domingo, 26 de agosto de 2012

FORSVIKS BRUK


UM DIA EM FORSVIKS BRUK
Loide Branco



O verão aqui onde moramos é bem agradável pois a temperatura não sobe muito especialmente quando comparo com o verão de Portugal que é quente é abafado e o do Brasil com aquele calor infernal que só é bom se você estiver na praia do contrário torna-se um pesadelo se você como eu não gostar muito de suar. Portanto aqui na Suécia está na medida certa, quente e fresco o suficiente..

Por isso os dias passaram preguiçosos por aqui e aproveitamos para conhecer mais um local legal que foi Forskivks uma vila pequenina próximo ao Göta kanal, aliás uma das paradas para quem tem barco. Em Forsviks há um museu bem interessante que é o local mais antigo a documentar a história da indústria na Suécia, um verdadeiro patrimônio cultural da indústria e sociedade industrial da época.

Vale citar que na Suécia a  modernização ocorreu a partir de 1866 e mudou drasticamente a economia sueca que era essencialmente agrícola e com a produção de energia hidrelétrica a industrialização ganhou um novo incentivo. Houve aumento da produção de ferro, aço, papel, têxteis e produtos químicos aumentando também o número de trabalhadores que triplicou. O PIB Sueco que era de 13% em 1861-1865 passou a 28% em 1911-1915 mas nem por isso houve melhorias econômica e sociais proporcionais ao crescimento da população e cerca de um milhão de suecos migraram entre 1850 e 1890 na sua maior parte para os Estados Unidos.

É bem verdade que todos sabemos dos problemas que ocorreram após a industrialização e como os trabalhadores foram afetados com todas estas mudanças basta lembrarmos de Marx.. mas ao vermos "o que era antes" e o que "se tornou depois" percebemos melhor o quanto a industrialização veio simplificar e melhorar a vida de todos principalmente daqueles que trabalhavam no campo retirando dali o seu sustento e a nós que recebemos toda esta herança e que muitas vezes nos esquecemos o quanto a nossa vida é infinitamente mais confortável do que a dos nossos antepassados...por isso vale a pena uma visita com calma para absorver todos os detalhes..

E se você não pode estar aqui em "corpo", veja as fotos que eu adoro tirar de tudo.....

uma lojinha bem simpática com coisas bonitas mas também um pouco caras..



Göta kanal ..mais um barco que irá passar..
Este café é muito bonitinho por dentro tudo muito delicado..

bolo de cenoura com cobertura de limão..e olha esta xícara que fofa..



entrada do Museu...60 SEK (coroas suecas) aproximadamente R$ 18,40




tem um moinho aqui


uma das peças feitas por aqui


Aqui se fabricavam de tudo em ferro inclusive panelas

uma peça de pedra do moinho...


havia uma escola  de alfabetização aqui neste lugar

carteiras,  livros e cadernos utilizados naquela época

aprendendo a ler...

eu queria mostrar o caderno de caligrafia de um aluno de 1928, impecável a escrita

uma pequena lojinha



do lado de fora tem mais prédios



uma fornalha

um trilho do trêm e um pequeno carrinho para o transporte do material  pesado

estes par de sapatos guarda muita história...

o vestuário local da época..

aqui também construíam barcos












fabrico de peças diversas de ferro "blacksmith"




construção de barcos..



esse é um Chevrolet de 1937





Nenhum comentário:

Postar um comentário