é mais. Faço novas amizades, adquiro conhecimentos, oportunidades. Estudei 2 anos nessa faculdade e em 2006 decidimos retornar para a Europa o plano inicial era a Noruega, terra natal de Jon mas devido ao meu curso achei que seria melhor eu tentar fazê-lo em um país cuja língua fosse mais acessível e dessa forma eu poderia concluir mais rápido (ledo engano) então me candidatei para a Universidade de Coimbra, a qual fui aceita.

   Desde então temos estado aqui em Coimbra-Portugal e tem sido uma experiência e tanto...se é que posso dizer...outra hora falo mais...

   Mas agora chegou o momento de "partir" novamente e fixar as raízes, enfim, chega de ficar para lá e para cá..."sem rumo, sem direção, sem lenço sem documento"...

   Irei candidatar-me para o mestrado em Lund na Suécia e estamos fazendo todos os preparativos para que esta mudança corra bem...meu marido já viveu na Suécia anos atrás e para ele não será difícil estar por lá..afinal também é viking...para mim e para o meu filho (um deles porque o outro está em São Paulo) será uma verdadeira aventura a princípio, pois lá vou eu de novo aprender uma nova língua...mas no fundo eu gosto de toda essa experiência, gosto da diversidade.

   Na verdade o lar da gente pode ser em qualquer lugar desde que tenhamos nossa família conosco e que estejamos felizes.

   A vida é o que é, temos nossos sonhos que ficam guardados em pequenas caixinhas vamos abrindo uma a uma a seu devido tempo e aos poucos aprendemos um pouco mais e enriquecemos nossas vidas a medida que novos ciclos recomeçam. Cada um sabe até onde pode ir e vamos contando com ajuda divina e a proteção dos anjos.
   
   Hoje fico por aqui....




   

4 comentários:

  1. Estou concorrendo a uma vaga de Mestrado, tbm, em Lund. Direitos HUmanos. O resultado sai em marco de 2012. Eu concorri, este ano, mas nao optei por Lund e sim Uppsala. O que fui classificada e comecei o curso, até que abandonei por causa do diploma. Nao daria para estudar uma coisa e sair com outra. Dai, fui a Lund e tinha a vaga mas teria que me desfazer de tudo em Uppsala. Agora, estou na corrida, novamente.

    E vc?Já vai comecar lá quando?
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Oi Grace...

    Eu ainda não enviei minha candidatura, o processo seletivo para o próximo ano ou seja, agosto de 2012 começa a partir de janeiro..eu vou enviar e esperar para ver se eles me aceitam em Lund pois eu gostei da proposta do mestrado de European business law e tb havia me interessado pelo de direitos humanos..vi tb sobre o mestrado de Upsala mas parece-me que era na área de estudos europeus...e um pouco filosófico...eu estou correndo longe de filosofia kkkkkk...eu espero que corra tudo bem com a sua escolha e também espero que agente possa ir mantendo o contato. Tenho muitos documentos para preparar e traduzir até janeiro..:-(
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu imagino a burocracia toda! Sou tambem de Fortaleza e morei em Sampa depois de adulta. Depois voltei a Fortaleza e, pouco tempo depois, fui morar em Brasilia. Alguns anos depois, casei-me com um americano e vim parar nos States. Havia feito a Licenciatura em Musica em Fortaleza, depois fiz o Mestrado em Musica aqui. Agora estou louca pra fazer doutorado, adivinha onde? Suecia. Estou procurando o maximo de informacoes possivel para ver se tudo da certo. Pelo menos a documentacao da universidade americana eh em ingles e eu tenho a documentacao da universidade brasileira traduzida para o ingles tambem. Aff!

    Como eu gostaria de me mudar de novo. Me mudei tanto que fico com comichao, quando fico muito tempo num lugar. Rsrsrs...

    ResponderExcluir
  4. Espero que tenha conseguido mudar para a Suécia para fazer o seu doutorado :))

    ResponderExcluir