sábado, 8 de março de 2014

Coisas da Suécia...

Em março teve também  "Vasaloppet em Mora "


É uma corrida, uma maratona anual de longa distância, 90km  de ski cross-country que acontece no primeiro sábado de março entre Sällen e Mora. É considerada a mais antiga, longa e maior em termos de participantes. A primeira aconteceu em 1922 e foi inspirada pelo rei  Gustav Ericson Vasa em 1520.

Diz a lenda que ele, o jovem nobre Gustav estava fugindo das tropas do rei dinamarquês Christian II, quando chega  em Mora e tenta convencer a assembléia local a fazer uma rebelião contra as arbitrariedades do rei dinamarquês porém estes decidiram não o apoiar. Ele continua então sua fuga rumo a Noruega em busca de refúgio e quando estava próximo a Sällen foi capturado por dois homens  de Mora em seus skis. Os cidadãos de Mora decidem mudar de ideia ao descobrirem que o rei dinamarquês irá aumentar os impostos e pedem então para que o até então nobre  Gustav lidere a rebelião. Em 06 de junho de 1523 Gustav é coroado rei, ele dissolve a União de Kalmar  e a Suécia se torna totalmente independente.

Em nossos dias, os suecos procuram percorrer o caminho que o rei fez então é um momento muito esperado para os amantes do esporte.

As crianças também participam só que não fazem os 90km. Os 90km são para os que tem um bom condicionamento físico ou que querem participar do desafio. 

A minha professora este ano participou e nos contou a sua experiência, disse que fez o trajeto em 6 horas, que foi muito puxado, que não há banheiros pelo caminho, que a pessoa tem que ter muito fôlego para não desistir. A inscrição é feita com antecedência e se não me engano no mês de outubro. Os participantes trazem no tornozelo um cronômetro para saber exatamente a sua colocação. Ela nos disse que só não desistiu porque a sua filha estava a espera torcendo e contando com a sua vitória certa. Não ganhou medalha mas ganhou um certificado e a sensação de dever cumprido. Segundo ela, foi a primeira e última vez, não repetirá...


Eu como nunca pratiquei ski além do que, não tenho um bom joelho então... não irei participar de uma maratona desta, mas torço e admiro muito quem vai e faz, acho ótimo podermos nos superar de vez em quando e encontrar motivação para prosseguirmos nosso caminho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário