domingo, 28 de outubro de 2012



Um Ano de Suécia
Loide Branco






O tempo passa depressa demais e

a vida é tão curta. Então — para que eu não seja engolido pela voracidade
das horas e pelas novidades que fazem o tempo passar depressa — eu
cultivo um certo tédio. Degusto assim cada detestável minuto. E cultivo
também o vazio silêncio da eternidade da espécie. Quero viver muitos
minutos num só minuto. ( Clarice Linspecto,in Sopro de Vida)





Um ano de Suécia! foi como um piscar de olhos, o tempo passando velozmente tal qual um carro em alta velocidade, uma a uma, as estações se sucedendo, inverno, primavera, verão e agora outono e em breve inverno outra vez... o tempo realmente não tem tempo para esperar agente a se adaptar, a se "arranjar", a se re-fazer, a se re-inventar, o tempo voa, e o que eu fiz nesse tempo todo que passou?

Nem eu sei, só sei que vivi as coisas no seu tempo, conforme aconteciam. Vivi o primeiro mês na expectativa de desempacotar minhas coisas e ter alguma ordem no meu mundo, os outros querendo entender um pouco deste país que escolhi para morar, sua cultura, seu povo, sua comida, seu modo de encarar a vida...até agora não entendi tudo e acho que demorarei a entender porque tudo é complexo nada é tão simples, mas vou caminhando de mente aberta, e tento não comparar muito, tento não exigir este ou aquele comportamento, tento também não me mudar, porque acredito que dentro de mim sempre carregarei meu jeito brasileiro de ser, de pensar, de ver as coisas e assim aceito a minha vida como ela é.

Tenho ido ao curso de sueco para estrangeiros (SFI) desde agosto, minha classe só tem eu de brasileira, os estudantes são do Iraque, Iran, Afeganistão, Eritréia, Tailândia e em sua maioria pessoas que são exiladas, que passaram por uma guerra, que tiveram que deixar tudo para trás.

Minha escola é em Otterbäcken, minha professora é bem simpática e tem uma paciência de Jó para ensinar sueco para quem não entende nada. Ninguém fala inglês (com exceção de minha professora) de forma que tenho que aprender sueco para poder me comunicar com os outros. Estudo de segunda à sexta-feira das 8:40-12:00. Os livros nos foram dados logo no início das aulas e não pagamos nada por este curso. Acho bem legal o governo sueco prover este curso para todos os estrangeiros embora haja muitos questionamentos quanto a forma e o tempo que as pessoas levam para aprender a língua.

Eu particularmente acho difícil para uma pessoa cuja língua materna é árabe ou uma de suas variações, ou tailandês, chinês, aprender o sueco de forma rápida. Eu como falo inglês fica um pouco mais fácil mas não muito mais fácil, pois essa língua é difícil sim, embora não seja impossível de aprender, de se comunicar no dia à dia, e levar uma vida normal. Falo difícil no sentido de que para você adquirir um nível  avançado na fala, escrita e poder trabalhar na sua profissão leva um certo tempo, claro que também tudo varia de pessoa para pessoa...anyway..deixa o tempo passar..

O fato é que "estou" no nível "alfabetização" devo evoluir em breve para o "ginásio", fiz uma pequena prova e deu tudo certo, depois do feriado mudo de sala, por enquanto tento me acalmar e acabar o SFI que são 4 níveis - A-B-C-D , vou para o C agora e espero acabar muito em breve.. depois são outros caminhos.. "nada há como começar para ver como é árduo concluir", Victor Hugo. Mas, devo dizer para virar a página, que estou gostando muito dessa experiência e acredito que a  evolução no aprendizado será de acordo com a sua dedicação, por isso é que me esforço nas horas vagas, cada dia um pouco mais.

Fiz algumas amizades em minha sala com as gurias da Eritréia um país para quem não sabe, fica próximo ao Sudão na África. Apesar de não entender a língua delas a linguagem do sorriso, da gentileza junto com o pouco de sueco que falamos, funciona em qualquer lugar. Todos os dias sou convidada a tomar o chá com pão tipo árabe que elas trazem e dividem com todos na hora do intervalo. É, eu gosto de estar com elas... :-)

Neste primeiro ano, morei em Halmstad até início de junho e nos mudamos definitivamente para nossa casa em Gullspång, portanto foi mais uma mudança...mas foi uma boa mudança e estou gostando muito daqui, apesar de ser uma cidade muito pequena, aos poucos vamos conhecendo a região e nos apegando também. 

Meu filho Lucas tem ído a escola de Mariestad e tem se virado bem, a escola de lá é muito boa e se Deus quiser de lá ele só sai quando for para uma universidade. São super atenciosos, Lucas ganhou o cartão do ônibus, não precisamos pagar nada, o material escolar e almoço também e fornecido pela escola. A escola tem em torno de 900 alunos, no primeiro dia fomos para uma reunião individual com o orientador do curso, psicólogo e professora para estrangeiros. Eles nos trataram muito bem, e forneceram todas as informações necessárias... bem como suporte para qualquer problema que o aluno possa ter..por enquanto eu não tenho absolutamente nada do que reclamar.

Esta semana ganhei um novo morador que é o Billy, nosso baby, um  filhotinho de 2 meses muito fofo, a casa esta uma bagunça porque ainda não nos adaptamos ao novo morador, mas ele tem sido uma alegria para todos nós aqui..

Billy
Minha amiga Carol do Paraná veio fazer uma visita e nos divertimos muito por aqui na "cidade grande", mas como tudo que é bom dura pouco, ela já está em casa agora... :-)

Carol

Agora estou na expectativa do "feriadão",  Höstlov para ficar de pernas pro ar. 

Os planos para o futuro são muitos, mas vou vivendo uma etapa por vez , o agora convém plantar para poder colher na proxima estação.

Beijos e bom domingo


2 comentários:

  1. Eu quero ir aíiiiiiiiiiiiiii!!!!
    Saudades gigantas e ja ja o Lucas chega com uma Suequinha aí para vc conhecer!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu primeiro ano na Suécia e espero que você continue gostando desse país e vencendo todas as dificuldades que aparecerem!
    Eu moro aqui a quase 7 meses e minha experiência até o momento têm sido muito boa!
    Terminei o SFI mas fiz algumas amizades que pretendo manter no decorrer dessa jornada!

    Abraços

    ResponderExcluir